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Licenciatura em Ciências Sociais

Licenciatura em Ciências Sociais

 

SITE DO CURSO: http://www.ufrb.edu.br/licciso/

CAMPUS: Cachoeira

CURSO:  Licenciatura em Ciências Sociais

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno

INÍCIO: 2015.2

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:

Componentes Curriculares Obrigatórios: 1.564h

Componentes Curriculares Optativos: 510h

Trabalho de Conclusão de Curso: 136h

Estágio Curricular Supervisionado: 408h

Atividades Complementares: 200h

 Carga Horária Total do Curso: 2.818 horas

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 8 semestres

Tempo Mínimo: 03 anos

Tempo Médio: 04 anos

Tempo Máximo: 05 anos

FORMA DE INGRESSO: Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU), Edital para Portador de Diploma; Edital de Acesso aos Cursos de Licenciatura pelos Concluintes dos Cursos de Bacharelado com a mesma nomenclatura, Transferências Externa e Interna

REGIME DE INGRESSO: Anual                                   

REGIME DE MATRÍCULA: Semestral

OBETIVO DO CURSO


O curso tem como objetivo geral contribuir para a formação de professores-pesquisadores de educação básica na área de ciências sociais com sólida formação teórico-metodológica e didático-pedagógica em torno da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, compreendidas na interdisciplinaridade de seus temas e estratégias de investigação e análise.

PERFIL DO EGRESSO E CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

      O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRB pretende formar professores, pesquisadores e profissionais conscientes da realidade socioantropológica e política do Recôncavo da Bahia e do Brasil, bem como dos inúmeros desafios concernentes ao contexto atual de globalização e desenvolvimento nos meios de comunicação e informacionais. Trata-se de um profissional capaz de refletir questões macro a partir de uma situação específica e um professor-pesquisador capaz de estimular seus estudantes a interpretar criticamente sua realidade a partir de pesquisas e atividades de intervenção. Deste modo, formar-se-ão:

  • Pesquisadores na área acadêmica e não-acadêmica;
  • Professores habilitados a ministrar aulas de ciências sociais na educação básica  e planejar/executar atividades que contribuam para a formação de agentes críticos e atuantes no que toca a sua realidade;
  • Professores habilitados a atuar em espaços formais e não-formais de ensino-aprendizagem;
  • Profissionais que atuem em planejamentos, consultorias, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares;
  • Professores aptos a transformar o ensino das ciências sociais em um laboratório no qual a pesquisa se dê em diálogo contínuo com os estudantes e com a comunidade em geral.

Para maiores informações acesse o Projeto Político Pedagógico do Curso

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