Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Entidades de apoio e informação às mulheres com câncer de mama e seus familiares

Publicado: Terça, 04 Outubro 2016 17:15

O câncer de mama se trata de uma importante questão de saúde pública, que merece atenção do Estado e da sociedade. O diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de tratamento e de cura. Nesse sentido, é fundamental que todas as mulheres estejam atentas ao próprio corpo e possam realizar o autoexame das mamas.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, alinhada com as orientações da Organização Mundial da Saúde, é que seja feita uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. O SUS oferece exame de mamografia para todas as mulheres, independente da idade, quando há indicação médica. 

O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) reúne importantes informações sobre os sinais e sintomas do câncer mama que podem contribuir com as ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce. Para conhecer, basta acessar: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp.

O enfrentamento do câncer de mama também perpassa pela construção de uma rede de suporte social. O Instituto Amigas do Peito é uma entidade social que oferece esse apoio, proporcionando um espaço para compartilhamento de experiências, suporte informativo, acompanhamento e apoio às mulheres com câncer de mama e aos seus familiares.

Em Santo Antônio de Jesus, você pode encontrar o Instituto Amigas do Peito na Rua Castro Alves, Nº 399, Centro ou através do link: https://www.facebook.com/Amigas-do-Peito-Santo-Ant%C3%B4nio-de-Jesus-333062233507307/.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página