Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Quadriênio 2021-2024

O delineamento da autoavaliação entre 2021 e 2024 considerou os princípios dispostos em sua Política de Autoavaliação, aprovada em 2021, com especial foco quanto ao caráter formativo e democrático de seus processos. Os eixos Programa, Formação e Impacto na Sociedade, para além de observar os Quesitos de Avaliação da CAPES, serviram para nortear a relação precípua entre autoavaliação e planejamento estratégico do Programa.

Em vista disso, o processo de autoavaliação conduzido no quadriênio 2021-2024 teve duas etapas: na primeira, entre 2021 e 2022, o corpo docente e o discente se voltaram para a revisão do projeto pedagógico e a elaboração do Regulamento do PPG_GPP, o que resultou em sua implantação em 2023. Uma das decorrências do processo foi a simplificação do nome do PPG_GPP, que deixou de ser Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social e passa a se chamar Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas. A outra decorrência foi a busca pelo equilíbrio entre as linhas do Programa, tanto em termos de sua composição docente, como no alinhamento da oferta de disciplinas e de projetos estruturantes. Quando da discussão embasada pelas indicações da CAPES no meio termo, em novembro de 2023, foi feita uma primeira revisão do Plano Estratégico do Programa, junto à partilha dos resultados parciais e a definição de ações de aprimoramento do PPG_GPP. Para compor uma ambiência de partilha entre docentes, técnicos, discentes e egressos, fundamental para um processo participativo também em termos da autoavaliação, o PPG_GPP, desde 2020, passa a oferecer um Seminário de Integração no início do ano letivo, no qual docentes, discentes e egressos recebem os ingressantes e os apresentam ao Programa e à Universidade

Já no segundo biênio – 2023 e 2024 – os processos de autoavaliação, além de se voltarem para o aprimoramento do Programa e da atuação da Rede GPP, buscaram identificar a demanda e as expectativas de discentes, docentes e egressos para a proposição de um APCN para um doutorado profissional em Gestão de Políticas Públicas. A Comissão de Autoavaliação para conduzir esta etapa final do processo foi instituída por Ordem de Serviço n. 

Os resultados da Pesquisa de satisfação do/as discentes e da Escuta ao egresso e à egressa foram apresentados e discutidos no I Seminário de Autoavaliação de 2025. Os resultados da pesquisa sobre a produção docente foram inseridos diretamente na Plataforma Sucupira. 

Os processos de autoavaliação, ao final do quadriênio 2021-2024 resultaram em um Relatório da Autoavaliação no período e em um Plano Estratégico, com base na avaliação do Plano do quadriênio, para o período seguinte. 

Fim do conteúdo da página