Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB obtém nova aprovação da Capes

Publicado: Quarta, 27 Setembro 2017 11:50

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa-BA, obteve nova aprovação da Capes e, assim, torna-se recredenciado para continuar ofertando novas turmas até 2020, quando passará por nova avaliação.

O resultado refere-se à primeira etapa da Avaliação Quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) alusiva ao período 2013-2016 e divulgada no último dia 20 de setembro. O Programa já havia sido aprovado pela Capes em 2012, durante a Reunião 139ª. Reunião CTC/ES (24 a 28/09/2012), quando obteve autorização para funcionamento. Agora, com esta nova aprovação, o programa se recredencia para continuar funcionando e abrindo novas turmas.

Todos os 4.175 programas de Pós-Graduação do país foram submetidos à Avaliação Quadrienal da Capes (2013-2016). Foram considerados cinco quesitos: 1) Proposta do Programa, 2) Corpo Docente, 3) Corpo Discente e Trabalho de Conclusão, 4) Produção Intelectual e 5) Inserção Social. As notas variam numa escala de 1 a 5 para os programas que oferecem cursos de Mestrado, e de 1 a 7 para os programas que oferecem Doutorado. São descredenciados os programas que obtiveram notas 1 e 2, e continuam em funcionamento os programas que obtiveram nota igual ou superior 3.

O PPGEDUCAMPO, que havia obtido a nota 3 quando da aprovação de sua proposta, em 2012, manteve o mesmo conceito, estando assim recredenciado para continuar em funcionando. Dos 32 itens avaliados, o Programa obteve conceito “muito bom” em 12 deles, e em outros 11 itens alcançou o conceito “bom”. O conceito “regular” foi apontado em 3 itens, o “fraco” em 5 e o “insuficiente” em apenas um item. Veja aqui o Relatório de Avaliação Quadrienal 2017. O PPGEDUCAMPO chegou muito próximo de alcançar a nota 4 e só não o fez por conta de um detalhe. O Regulamento da Avaliação Quadrienal da Capes (Portaria Nº 59, 21/03/2017) estabelece em seu item 2.2, letra c: que “A concessão da nota 4 será possível para Programas que tenham alcançado, no mínimo, conceito “Bom” em pelo menos três quesitos, incluindo, necessariamente, os Quesitos 3 e 4”. O PPGEDUCAMPO obteve conceito “Muito bom” em dois quesitos (1–Proposta do Programa e 2 – Corpo Docente), e “Bom” em outros dois (3 – Corpo Discente e Trabalho de Conclusão e 5 – Inserção Social). No entanto, no quesito 4 – Produção Intelectual, o programa obteve nota “Regular”. O peso deste quesito, somado a problemas no preenchimento da Plataforma Sucupira, dificultaram a elevação da nota do programa.

Ainda assim, o resultado obtido é motivo para celebração, sobretudo diante da conjuntura nacional que o país tem vivido recentemente, em que tem imperado cortes dos gastos públicos nas áreas sociais, com destaque na Educação, refletindo diretamente na pós-graduação. “A nota 3 corresponde ao padrão mínimo de qualidade para a recomendação do programa ao CNE e consequente permanência no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG”. (Portaria Nº 59, 21/03/2017, item 2.2, letra “b”).

Com cinco turmas abertas, duas das quais totalmente finalizadas (2013 e 2014), uma parcialmente concluída (2015) e duas em curso (2016 e 2017), o PPGEDUCAMPO já formou 32 Mestres em Educação do Campo e possui mais 34 alunos em curso, totalizando assim o atendimento de 66 estudantes comprometidos com a causa da Educação do Campo, provenientes de vários municípios da Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas e Maranhão, que tem no programa uma oportunidade de ampliar a sua formação e qualificar-se para contribuir com o atendimento das demandas sociais, políticas e educacionais apresentadas pelo campo brasileiro.

Com a aprovação obtida, o programa prepara-se para lançar em breve, no próximo mês de outubro, o Edital do Processo Seletivo para Aluno Regular - Turma 2018, que ofertará 20 vagas.