Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

História - Licenciatura

CAMPUS: Cachoeira

CURSO: Licenciatura em História

SITE: https://www.ufrb.edu.br/historia/

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno e noturno

INÍCIO: 2006.2

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:

Disciplinas Obrigatórias: 2431h

Optativas: 272h

Estágio: 408h

Atividades Complementares: 200h

Carga Horária total do Curso: 3311h

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:

Tempo Mínimo: 04 anos

Tempo Médio: 05 anos

Tempo Máximo: 07 anos

FORMA DE INGRESSO: ENEM, edital para Portador de Diploma e Transferências Externa e Interna

REGIME DE MATRÍCULA: Semestral

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:

 

O que faz o profissional

Domina as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas. Problematiza, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço. Conhece as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação. Transita pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento. Desenvolve a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

 

Objetivo do curso

Tornar os estudantes capazes de identificar e desenvolver os métodos de investigação, os mecanismos de estudo e as estratégias de abordagem da História; visualizar a História enquanto um campo sistematizado de conhecimento; um espaço intelectual de reflexão sobre o tempo, nas suas mais diversas dimensões (cronológica, social, histórica, coletiva, individual, das festas, do espírito); e enquanto conteúdo de capacitação para o reconhecimento das características, semelhanças e diferenças das sociedades ao longo das temporalidades e das ferramentas de sua transformação e preservação.

 

Perfil do egresso

O historiador, profissional que é, indissociavelmente, um cientista social e um educador, deverá ter domínio sobre os debates e concepções historiográficas e educacionais. Ao mesmo tempo, é preciso que tenha habilidades suficientes para participar do contínuo movimento de construção da História, entendida tanto como um campo das Ciências Humanas, como um espaço de análise e (re)construção do inesgotável conjunto
de experiências individuais e coletivas que compõem o palco das ações humanas ao longo do tempo.

 

[rokdownload menuitem="120" downloaditem="200" direct_download="false"]Grade Curricular[/rokdownload]

registrado em:
Fim do conteúdo da página