Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Inscrições via SIGAA

V CICLO DE DEBATES E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA

V Ciclo de Debates e Pesquisas em Educação Química é uma iniciativa formativa integrada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química (2024–2026). A atividade tem como objetivo promover a formação crítica e investigativa de licenciandos em Química, por meio da apresentação e discussão de temáticas contemporâneas e relevantes para o ensino da disciplina. O ciclo é composto por encontros mensais distribuídos entre junho e dezembro de 2025, nos quais os pibidianos e pibidianas, sob orientação de supervisores, apresentam trabalhos relacionados a temas como: o uso de jogos, inclusão e direitos humanos, avaliação, experimentações investigativas, recursos audiovisuais, animes, metodologias ativas, história da ciência, multiculturalidade, diversidade e inteligência artificial no ensino de Química. Além das apresentações dos licenciandos, o evento contará com uma mesa-redonda com convidados da UFRB, abordando a temática: “Caminhos e Desafios da Licenciatura em Química no século XXI: Reflexões sobre a formação e a (des)romantização da docência”. A atividade se configura como espaço de reflexão coletiva, partilha de práticas pedagógicas e aprofundamento teórico-metodológico, contribuindo de forma significativa para a formação inicial dos futuros docentes de Química.

Programação

DatasTemáticas
18/06/2025 O uso dos jogos como estratégia para o ensino de Química
18/06/2025 Inclusão e direitos humanos no Ensino de Química
18/06/2025 A avaliação no processo de endo e aprendizagem de Química
18/06/2025 O ciclo investigativo para o ensino de Química (experimentações)
31/07/2025 Animes no Ensino de Química
31/07/2025 Recursos audiovisuais para o ensino de Química
31/07/2025 Contextualização a partir da abordagem CTS
28/08/2025 mesa redonda com convidados UFRB“Caminhos e Desafios na Licenciatura em Química no século XXI: Reflexões sobre a formação e a (des)romantização da docência”
25/09/2025 Inteligência Artificial como recurso pedagógico para o ensino de Química
25/09/2025 O uso de softwares para o ensino de Química
25/09/2025 Metodologias ativas para o ensino de Química
30/10/2025 Oficinas temáticas para o planejamento do ensino de Química
30/10/2025 Feira de Ciências como estratégia metodológica para o Ensino de Química
30/10/2025 A importância da pesquisa na formação inicial e continuada dos docentes de Química
13/11/2025 História da Química
13/11/2025 A História das Ciências no Ensino de Química
11/12/2025 Multiculturalidade e o ensino de Química
11/12/2025 Diversidade e o ensino de Química
11/12/2025 A avaliação no processo de ensino-aprendizagem de Química
26/02/2026 Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras
26/03/2026 Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras
30/04/2026 Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras
28/05/2026 Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras
25/06/2026 Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras
30/07/2026 27/08/2026 24/09/2026 29/10/2026 26/11/2026 Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras

Inscrições via SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91801561

registrado em:
Fim do conteúdo da página