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Filosofia no Ensino Médio e a difusão dos saberes indígenas e africanos

O objetivo é abordar divulgação dos saberes indígenas e africanos no componente curricular filosofia do ensino Médio, partindo do proposto pelo Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). O ponto de partida é analisar como o DCRB promove a difusão desses conhecimentos e para alcançar tal propósito é preciso compreender o que muda no ensino de filosofia a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Além de verificar as propostas da BNCC para a educação básica e também para a área de ciências humanas na promoção de uma educação antirracista. Outro ponto vital é conhecer as inovações trazidas pelo DCRB, para a construção de um currículo, que reconhece o protagonismo africano, afro-brasileiro e indígena.

Nesse percurso é indispensável identificar os objetos de conhecimento propostos pelo DCRB, com temática referente á filosofia africana e indígena, nas séries do Ensino médio e valorizar a diversidade desses saberes no currículo escolar, a partir das aulas de filosofia no ensino médio. Entre os autores que fundamentam esta investigação estão: Noguera (2014) e sua proposta da afroperspectividade enquanto uma abordagem filosófica que reconhece a pluralidade. Viveiros de Castro (2017) é o autor para analisar as questões indígenas, a partir da sua ideia de perspectivismo ameríndio. Outros autores que também tratam da temática africana, afro-brasileira e o pensamento de autores indígenas brasileiros também estarão presentes.

 

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