Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para candidatura do Programa Mobilidade AULP

Publicado: Quinta, 03 Março 2022 15:19

ATENÇÃO: A SUPAI esclarece que as mobilidades não organizadas e gerenciadas pela UFRB continuarão a ser divulgadas pelo setor, mas informa que a orientação e efetivação da mobilidade pelo(a) discente selecionado(a) dependerá exclusivamente da Instituição de destino ou gestor do programa e das autoridades competentes, portanto não cabe à SUPAI/UFRB as decisões que envolvem a realização do intercâmbio.

Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. É composta por mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM). Ela possui como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo, estimulando a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está associada à AULP e também está participando do Programa Mobilidade AULP que abrange exclusivamente o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua portuguesa e Macau (RAEM), promovendo o fortalecimento das ações de internacionalização nas instituições envolvidas.

COMO PARTICIPAR

Para participar o (a) discente interessado(a) deve realizar pesquisa por conta própria nos cursos que lhe interessam, observando o país e a IES de destino. Para tanto, é necessário fazer um registro na Plataforma oficial do programa no link a seguir:https://mobilidade-aulp.org/candidaturas/procedimento/  e clicando no ícone "CANDIDATA-TE AQUI"

Posteriormente, deverão inserir os dados pessoais e anexar os documentos solicitados. A candidatura submetida será analisada e caso o(a) discente seja aceito(a), será comunicado por e-mail. Se não receber aceite, poderá se candidatar em outro momento.

O Programa é coordenado integralmente pela AULP e para obter mais esclarecimentos, os(as) interessados(as) devem contatar a Associação através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e acessar as informações disponíveis em: https://mobilidade-aulp.org/

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

As candidaturas estão abertas até 01 de maio de 2022.

SOBRE O INTERCÂMBIO E SUAS DESPESAS

O intercâmbio dura seis meses e os(as) estudantes aceites terão direito a isenção de “propinas”(taxas acadêmicas). Conforme disponibilidade da instituição de acolhimento, será disponibilizado alojamento em residência universitária, ou similar, bem como as refeições (em algumas instituições) . Caberá aos discentes arcar com os custos envolvendo as passagens aéreas (ida e volta), emissão de passaporte e visto, manutenção no país estrangeiro, seguro saúde e demais custos para a realização do intercâmbio.

Estudantes aceitos(as) poderão concorrer a algumas bolsas disponibilizadas pela AULP, desde que cumpram os requisitos estabelecidos, conforme indicado no link a seguir: https://mobilidade-aulp.org/candidaturas/bolsas/

Mais informações sobre o programa: https://mobilidade-aulp.org/

Confira o vídeo completo sobre o Programa https://www.youtube.com/watch?v=XL2w3ALf2Mg&t=1s

registrado em:
Fim do conteúdo da página