Licenciatura em Ciências Sociais
Licenciatura em Ciências Sociais
SITE DO CURSO: http://www.ufrb.edu.br/licciso/
CAMPUS: Cachoeira
CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno
INÍCIO: 2015.2
DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:
Componentes Curriculares Obrigatórios: 1.564h
Componentes Curriculares Optativos: 510h
Trabalho de Conclusão de Curso: 136h
Estágio Curricular Supervisionado: 408h
Atividades Complementares: 200h
Carga Horária Total do Curso: 2.818 horas
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 8 semestres
Tempo Mínimo: 03 anos
Tempo Médio: 04 anos
Tempo Máximo: 05 anos
FORMA DE INGRESSO: Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU), Edital para Portador de Diploma; Edital de Acesso aos Cursos de Licenciatura pelos Concluintes dos Cursos de Bacharelado com a mesma nomenclatura, Transferências Externa e Interna
REGIME DE INGRESSO: Anual
REGIME DE MATRÍCULA: Semestral
OBETIVO DO CURSO
O curso tem como objetivo geral contribuir para a formação de professores-pesquisadores de educação básica na área de ciências sociais com sólida formação teórico-metodológica e didático-pedagógica em torno da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, compreendidas na interdisciplinaridade de seus temas e estratégias de investigação e análise.
PERFIL DO EGRESSO E CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB pretende formar professores, pesquisadores e profissionais conscientes da realidade socioantropológica e política do Recôncavo da Bahia e do Brasil, bem como dos inúmeros desafios concernentes ao contexto atual de globalização e desenvolvimento nos meios de comunicação e informacionais. Trata-se de um profissional capaz de refletir questões macro a partir de uma situação específica e um professor-pesquisador capaz de estimular seus estudantes a interpretar criticamente sua realidade a partir de pesquisas e atividades de intervenção. Deste modo, formar-se-ão:
- Pesquisadores na área acadêmica e não-acadêmica;
- Professores habilitados a ministrar aulas de ciências sociais na educação básica e planejar/executar atividades que contribuam para a formação de agentes críticos e atuantes no que toca a sua realidade;
- Professores habilitados a atuar em espaços formais e não-formais de ensino-aprendizagem;
- Profissionais que atuem em planejamentos, consultorias, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares;
- Professores aptos a transformar o ensino das ciências sociais em um laboratório no qual a pesquisa se dê em diálogo contínuo com os estudantes e com a comunidade em geral.
Para maiores informações acesse o Projeto Político Pedagógico do Curso