Previsão de Chamada Pública para a Mobilidade Internacional em 2019

Publicado: Quarta, 11 Setembro 2019 16:08

PREVISÃO DE CHAMADA PÚBLICA PARA A MOBILIDADE INTERNACIONAL CUSTEADA INTEGRALMENTE PELO(A) DISCENTE PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (UTAD) EM PORTUGAL

A Superintendência de Assuntos Internacionais informa que ainda este ano está prevista a abertura de Chamada Pública para realização de Mobilidade Internacional para cursos de graduação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal, sem contrapartida institucional da UFRB, custeado integralmente pelo(a) discente.

Serão disponibilizadas até 2 vagas com direito à isenção da taxa acadêmica. Não há limites (informados até o presente momento) para os demais selecionados/interessados desde que estes últimos arquem com os custos da referida taxa e atendam aos requisitos dispostos na Chamada. Todos os custos com a mobilidade são de responsabilidade do(a) discente.

O início da mobilidade na UTAD está previsto para fevereiro de 2020 (segundo semestre) e não poderá haver prorrogação.

Data provável da inscrição: 01/10 a 11/10/2019

Data provável de realização do processo seletivo: 14/10 a 25/10

A documentação exigida pela UTAD deverá ser enviada até o dia 30/11/2019.

Segue abaixo, a Lista da Documentação exigida nas chamadas/editais, mas ressaltamos que outros documentos podem ser solicitados pela UTAD:

1.  Formulário de inscrição devidamente preenchido;
  2. Cópia de Passaporte;
  3. Histórico acadêmico atualizado;
  4.  Comprovante de matrícula;
  5. Carta de Intenção com exposição de motivos;
  6. Termo de Compromisso;
  7. Plano de estudos (preenchido eletronicamente) assinado pelo(a) discente e pelo(a) coordenador (a) do curso;
  8. Contrato de estudos (preenchido eletronicamente) UTAD assinado pelo(a) discente e pelo(a) coordenador do curso;
  9. Currículo Lattes comprovado com os devidos certificados;

OUTRAS ORIENTAÇÕES:

1. A UFRB/SUPAI não fornece nenhum tipo de auxílio financeiro/bolsa para a participação de estudantes na mobilidade internacional;
  1. O(A) discente deverá arcar com os custos com passagens aéreas, passaporte, visto, seguro internacional de saúde, moradia, alimentação e quaisquer outras despesas necessárias para implementação da mobilidade, em conformidade ao estabelecido no Edital/ Chamada Pública.
  1. A documentação exigida pelas instituições estrangeiras deverá ser cobrada, aproximadamente, até 30 dias após o término do edital/Chamada. Com base neste prazo, o/a discente já deverá ter em mãos o passaporte, sob o risco de desclassificação em caso de descumprimento.
  1. O número de vagas é definido pela instituição estrangeira e pode sofrer alterações.

Abaixo, seguem alguns requisitos para participação da Chamada. Os demais critérios serão divulgados oportunamente, mediante anuência da UTAD.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NA MOBILIDADE SIMPLES

a)Estar regularmente matriculado(a) em um curso de graduação da UFRB compatível ou equivalente com o curso pretendido na instituição estrangeira.

b) Ser maior de 18 (dezoito) anos.

c) Possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0 (seis).

d) Ter no máximo 03(três) reprovações acumuladas em atividades formativas nos dois períodos letivos anteriores ao período da inscrição.

e) Não ter sido reprovado(a) em atividade formativa pleiteada ou atividade formativa equivalente.

f)Ter integralizado, no mínimo 20% e no máximo 70% da carga horária do curso, no momento da inscrição.

g) Não ser discente concluinte.

h) Ter plano de estudos/acordo de estudos da instituição estrangeira assinado pela Coordenação e aprovado pelo Colegiado.

Site da UTAD: https://www.utad.pt