Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Membros
Ana Carolina Reis Pereira (Presidente)
Geovana da Paz Monteiro
Giovana Carmo Temple
Rafael dos Reis Ferreira
Ricardo Henrique Resende de Andrade
José João Neves Barbosa Vicente
Thiago Rodrigo de Oliveira Costa,
Fábio Falcão Oliveira
Pablo Enrique Abraham Zunino
Sara da Silva Freitas
Yérsia Souza de Assis
Matheus Barreto Pazos de Oliveira
Portaria Nº 191, de 08 de março de 2024
Atas das Reuniões do NDE
Clique aqui para acessar as atas das reuniões
Legislação
A Resolução CONAES Nº 01/2010 de 17 de junho de 2010, em seu Art. 1º, diz que "O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso."
Consta também, no parágrafo único do mesmo artigo, que "O NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimento na área, no desensolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso"
O Art. 2º da referida Resolução diz que são atribuições do NDE, entre outras:
"I - contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
II - zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
III - indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
IV - zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação."
Para saber mais sobre o NDE, confira o Parecer CONAES Nº 04/2010 e a Orientação Técnica Nº 02/2020 que trata dos procedimentos para regulamentação dos NDEs dos cursos de graduação da UFRB em substituição à Nota Técnica Nº 03/2015.
BNC-Formação
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), conhecida como Lei da Reforma do Ensino Médio. Consultar a Lei 13.415/2017; a Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 e o Parecer CNE/CP nº 4/2024.
Curricularização da extensão
Com o objetivo de operacionalizar a Resolução n° 025/2021 CONAC/UFRB, Proext, Prograd e Surrac publicaram o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB. A publicação resume a trajetória da curricularização da extensão na UFRB e explica as possibilidades de inclusão da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade. Para mais informações, consulte a página da PROEXC com Orientações Gerais sobre Curricularização da Extensão para os cursos de graduação da UFRB.
Medidas de combate à evasão e retenção
Em 2021 foi constituída uma comissão no âmbito do NDE do Curso de Filosofia da UFRB para apresentar um estudo sobre a evasão do Curso e, com isso, propor medidas de combate à evasão no Curso. Dentre as medidas sugeridas pela Comissão está o Protocolo para ações do NDE. Esse estudo serviu de base para as ações do Comitê Permanente de Enfrentamento da Evasão e Retenção dos Discentes do CFP e foi publicado.
Diretrizes para Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFRB
A Resolução N° 016/2021 dispõe sobre o as diretrizes para criação, reformulação e ajuste de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFRB. Esse Resolução regulamenta e aprova as diretrizes que regem o processo de criação, reformulação e ajuste de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação (PPC), considerando os aparatos legais fixados pelos órgãos de regulação da Educação Superior Brasileira e as determinações curriculares específicas que norteiam a dinâmica de funcionamento dos cursos de graduação ofertados pela UFRB.
Com base nisso, a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, através do Núcleo de Gestão Acadêmica de Cursos e Currículos - NUGACC, apresenta o Referencial Orientador para Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFRB. Aqui estão apresentados os elementos e informações essenciais para que os cursos da Universidade estejam em conformidade com a política institucional e com os documentos reguladores da política de educação superior nacional.
Consulte também Procedimentos para Elaboração e Reformulação de PPC's no site da PROGRAD.