Dia Internacional da Síndrome de Down

Publicado: Segunda, 21 Março 2016 17:20

As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Esta é uma condição que ocorre na concepção e está associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. Os bebês que nascem com essa síndrome podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças. Entretanto, essas condições variam de acordo com cada indivíduo. Se você é mãe ou pai de uma pessoa com síndrome de Down é importante compreender que esta não é uma doença. Seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançar com níveis de realização e autonomia. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever, deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma.

É relevante ressaltar o papel da sociedade e do Estado no sentido de promover debates e ações que possam fomentar a garantia de direitos e oportunidades de inclusão das pessoas com síndrome de Down em todos os espaços sociais. No Brasil, é possível citar a atuação do Movimento Down, no sentido de reunir informações, conteúdos e inciativas que favoreçam o desenvolvimento de potencialidades e a inclusão social dessas pesssoas e de suas famílias. No site desta organização, é possível encontrar cartilhas, de acesso público, a respeito das especificidades do cuidado prestado a estes sujeitos, bem como jogos e brincadeiras adaptadas que possibilitam a aprendizagem de conceitos, raciocínio lógico e percepção corporal, além de cartilhas que abordam a chegada do bebê, sua saúde e desenvolvimento.

Para maiores informações, acesse: http://www.movimentodown.org.br/