História - Licenciatura
CAMPUS: Cachoeira
CURSO: Licenciatura em História
SITE: https://www.ufrb.edu.br/historia/
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno e noturno
INÍCIO: 2006.2
DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:
Disciplinas Obrigatórias: 2431h
Optativas: 272h
Estágio: 408h
Atividades Complementares: 200h
Carga Horária total do Curso: 3311h
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:
Tempo Mínimo: 04 anos
Tempo Médio: 05 anos
Tempo Máximo: 07 anos
FORMA DE INGRESSO: ENEM, edital para Portador de Diploma e Transferências Externa e Interna
REGIME DE MATRÍCULA: Semestral
PORTARIA DE RECONHECIMENTO:
O que faz o profissional
Domina as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas. Problematiza, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço. Conhece as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação. Transita pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento. Desenvolve a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
Objetivo do curso
Tornar os estudantes capazes de identificar e desenvolver os métodos de investigação, os mecanismos de estudo e as estratégias de abordagem da História; visualizar a História enquanto um campo sistematizado de conhecimento; um espaço intelectual de reflexão sobre o tempo, nas suas mais diversas dimensões (cronológica, social, histórica, coletiva, individual, das festas, do espírito); e enquanto conteúdo de capacitação para o reconhecimento das características, semelhanças e diferenças das sociedades ao longo das temporalidades e das ferramentas de sua transformação e preservação.
Perfil do egresso
O historiador, profissional que é, indissociavelmente, um cientista social e um educador, deverá ter domínio sobre os debates e concepções historiográficas e educacionais. Ao mesmo tempo, é preciso que tenha habilidades suficientes para participar do contínuo movimento de construção da História, entendida tanto como um campo das Ciências Humanas, como um espaço de análise e (re)construção do inesgotável conjunto
de experiências individuais e coletivas que compõem o palco das ações humanas ao longo do tempo.
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