Auditoria Interna destaca-se em realização de ações na área de Governança e Gestão de Riscos nas Contratações

Publicado: Segunda, 06 Mai 2024 11:41 | Última Atualização: Segunda, 06 Mai 2024 12:06

Em atendimento a solicitação do Conselho Curador da UFRB quanto a maior divulgação das ações realizadas pela Auditoria Interna da UFRB, comunicamos mais uma atuação positiva da Auditoria Interna da UFRB.

Recentemente, recebemos comunicado da Controladoria Geral da União/CGU quanto à identificação de uma lacuna em grande parte dos planejamentos apresentados pelas Unidades de Auditoria Interna das Universidades Federais do país nos últimos exercícios, no que diz respeito a ações voltadas à avaliação da governança, gestão de riscos e controle preventivo das contratações, recomendada em Portaria SEGES nº8678/2021.

No entanto, de forma especial, fugindo da estatística, a Auditoria Interna da UFRB tem realizado diversas ações desde 2022 para fortalecimento da governança das contratações na nossa Instituição, especialmente para atendimento da Lei nº 14133/21, a nova Lei de Licitações e Contratos.

Desta forma, já realizamos as seguintes ações para fortalecer a governança, a gestão de riscos e o controle preventivo nas contratações:

• Consultoria de facilitação em 2022, à PROAD, para construção pela UFRB do Plano de Gestão de Riscos da Operacionalização da Nova Lei de Licitações e Contratos (PGRONLL) como recomendado pela Seges;
  • Avaliação da governança das contratações na UFRB, Ação nº 02/2023, através de um diagnóstico da implementação e execução dos mecanismos de governança previstos na Lei n° 14133/2021 e na Portaria SEGES/ME nº 8.678/2021;
  • Avaliação dos controles internos da execução e gestão de um contrato específico, Ação n. 04/2023, que teve como um dos objetivos a avaliação da utilização do Mapa de Riscos do processo para gerenciar os riscos contratuais e dos controles utilizados pela equipe de gestão e fiscalização.
  • Consultoria em 2023, à PROAD, para implementação de Gestão de Riscos nas contratações da UFRB, com realização de capacitação e fornecimento de metodologia e recomendações.

Dessa forma, no âmbito da Bahia, a Auditoria Interna da UFRB tem atuado como uma referência na realização de avaliação e consultoria para implementação da governança das contratações.

Auditoria Interna da UFRB, assim como nossa Universidade, sempre a frente!

Segue registros dessas ações: