Coordenação de Pesquisa - CPESQ
Sobre a Coordenação de Pesquisa
CPESQ - Coordenação de Pesquisa
A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação tem como objetivo principal apoiar as atividades de pesquisa, produção acadêmica e iniciação cientifica em nossa Instituição. É um órgão de assessoramento no âmbito da pesquisa e busca auxiliar na construção crítica do conhecimento, alinhando os objetivos institucionais com a produção de uma pesquisa integrada indispensável a vida acadêmica-científica.
Núcleo de Iniciação Cientifica e Tecnológica
É o Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica, que visa à formação de estudantes de graduação em Pesquisa Científica. Na UFRB é financiado pelo CNPq, pela FAPESB e pela UFRB, com recursos próprios. As bolsas do PIBIC/UFRB são concedidas através de avaliação de mérito e de acordo com os requisitos de cada entidade financiadora. As propostas serão recomendadas pelos Comitês de Assessoramento em função da relevância, abrangência temática e viabilidade técnica do plano de trabalho e das atividades a serem desenvolvidas por cada bolsista. A gestão do PIBIC/UFRB está a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação através da sua Coordenação de Pesquisa.
Núcleo de Assessoramento aos Programas, Projetos e Grupos de Pesquisa
O Núcleo de Assessoramento aos Programas, Projetos e grupos de Pesquisa integra a Coordenação de pesquisa da (PPGCI) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação. Destaca-se, portanto, como objetivo o apoio e assessoramento às atividades de pesquisa, produção cientifica e acadêmica da Instituição, tendo como perspectiva a construção do conhecimento cientifico e tecnológico, alinhando as vertentes dos programas, projetos e grupos de pesquisa aos anseios de desenvolvimento Institucional.
CPESQ - Gestores de Pesquisa dos Centros de Ensino da UFRB
Gestora CCAAB: Profa. Dra. Maria Gardenny Ribeiro Pimenta
Gestor CETEC: Prof. Dr. Tassio Ferreira Vale
Gestora CAHL: Profa. Dra. Jurema Machado De Andrade Souza
Gestora CCS: Profa. Dra. Paloma de Sousa Pinho Freitas
Gestor CFP: Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz
Gestor CETENS: Profa. Dra. Consuelo Cristina Gomes Silva
Gestora CECULT: Profa. Dra. Regiane Miranda De Oliveira Nakagawa
Iniciação Cientifica e Tecnológica
PIBIC
O Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica visa à formação de estudantes de graduação em Pesquisa Científica. Na UFRB é financiado pelo CNPq, pela FAPESB e pela própria UFRB. As bolsas do PIBIC/UFRB são concedidas através de avaliação de mérito e de acordo com os requisitos de cada entidade financiadora.
Objetivos
- Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação;
- Qualificar os alunos para os programas de Pós-Graduação, contribuindo para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores;
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
- Estimular o envolvimento de pesquisadores na atividade de formação para a pesquisa.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Requisitos
- São elegíveis estudantes regularmente matriculados em cursos universitários de graduação das Instituições de ensino superior do Estado da Bahia, sob a orientação de pesquisadores em atividade na UFRB.
- O aluno deve evidenciar um elevado desempenho acadêmico e ter no máximo duas reprovações no histórico escolar, requisito indispensável pela FAPESB.
- Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto, especificado no comprovante de matrícula.
- É vedado o acúmulo de bolsa de qualquer natureza, com exceção dos auxílios com objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência, bem como a existência de vínculo empregatício no período de vigência da bolsa.
- Para se candidatar o aluno deve se agregar a um grupo de pesquisa sob a orientação de um pesquisador produtivo da UFRB.
- Ter concluído o 2º semestre do Curso de Graduação (para cursos semestrais) e ter concluído o 2º ano do Curso de Graduação (para cursos anuais).
- Não é permitida a indicação de alunos bolsistas concluintes. Recomenda-se a aprovação de candidatos que permanecerão no curso por mais dois semestres até a conclusão da bolsa.
- Apresentar os resultados parciais e finais da pesquisa, sob a forma de painel ou exposição oral, acompanhados de relatório, nos seminários de iniciação científica promovidos pela Instituição.
- Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq, FAPESB e UFRB.
Acesse a relação completa dos orientadores e seus respectivos bolsistas.
PIBIC EM
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tornam público e convocam sua comunidade acadêmica para a apresentação de propostas de projetos de pesquisa visando a seleção de estudantes de nível médio de escolas públicas como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tenológico (CNPq). Estas bolsas destinam-se aos alunos de nível médio, regularmente matriculados, para desenvolvimento de atividades de iniciação à pesquisa, as quais devem ser supervisionadas por um pesquisador da UFRB.
PIBIT
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, por meio da concessão de bolsas de iniciação tecnológica a estudantes de graduação.
Nesse âmbito, atualmente a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia dispõe de 21 bolsas, as quais são custeadas pelo CNPq ou pela Universidade e distribuídas para discentes de graduação dos Centros de Ensino da UFRB, sendo 20 CNPq e 1 UFRB.
Núcleo de Apoio aos Periódicos Científicos da UFRB – NAGESP
Grupos de Pesquisa
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica no país, que reúne informações referentes aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo.
Um grupo de pesquisa da UFRB é uma estrutura organizacional hierárquica que abriga pesquisadores, discentes e técnicos, caso haja adequação, com o objetivo de propor a pesquisa nos diversos campos do conhecimento científico, tecnológico e artístico e o envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa, cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que se subordinam ao grupo e que em algum grau compartilha instalações e equipamentos.
Os Grupos de Pesquisa são registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e certificados pela Coordenação de Pesquisa da PPGCI/UFRB.
Como Criar um Grupo de Pesquisa
Grupos de Pesquisa da UFRB
Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Projetos de pesquisa visão à obtenção de resultados científicos, que consiste na formulação de um plano de trabalho, cujas atividades de pesquisa são elaboradas e desenvolvidas a partir da exposição de ideias, delimitação do tema, formulação do problema, objetivos, metodologia adotada na pesquisa, entre outros parâmetros. Todo esforço realizado na pesquisa tem como escopo a produção e a promoção constante de novas técnicas e inovações científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Tutorial para cadastro de Projeto de Pesquisa
Certificados de atividades de Pesquisa
Certificados de Participação em Projetos de Pesquisa
Documentos Coordenação de Pesquisa