V CICLO DE DEBATES E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA
O V Ciclo de Debates e Pesquisas em Educação Química é uma iniciativa formativa integrada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química (2024–2026). A atividade tem como objetivo promover a formação crítica e investigativa de licenciandos em Química, por meio da apresentação e discussão de temáticas contemporâneas e relevantes para o ensino da disciplina. O ciclo é composto por encontros mensais distribuídos entre junho e dezembro de 2025, nos quais os pibidianos e pibidianas, sob orientação de supervisores, apresentam trabalhos relacionados a temas como: o uso de jogos, inclusão e direitos humanos, avaliação, experimentações investigativas, recursos audiovisuais, animes, metodologias ativas, história da ciência, multiculturalidade, diversidade e inteligência artificial no ensino de Química. Além das apresentações dos licenciandos, o evento contará com uma mesa-redonda com convidados da UFRB, abordando a temática: “Caminhos e Desafios da Licenciatura em Química no século XXI: Reflexões sobre a formação e a (des)romantização da docência”. A atividade se configura como espaço de reflexão coletiva, partilha de práticas pedagógicas e aprofundamento teórico-metodológico, contribuindo de forma significativa para a formação inicial dos futuros docentes de Química.
Programação
Datas | Temáticas |
---|---|
18/06/2025 | O uso dos jogos como estratégia para o ensino de Química |
18/06/2025 | Inclusão e direitos humanos no Ensino de Química |
18/06/2025 | A avaliação no processo de endo e aprendizagem de Química |
18/06/2025 | O ciclo investigativo para o ensino de Química (experimentações) |
31/07/2025 | Animes no Ensino de Química |
31/07/2025 | Recursos audiovisuais para o ensino de Química |
31/07/2025 | Contextualização a partir da abordagem CTS |
28/08/2025 | mesa redonda com convidados UFRB“Caminhos e Desafios na Licenciatura em Química no século XXI: Reflexões sobre a formação e a (des)romantização da docência” |
25/09/2025 | Inteligência Artificial como recurso pedagógico para o ensino de Química |
25/09/2025 | O uso de softwares para o ensino de Química |
25/09/2025 | Metodologias ativas para o ensino de Química |
30/10/2025 | Oficinas temáticas para o planejamento do ensino de Química |
30/10/2025 | Feira de Ciências como estratégia metodológica para o Ensino de Química |
30/10/2025 | A importância da pesquisa na formação inicial e continuada dos docentes de Química |
13/11/2025 | História da Química |
13/11/2025 | A História das Ciências no Ensino de Química |
11/12/2025 | Multiculturalidade e o ensino de Química |
11/12/2025 | Diversidade e o ensino de Química |
11/12/2025 | A avaliação no processo de ensino-aprendizagem de Química |
26/02/2026 | Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras |
26/03/2026 | Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras |
30/04/2026 | Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras |
28/05/2026 | Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras |
25/06/2026 | Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras |
30/07/2026 27/08/2026 24/09/2026 29/10/2026 26/11/2026 | Compartilhamento de experiências formativas vivenciadas pelos pibidianos e pibidianas nas escolas parceiras |
Inscrições via SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91801561