Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Novo artigo da Profa. Doraliza Monteiro e sua orientanda Jamilly Araújo. Quer saber sobre compras públicas de medicamentos? Confira o texto.

artigoDora

 

Fruto da dissertação de mestrado de Jamilly Araújo na UFBA, sob orientação da Profa. Doraliza Monteiro, professora do Curso de Gestão Pública, foi lançado o texto Análise da aquisição de medicamentos especializados no Estado da Bahia à luz da Teoria de Custos de Transição. O tema das compras públicas faz parte do repertório de pesquisa da Profa. Doraliza e este texto é uma contribuição para este tema tão caro à Gestão Pública. 

Clique aqui para ter acesso ao texto na íntegra.

Confira o resumo: Este estudo visa analisar os custos de transação envolvidos na aquisição de medicamentos no âmbito da assistência farmacêutica do Estado da Bahia, a partir de uma abordagem qualitativa exploratória. Foram analisados os seguintes documentos institucionais: Plano Estadual de Saúde, Relatório Anual de Gestão, processos licitatórios e de compras dos medicamentos do Componente Especializado. E realizado quatro entrevistas com atores envolvidos na aquisição de medicamentos. Realizou-se análise de conteúdo, partindo das dimensões comportamentais e dos atributos transacionais da teoria dos Custos de Transação (TCT). Os resultados apontam custos relacionados de transação relacionados à existência de atrasos na assinatura da autorização, fornecedores que cotam produtos que não dispõem em estoque, tentativas de entrega de produtos com validade inferior ao estabelecido em edital, empresas que requerem valor próximo ao preço máximo de venda ao governo por serem únicos fabricantes/fornecedores, ocorrência de processos licitatórios desertos e fracassados, ausência de informações acerca da disponibilidade de estoque do item, falta de matéria prima, problemas logísticos e aspectos relacionados a fatores macroeconômicos e imprevisíveis na Pandemia. Achados estes relacionados aos aspectos comportamentais e transacionais da TCT.

registrado em:
Fim do conteúdo da página