Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Novembro Azul

Publicado: Quarta, 18 Novembro 2015 17:29

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de Novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

 

Diagnóstico

 

Como acontece com a maior parte dos cânceres, o câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. Alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Entre eles estão a dificuldade de urinar ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Devido a essa ausência de sintomas, é fundamental a realização de exames periódicos para a detecção precoce da doença. Para diagnosticá-la, indica-se a realização de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA) a partir dos 50 anos. Já os homens que possuem parentes diagnosticados com câncer de próstata devem começar o acompanhamento médico laboratorial aos 40 anos.

 

Previna-se

 

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. A prevenção contra a doença deve começar já na juventude, com o desenvolvimento de um estilo de vida saudável. De acordo com o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos saudáveis recomendados são: realizar atividade física diariamente, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página