PPGCI | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Sistema
Alternar Navegação
  • Sobre
  • Programação
  • Insubmissões Culturais
  • Inscrições
  • Vídeo Pôsteres
  • Submissões
  • Sessões Interativas
  • Contato
  • Dúvidas

banner interno topo

 

AVISO: Os Anais da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, (RECONCITEC) já estão disponíveis. Para acessá-los cIique AQUI.
IMPORTANTE: NOVOS VÍDEO PÔSTERES! A Comissão Organizadora informa que, por motivos técnicos, os vídeo pôsteres já enviados com autorização de divulgação do(a) autor(a) do trabalho (formulário de envio) e com anuência da Comissão, continuarão a ser lançados para divulgação na TV UFRB e outros nos canais institucionais mesmo após a finalização do evento. 
Prezados(as) INSCRITOS(AS), para certificação como ouvinte do evento, os(as) Senhores(as) precisam acessar a respectiva atividade na programação via SISTEMA de eventos. Para ter direito ao certificado, o(a) inscrito(a) deve acessar e assistir, no mínimo, 4 (quatro) atividades durante todo evento. SISTEMA
Para os demais (NÃO INSCRITOS - não receberão qualquer certificado), basta clicar em SALA na programação abaixo. 
Datas Importantes:
Atividade Data
Inscrição no evento 06/10 - prorrogadas até 03/11/2020
VI RECONCITEC 03/11 a 06/11/2020

Destaques

  • Destaque 02 - Inscrições Abertas
  • trabalhos
  • Destaque 03 - reconcitec-ultimo-noticia
  • Vem ai a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária - FAESOL
Previous Next

Vídeos de Divulgação

 

CONFIRA TODOS OS VÍDEOS AQUI!

Sobre

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, (RECONCITEC) que em 2020 estará na sua sexta edição e será realizada de forma virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O evento está fortalecido no âmbito do Recôncavo, com um público cativo e que aumenta a cada edição. Em 2020 como o evento será transmitido via web por meio das plataformas virtuais e redes sociais da UFRB, contaremos com a participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior.

A RECONCITEC visa à difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Esta edição traz como tema: Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável conectando Universidade e Sociedade. O tema desse ano é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo uma coleção de metas e ações que conduzem a um futuro social e economicamente possível para todos os indivíduos. Os ODS são um roteiro para concretizar os direitos humanos e a redução das desigualdades nas mais variadas dimensões.

Governos e a sociedade em geral estão cada vez mais conscientes de que o futuro depende do enfrentamento de questões como pobreza, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social, o quanto antes. Nesse sentido, a universidade possui posição de protagonismo na articulação entre gestores públicos e a sociedade em vencer os obstáculos e fazer avançar as metas de desenvolvimento. Ações visando uma melhor qualidade de vida no futuro já são propostas, implementadas e avaliadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão. De maneira sistematizada, os ODS podem ser o arcabouço teórico e prático que conduzem a discussão e produção de conhecimento na universidade com e para a sociedade.

Concomitantemente à VI RECONCITEC, ocorrerão o XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP), o V Simpósio de Extensão, o I Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos, a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL), II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON) e II Simpósio de Graduação da UFRB, tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia. O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

 

Tema: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Conectando Universidade e Sociedade

Tema: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Conectando Universidade e Sociedade

Data: 03 e 06 de novembro de 2020

Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Evento a ser realizado de forma virtual, com transmissão das atividades em: TV UFRB, Redes Sociais: Instagram e Facebook .

Público-Alvo: Discentes, Docentes, Técnicos da UFRB e Pesquisadores do Brasil e exterior

Objetivo: O objetivo é apresentar e discutir os ODS com vistas a promover uma articulação entre pesquisadores, gestores públicos e a sociedade visando vencer os obstáculos e fazer avançar as metas de desenvolvimento sustentável.

 

Eventos Paralelos

Eventos Paralelos

O XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP), em 2020 estará na décima quarta edição e visa congregar a comunidade da Universidade (discentes, docentes e pesquisadores) para apresentação e debate das pesquisas da Graduação, Pós-Graduação e dos Grupos de Pesquisa da UFRB.

O V Simpósio de Extensão, que ocorrerá em 2020 visa colocar em debate a importância da extensão no desenvolvimento do ensino superior e da educação brasileira de maneira integrada com o ensino e a pesquisa universitária, como forma de reforçar o compromisso social da universidade e contribuir para formulação de políticas que atendam anseios sociais por meio da relação das atividades acadêmicas na relação com o território. Entre as temáticas, destacam-se a cultura, a curricularização da extensão, as tecnologias sociais e os direitos humanos, com o envolvimento de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX/UFRB) e do Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT/UFRB).

O I Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos, que ocorrerá em 2020, visa apresentar os trabalhos e discutir sobre as ações constituintes do conjunto de políticas que têm o propósito de articular, formular e implementar políticas e práticas de democratização relativas ao ingresso, permanência e pós-permanência estudantil no ensino superior, de forma dialógica e articulada com os vários segmentos contemplados por estas políticas, pondo em prática uma ação de co-responsabilidade e mutualidade no trato com as demandas da comunidade acadêmica.

A VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL), em 2020 estará na oitava edição, tendo o objetivo de difundir a economia solidária, com vistas à interação entre a comunidade acadêmica da UFRB com artesãs, trabalhadores/as de empreendimentos econômicos e solidários e produtores de orgânicos.

O II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON), em 2020 estará na sua segunda edição, tendo como objetivo reunir especialistas e profissionais do ensino superior para discutir temas relacionados ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação baiano, numa discussão interdisciplinar sobre os desafios para uma educação empreendedora, aliada as novas perspectivas, bem como da busca de parcerias estratégicas e soluções inovadoras que auxiliem a universidade e a comunidade em seu desenvolvimento e na concretização dos seus objetivos.

O II Simpósio de Graduação da UFRB objetiva proporcionar um espaço formativo e de debates sobre a conjuntura atual do ensino de Graduação na UFRB durante o Calendário Suplementar 2020.3 com enfoque nas ações planejadas e executadas no decorrer das atividades acadêmicas. O debate consistirá em discutir a Gestão Acadêmico-Pedagógica e o Sucesso Acadêmico em alinhamento com as políticas de graduação da UFRB no contexto do Calendário Suplementar 2020.3, tendo como público alvo os coordenadores de curso e seus respectivos vices, presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes, além de representantes da Propaae, Proext, PPGCI, Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino e equipe da Prograd. 

 

Datas Importantes

Datas Importantes

Atividade Data
Inscrição no evento 06/10 a 02/11/2020
Submissão de trabalho 06/10 a 12/10/2020
Liberação dos orientadores 05/10 a 14/10/2020
Avaliação dos trabalhos 10/10 a 21/10/2020
Resultado da avaliação dos trabalhos 22/10/2020
Envio de vídeo pôster 26/10/2020
Divulgação da programação dos trabalhos e programação final do evento 26/10/2020

Programação

Terça-feira (03/11)

Terça-feira (03/11)

 IMPORTANTE: Prezados(as) INSCRITOS(AS), para certificação como ouvinte do evento, os(as) Senhores(as) precisam acessar a respectiva atividade na programação via SISTEMA de eventos. Para ter direito ao certificado, o(a) inscrito(a) deve acessar e assistir, no mínimo, 4 (quatro) atividades durante todo evento. SISTEMA
 Para os demais (NÃO INSCRITOS - não receberão qualquer certificado), basta clicar em SALA na programação abaixo. 
  • PALESTRAS
  • MINICURSOS
  • MESAS REDONDAS

PALESTRAS

 

MINICURSOS

 

MESAS REDONDAS

Horário Tema da Atividade Mediador Palestrante Link
15:00-18:00

Mesa de Abertura

 -    
16:00-18:00 Conferência de abertura      
Quarta-feira (04/11)

Quarta-feira (04/11)

 IMPORTANTE: Prezados(as) INSCRITOS(AS), para certificação como ouvinte do evento, os(as) Senhores(as) precisam acessar a respectiva atividade na programação via SISTEMA de eventos. Para ter direito ao certificado, o(a) inscrito(a) deve acessar e assistir, no mínimo, 4 (quatro) atividades durante todo evento. SISTEMA
 Para os demais (NÃO INSCRITOS - não receberão qualquer certificado), basta clicar em SALA na programação abaixo. 
  • PALESTRAS
  • MINICURSOS
  • MESAS REDONDAS
  • SESSÕES INTERATIVAS

PALESTRAS

Horário Tema da Atividade ODS Mediador Palestrante Link
09:00-10:00 Palestra 05: Como nascem os negócios inovadores 09 Dr. Edilson Araújo Pires (PPGCI/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Marcus Vinícius Dantas Linhares (IFPI)
Lattes
SALA 
10:00-11:00 Palestra 06: A proteção dos participantes de pesquisas com seres humanos em tempos de retirada de direitos 04 Esp. Geraldo Ribeiro Costa Fentanes (Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos/ UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Cláudio Fortes Garcia Lorenzo (UnB)
Lattes
SALA 
11:00-12:00 Palestra 07: Empreedendorismo em empresas familiares 09 Profª. Dra. Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Paulo Cortizo Andion (Fundação Visconde de Cairu, Faculdade Ruy Barbosa e Facemp)
Lattes
SALA 
13:00-14:00 Palestra 08: Energia Acessível e Limpa: a UFRB e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável  07 Profª. Dra. Amália Nascimento do Sacramento Santos (CCS/PPGCI/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Luciano Sergio Hocevar (CETENS/UFRB)
Lattes
SALA 
15:00-16:00 Palestra 09: O Perigo do lixo espacial: Poluição do Ambiente Externo e Mitigação 16 Profª. Dra. Jemima Pereira Guedes (CETENS/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Jean Paulo dos Santos Carvalho (CETENS/UFRB)
Lattes
SALA 

MINICURSOS

Horário Tema da Atividade ODS Ministrante Link
08:00-10:00 Minicurso 02: Educação Ambiental e Sustentabilidade (Parte 01/02) 06 Profº. Dr.º José Gilberto da Silva (CFP/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Gil Luciano Guedes dos Santos (CFP/UFRB)
Lattes
SALA 
08:00-12:00 Minicurso 03: Metodologias da Extensão Universitária 04 Profº. Dr. Sergio Luiz Bragatto Boss (PROEXT/UFRB)
Lattes
MSc. Tábata Figueiredo Dourado (PROEXT/UFRB)
Lattes
SALA 
13:00-16:00 Minicurso 04: A construção dos acordos internacionais nas universidades 04 Dr. Denilton Leal Carvalho (Procurador Federal/UFRB)
Linkedin
Dr. Flávio Santos Novaes (coordenador de Acordos e Convênios internacionais/UNEB)
Lattes
MSc. Adriele de Jesus Sousa (SUPAI/UFRB)
Lattes
SALA 
13:00-17:00 Minicurso 05: Patrimônio baleeiro em perspectiva  04, 11

Mediador: Profº. Dr. Gustavo Modesto de Amorim (CCS/PPGCI/UFRB)
Lattes

Profª. Dra. Fabiana Comerlato (CAHL/UFRB)
Lattes

SALA 
14:00-16:00 Minicurso 01: Conectando os ODS por um mundo Zero Waste! (Parte 02/02) 14 Profª. Mestranda Margarete Virginia Das Virgens Barbosa (CETENS/UFRB)
Lattes
SALA 
14:00-17:00 Minicurso 06:  Formatação de TCC, Dissertação e Tese  04 Mediadora: Esp. Stephanie Sousa Luz (PPGCI/UFRB)
Lattes

Profº. Dra. Ana Karina da Silva Cavalcante (CCAAB/UFRB)
Lattes
SALA 
15:00-17:00 Minicurso 02: Educação Ambiental e Sustentabilidade (Parte 02/02) 06 Profº. Dr.º José Gilberto da Silva (CFP/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Gil Luciano Guedes dos Santos (CFP/UFRB)
Lattes
SALA 

MESAS REDONDAS

Horário Tema da Atividade ODS Mediador Palestrante Link
09:00-10:30 Mesa redonda 10: Mesa de Abertura II Simpósio de Graduação da UFRB 
e
Conferência de Abertura: Desafios e possibilidades de ensino da Graduação no contexto da pandemia

 libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS 

04 Profª. Dra. Karina de Oliveira Santos Cordeiro (Pró-Reitora de Graduação/CFP/UFRB)
Lattes
Mesa de Abertura:
Profº. Dr. Fábio Josué Souza dos Santos (Reitor/CFP/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Karina de Oliveira Santos Cordeiro (Pró-Reitora de Graduação/CFP/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Danilo Silva Barata (Presidente do Fórum de Diretores/CECULT/UFRB)
Lattes

Conferência:
Profª. Dra. Romina Julieta Sanchez Paradizo de Oliveira (Pró-Reitora de Ensino de Graduação/UFPI)
Lattes
SALA 
09:00-10:30 Mesa Redonda 11: Uso de Pancs como estratégia para segurança/soberania alimentar 02, 11, 12 Profª. Dra. Tatiana Cristina da Rocha (CCAAB/UFRB)
Lattes
Graduanda Emanuela Silva Terra Nova (Educação do Campo/UFRB) (Agricultora, educadora, pesquisadora em segurança alimentar com ênfase nas PANC)
Lattes
Graduando Eduardo Malheiros Moncorvo (Tecnologia em Agroecologia/UFRB)
-
SALA 
10:30-12:00 Mesa Redonda 12: Do Curso de Cooperativismo para a Sociedade: ações que visam a sustentabilidade 01, 02, 04, 05, 10, 12 Profª. Dra. Kassia Watanabe (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Ana Georgina Peixoto Rocha (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Eliene Gomes dos Anjos (Incuba/CCAAB/UFRB)
Lattes
Profº. Dra. Maria Lúcia da Silva Sodré – (CCAAB/UFRB)
Lattes
Graduanda Thaislane Pires Mascarenhas Silva de Souza (Gestão de Cooperativas/UFRB) (Diretora do departamento de Assistência e Extensão Rural na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Muritiba PAA e PNAE: Uma nova perspectiva para o desenvolvimento sustentável no município de Muritiba)
Lattes
SALA 
13:00-14:30 Mesa Redonda 13: Empresas Startups: Caminhos e Perspectivas para o Futuro 09 Profº. Dr. Jacson Machado Nunes (CETENS/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Marcus Vinícius Dantas Linhares (IFPI)
Lattes
Profº. Dr. Fernando Bittencourt Luciano (Hotmilk - PUCPR)
Lattes
Tauan Odilon dos Reis Sousa (SEBRAE)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 14: Avaliação dos aspectos éticos nas pesquisas das Ciências Biomédicas 04 Dr. Ciro Ribeiro Filadelfo (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Roseli Mieko Yamamoto Nomura (UNIFESP)
Lattes
Profº. Dr. Carlos Gustavo Regis da Silva (Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz-BA)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 15: Processos administrativos e fluxo de compras: solicitante, demandante e normas 04, 16 MSc. Rosilda Santana dos Santos (Pró-Reitora de Administração/PROAD/UFRB)
Lattes
MSc. Ademir Luis Teles Brito (PPGCI/UFRB)
Lattes
MSc. Deivisson Leão do Nascimento Moraes (CMP/PROAD/UFRB)
Lattes
MSc. Emerson Franco Santa Bárbara (CLC/PROAD/UFRB)
Lattes
Graduado José Roberto Barbosa dos Santos (Coordenador CMP/PROAD/UFRB)
Lattes
MSc. Rosilda Santana dos Santos (Pró-Reitora de Administração/PROAD/UFRB)
Lattes
Esp. Valfredo da Conceição Peixoto (PPGCI/UFRB)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 16: Transferência de Tecnologia Universidade-Empresa  09, 17 Profº. Dr. Paulo José Lima Juiz (CETENS/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella (IQ/UFBA)
Lattes
Profª. Dra. Renata Angeli (UEZO)
Lattes
Profª. Dra. Vivianni Marques Leite dos Santos (Fortec-NE, UNIVASF)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 17: Experiências e Perspectivas para o Ensino Remoto nas Universidades 


libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS 

04 Prof. MSc. João Carlos Nunes Bittencourt
(Gestor de Ensino do CETEC/UFRB) 
Lattes
Prof. Dr. Adielson Ramos de Cristo (Gestor de Ensino do CFP/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Anatália Dejane Silva de Oliveira (Pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Oeste da Bahia/UFOB)
Lattes
Profa. Dra. Juliana Pimenta Attie (Coordenadora do Curso Letras com Língua Inglesa da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG)
Lattes
SALA 
14:30-16:00 Mesa Redonda 18: Cultura, Universidade e Extensão em tempos de Pandemia - Emergência Cultural no Recôncavo 04 Profª. Dra. Daniele Pereira Canedo (Coordenadora de Cultura e Universidade PROEXT/UFRB)
Lattes
Profº. Archimedes Ribas Amazonas (CAHL/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Luciano Simões de Souza (Coordenador do Núcleo Cultura e Territórios da PROEXT/UFRB e Coordenador do Motriz Laboratório de Políticas, Gestão e Estudos da Cultura/CECULT/UFRB)
Lattes
Esp. Elba Matos de Oliveira Pereira (Ensino da Matemática/UCAM) (Coordenadora de Cultura de São Félix)
Lattes
Graduando Erri Vance (Agroecologia/UFRB) (Criador e gestor do Projeto Educa Rap)
-
Esp. Maria Santana (Egressa do BICULT/UFRB /Especialização Política e Gestão Cultural/UFRB)
-
Graduanda Lorena Lima (BICULT/UFRB)
-
SALA 
15:00-16:30 Mesa Redonda 19: Etapas e percursos de formação do pesquisador: IC, pós-graduação e pesquisador PQ 04 Profª. Dra. Tatiana Pacheco Rodrigues (CCAAB/UFRB)
Lattes
Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho (CAHL/UFRB)
Lattes
Doutorando Marcos Vinícius Silva de Andrade (Biotecnologia/UFBA)
Lattes
Graduando Emanoel Lima Silva Soares (Letras/UFRB)
Lattes
SALA 
15:00-16:30 Mesa Redonda 20: Produção e Consumo Sustentáveis na promoção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ambientalmente mais responsável e economicamente mais equilibrado. 01, 02, 08, 10, 11, 12, 13, 15 MSc. Vívian Libório de Almeida (Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFS)(Coordenadora técnica da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado da Bahia)
Lattes

Mestrando Samuel Cronemberger Caffé (Extensão Rural/UNIVASF) (Diretor Executivo do IDESA)
Lattes
Mestranda Seonária Costa Santana (Extensão Rural/UNIVASF)
Lattes
Anderson Amaro (Representante do Movimento Pequenos Agricultores)
-

SALA 
17:00-18:30

Mesa Institucional 2: Negacionismo da Ciência, Desinformação em Saúde, Fake News, Movimentos Antivacina: causas e consequências

libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS

03, 04 Profº. Dr. Maurício Ferreira Silva (Pró-Reitor da PPGCI - UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Maurício Lima Barreto (FIOCRUZ)
Lattes
Profº. Dr. Gabriel da Costa Ávila (CAHL/UFRB)
Lattes
Pesquisadora Dayane Fumiyo Tokojima Machado, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP)
Lattes
SALA 
18:30-20:00 Mesa Redonda 21: Cidades e comunidades sustentáveis, tomar as cidades
assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis: um debate interdisciplinar
 11 Profª. Dra. Maria Inês Caetano Ferreira (CAHL/UFRB)
Lattes

Profª. Dra. Maria Inês Caetano Ferreira (CAHL/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Silvia de Oliveira Pereira (CAHL/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Marcela Mary José da Silva (CPA/UFRB)
Lattes

Profº. Dr. Ricardo José Brugger Cardoso (PPGap/CECULT/UFRB)
Lattes

SALA 
18:30-20:00 Mesa Redonda 22: Políticas Públicas e Sustentabilidade de Empreendimentos de Agricultura Familiar e Economia Solidária: desafios e perspectivas na Bahia 05, 08,10,11, 17 MSc. Igor Loureiro de Matos (Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia - COOLIBA)
Lattes
Profª. Doutoranda Ludmila Meira (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Tatiana Araujo Reis(IFBaiano)
Lattes
Anselmo Baleeiro (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/CAR)
Linkedin
SALA 
18:30-20:00 Mesa redonda 23: Ações afirmativas, Identidades e Diversidades 04, 05, 10 Profª. Dra. Ionara Magalhães de Souza (Coordenadora de Políticas Afirmativas/UFRB)
Lattes
Ações Afirmativas e Povos de Terreiros e Comunidades Quilombolas
Graduanda Manuela Pereira da Silva (BICULT/UFRB) (Mãe Manu de Ogunjá)
Lattes
Graduanda Tamile Conceição da Silva (Jornalismo/UFRB)
-
Ações Afirmativas e Comunidades Indígenas
Graduando Antônia da Silva Santos (Museologia/UFRB)
Lattes
Ações Afirmativas e Pessoas com Deficiência
Jeane Santos Souza (Nutricionista)
Lattes
Ações Afirmativas e População LGBTQIA
Graduanda Ianca Santos de Oliveira (Cinema e Audiovisual/UFRB)
Lattes
SALA 

SESSÕES INTERATIVAS

Horário Título do Trabalho  Discente Orientador Link
08:30-08:50 Representações sociais da Escola Agrícola de São Bento das Lages Lauro José Cardoso Suzane Pepe Pinho SALA 
09:00-09:20 O Novo Marco Legal da Política de Saneamento Básico: Seus Impactos e Implicações nas Atividades dos Municípios T. Q. Oliveira Renato de Almeida
09:30-09:50 Proposta de Reuso de Águas Cinzas para Usos Não Potáveis em uma Residência Unifamiliar no Município de Cruz Das Almas - Ba Jessica Sabrina de C. Couto Elves de Almeida Souza
10:00-10:20 Levantamento da Incidência da Podridão do Mandacaru (Cereus Jamacaru) no Semiárido Baiano por Meio de Sensoriamento Remoto Jessica Silva Santos Ana Cristina F. Soares
10:30-10:50 Educação Escolar Quilombola: o diálogo entre saberes como mecanismo de fortalecimento da identidade negra. saberes como mecanismo de fortalecimneto H.dos S. Pedreira Ana Paula Inácio Diório
11:00-11:20 Jogos Cognitivos como Potencializadores da Autorregulação para Aprendizagem no Transtorno do Espectro Autista Nizaneia N. de Matos Rosilda Arruda Ferreira
11:30-11:50 O Idoso no Contexto Acadêmico de uma Universidade no Interior da Bahia: Aproxima ou Inclui? Edinete Costa dos Santos Marcela Mary José da Silva
Quinta-feira (05/11)

Quinta-feira (05/11)

 IMPORTANTE: Prezados(as)INSCRITOS(AS), para certificação como ouvinte do evento, os(as) Senhores(as) precisam acessar a respectiva atividade na programação via SISTEMA de eventos. Para ter direito ao certificado, o(a) inscrito(a) deve acessar e assistir, no mínimo, 4 (quatro) atividades durante todo evento. SISTEMA
 Para os demais (NÃO INSCRITOS - não receberão qualquer certificado), basta clicar em SALA na programação abaixo. 
  • PALESTRAS
  • MINICURSOS
  • MESAS REDONDAS
  • SESSÕES INTERATIVAS

PALESTRAS

Horário Tema da Atividade ODS Mediador Palestrante Link
08:00-09:00 Palestra 10: As Startups e a criação de negócios de impacto social
09  Dr. Edilson Araújo Pires (PPGCI/UFRB)
Lattes
Graduado Rodrigo Barbosa Paolilo (Administração/UFBA) (Grupo Rede +)
Lattes e Linkedin
SALA 
09:30-10:30 Palestra 11: Fortalecimento do Ecossistema de Inovação de Cruz das Almas 09 Dr. Edilson Araújo Pires (PPGCI/UFRB)
Lattes
MSc.Péricles Nogueira Magalhães Júnior (Sistemas e Computação/UNIFACS) (Diretor de Inovação e Competitividade da SECTI/BA)
Lattes e Linkedin
SALA 
11:00-12:00 Palestra 12: As ações do SEBRAE para a criação e fortalecimento de empresas inovadoras no Recôncavo 09 Dr. Edilson Araújo Pires (PPGCI/UFRB)
Lattes
MSc. Carlos Henrique Oliveira (Gestão Social/UFBA) (Gerente Regional SEBRAE-BA)
Linkedin
SALA 
16:00-17:00 Palestra 13: Os desafios de representar nacionalmente cooperados de agricultura familiar e economia solidária 05,08,10,11 Profª. Doutoranda Ludmila Meira (CCAAB/UFRB)
Lattes
Genes da Fonseca Rosa (secretário-geral da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias/UNICOPAS e diretor-presidente da Unicafes Santa Catarina)
Linkedin
SALA 

MINICURSOS

>
Horário Tema da Atividade ODS Ministrante Link
13:00-15:00 Minicurso 07: Cianobactérias: eutrofização e saúde pública (Parte 01/02) 03 Profª. Dra. Alessandra Cristina Silva Valentim (CETEC/UFRB)
Lattes
Profº. Dra. Carla Fernandes Macedo (CCAAB/UFRB)
Lattes
SALA 
14:00-16:00 Minicurso 08: Plano de Negócios para Pequenos Produtores Informais 12 Profº. Dr. José da Conceição Santana (CCAAB/UFRB)
Lattes
Graduando Jailson Borges Aranha Leone (Gestão de Cooperativas/UFRB)
Lattes
SALA 
14:00-16:00 Minicurso 09: Descomplicando o Lattes (Parte 01/02) 04 Profª. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (CFP/UFRB)
Lattes
SALA 
18:30-20:30 Minicurso 07: Cianobactérias: eutrofização e saúde pública (Parte 02/02) 03 Profª. Dra. Alessandra Cristina Silva Valentim (CETEC/UFRB)
Lattes
Profº. Dra. Carla Fernandes Macedo (CCAAB/UFRB)
Lattes
SALA 

MESAS REDONDAS

Horário Tema da Atividade ODS Mediador Palestrante Link
10:30-12:00 Mesa Redonda 24: Juventude, Educação e Trabalho: Dilemas Contemporâneos 04 Profº. Dr. Antonio Mateus de Carvalho Soares (CAHL/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Bruno José Rodrigues Durães (CAHL/PROPAAE/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Luis Flávio Reis Godinho (CAHL/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Luiz Paulo Oliveira (CAHL/UFRB)
Lattes
SALA 
13:00-14:30 Mesa Redonda 25: Agroecologia, para Soberania e Segurança alimentar e nutricional 02 Profª. Dra. Ana Paula Inacio Diorio (CETENS/UFRB)
Lattes
MSc. Isabel de Jesus dos Santos Santos
Lattes
MSc. Jéssica Souza Ribeiro
Lattes
Selma Silva Santos (Educadora Popular da comunidade do Engenho da Ponte em Cachoeira)
-
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 26: Cidades Inteligentes: desafios e oportunidades  11 Profº. Dr. João Soares de Oliveira Neto (CETEC/PPGCI/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. João Soares de Oliveira Neto (CETEC/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. José Valentim dos Santos Filho (CETEC/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Paulo Nazareno Maia Sampaio (UNIFACS/ESTÁCIO)
Lattes
Profº. Dr. Éldman de Oliveira Nunes (Universidade Salvador)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 27: Avaliação dos aspectos éticos nas pesquisas das Ciências Humanas e Sociais 04 Mestranda Ramayana e Silva Costa (Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Aline Oliveira Machado (Faculdade do Vale do Ipojuca)
Lattes
Profº. Dr. Nilo Henrique Neves dos Reis (UEFS) 
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 28: Como criar Empresas de Sucesso?  09 Profº. Dr. Gustavo Modesto de Amorim (CCS/PPGCI/UFRB)
Lattes
Luiz Carlos Santos (Dir. Administrativo e Sócio-Fundador/MAXIMIZ)
-
MSc. Eduardo Cozendey da Silva (Ciências da Arte/UFF) (Restup!)
Lattes
SALA 
14:00-15:30

Mesa Redonda 29: Sistematização de dados acadêmicos e gestão de cursos e currículos: movimentos da PROGRAD em tempos de pandemia

libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS 

04 Profº. Dr. Gabriel Ribeiro (CEIAC/CCAAB/UFRB) 
Lattes
Profº. Dr. Ramon Pereira Lopes (NUEIAC/UFRB)
Lattes
MSc. Thiago Louro de Araújo (NUGAA/PROGRAD/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Letícia Santos Rezende (NUGACC/ PROGRAD/UFRB)
Lattes
SALA 
14:30-16:00 Mesa Redonda 30: Universidade e Educação Permanente: contextos, experiências e desafios de Programas e Projetos de Universidade Aberta à Maturidade e à Terceira Idade 04 Profº. Dr. Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro (Coordenador do PROMAT/CAHL/UFRB)
Lattes
MSc. Sara Jane Cerqueira Bezerra (UATI/UNEAL)
Lattes
MSc. Eliana Carlota Mota (Coordenadora UATI/UEFS)
Lattes
Profª. Dra. Sheila Marta Carregosa (UATI/UNEB)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 42: Pandemix: Processo criativo coletivo durante a pandemia 04 Profº. Doutorando Vicente Reis de Souza Farias (CECULT/UFRB)
Lattes
Profª. Doutoranda Marina Mapurunga de Miranda Ferreira (CECULT/UFRB)
Lattes
Graduada Daniele dos Santos Costa (Artes Visuais/UFRB)
Lattes 
Graduanda Lígia Marques Rocha Franco (Cinema e Audiovisual/UFRB)
Lattes
Graduanda Stephanie Sobral (Cinema e Audiovisual/UFRB)
Lattes
Graduado Girlan Almeida Souza Tavares (Cinema e Audiovisual/UFRB) 
Lattes
Graduando João Paulo Pereira Guimarães  (Cinema e Audiovisual/UFRB)
Lattes
Graduando Gabriel da Silva Ferraz (Cinema e Audiovisual/UFRB)
Lattes
 SALA 
15:30-17:00 Mesa Redonda 31: Experiências Empreendedoras no Recôncavo 09 Dra. Luciana Santana Lordelo Santos (PPGCI/UFRB)
Lattes

Marizan Gomez de Souza (Stephanie Jóias)
-
Tereza Cristina Sampaio Martins Peixoto (Farmafórmula)
Lattes
José Carlos Mendonça Pereira (Beiju Dois Irmãos)
-

SALA 
17:00-18:30

Mesa Institucional 3: A Aliança Tropical de Pesquisas da Água (TWRA) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS

03, 04, 06, 14 Profº. Dr. Maurício Ferreira Silva (Pró-Reitor da PPGCI - UFRB)
Lattes

Profº. Dr. José Francisco Gonçalves Júnior – Presidente TWRA Brasil (Docente UNB)
Lattes
Profª. Dra. Adriana Oliveira Medeiros – Diretoria Regional TWRA Bahia (Docente UFBA)
Lattes
Profª. Dra. Alessandra Nasser Caiafa – Associada TWRA Bahia/Brasil (Docente UFRB)
Lattes

SALA 
18:30-20:00 Mesa Redonda 32: O Comitê de acompanhamento de Políticas Afirmativas e acesso à reserva de vagas (COPARC) e a consolidação das Políticas Afirmativas 10 Profª. Dra. Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus (CECULT/UFRB)
Lattes

Políticas Afirmativas, Direitos e Cidadania
Dra. Dora Lúcia de Lima Bertúlio (Procuradora da UFSC)
Lattes
Bancas de Heteroidentificação e Inclusão Social
Profª. Dra. Marcilene Garcia de Souza (Diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis - DPAAE/IFBA)
Lattes
Lei de Cotas na UFRB
Profª. MSc. Maria Goretti da Fonseca (CCS/UFRB)
Lattes

SALA 
18:30- 20:00 Mesa Redonda 33:  Alcances e limites para os empreendimentos da agricultura familiar implementarem os Projetos do Bahia Produtiva 05,08,10,11,17 Profº. Dra. Eliene Gomes dos Anjos (CCAAB/UFRB)
Lattes
Graduado Cleidson Santos de Jesus (Tecnólogo em Gestão de Cooperativas/UFRB) (Gestor da Aliança produtiva da cooperativa COOAFATRE)
Lattes
MSc. Cibele Cristina Bueno de Oliveira (SASOP)
Lattes
Juliana Pereira (CAR/SDR)
- 
SALA 

SESSÕES INTERATIVAS

Horário Título do Trabalho  Discente Orientador Link
08:30-08:50 O Desenho Universal para a Aprendizagem como estratégia para construção de práticas pedagógicas inclusivas Delma dos S. S. Pereira Susana Couto Pimentel SALA 
09:00-09:20 Assistência Estudantil em Contextos de Interiorização e Internacionalização: Um Olhar Para a Unilab - Campus dos Malês T.G.Santos Georgina Gonçalves Santos
09:30-09:50 Páginas viradas: estudantes do Campo no ensino superior Raudiney dos A. da C. Silva Rita de Cássia D.P. Alves
10:00-10:20 A Importância das Políticas Sociais e Econômicas no Processo de Mitigação da Pobreza e da Vulnerabilidade Social no Território Brasileiro Nilo Carlos N. B. Ramos Maurício Ferreira da Silva
10:30-10:50 Diferentes Formas de Propagação Vegetativa e Potenciais de Água no Solo Induzem Aumento de Massa de Podas do Maracujazeiro? Lúcio Aderito dos Anjos Alisson Jadavi P. da Silva
11:00-11:20 Tolerância da couve-flor (Brassica oleraceae var. botrytis L.) à salinidade no cultivo hidropônico com águas salobras L. F. da Costa Tales Miler Soares
11:30-11:50 Mídia e Memória: Uma Análise das Notícias de Assassinatos Contra LGBTQIA+ João Marcos M. de S. da França Jussara Maia
Sexta-feira (06/11)

Sexta-feira (06/11)

 IMPORTANTE: Prezados(as) INSCRITOS(AS), para certificação como ouvinte do evento, os(as) Senhores(as) precisam acessar a respectiva atividade na programação via SISTEMA de eventos. Para ter direito ao certificado, o(a) inscrito(a) deve acessar e assistir, no mínimo, 4 (quatro) atividades durante todo evento. SISTEMA
 Para os demais (NÃO INSCRITOS - não receberão qualquer certificado), basta clicar em SALA na programação abaixo. 
  • PALESTRAS
  • MINICURSOS
  • MESAS REDONDAS
  • SESSÕES INTERATIVAS

PALESTRAS

Horário Tema da Atividade ODS Mediador Palestrante Link
09:00-10:00 Palestra 14: O que é a EMBRAPII? 17 MSc. José Joaquim da Silva Ramos (Pró-Reitor PROPLAN/UFRB)
Lattes
Dr. Fabio Stallivieri (Assessor da Diretoria
EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) (Economia/UFF)
Lattes
SALA 
10:00-11:00 Palestra 15: Educação e sustentabilidade: Prática de liberdade e Inéditos viáveis em tempos de pandemia  04 Profª. Dra. Gilsélia Macedo Cardoso Freitas (CFP/UFRB)
Lattes

Profª. Dra. Andreia Barbosa dos Santos (CFP/UFRB)
Lattes
Doutorando Alexsandro da Silva Marques (Difusão do Conhecimento/UFBA)
Lattes

SALA 
11:00-12:00 Palestra 16: Perspectivas Socioambientais de Ensino frente ao contexto da pandemia: o que a Educação Científica tem a ver com isso? 01, 02 Graduada Yumi de Oliveira Fujiki (Biologia/UNEB) (PPGCI/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Maria Aparecida da Silva Andrade (CFP/UFRB)
Lattes
SALA 
13:00-14:00 Palestra 17: Escritório de Projetos em uma Instituição Pública: a experiência da FESF 03, 04, 17 Profº. MSc. Gilmar Emanoel Silva de Oliveira (CETEC/UFRB)
Lattes
Esp. Fernanda Jamile Mascarenhas Freaza  (Gerenciamento de Projetos/UNIJORGE) (Gestora do Escritório de Projetos/FESF-SUS)
Lattes
SALA 

MINICURSOS

Horário Tema da Atividade ODS Ministrante Link
08:00-12:00 Minicurso 10: Aspectos práticos na submissão de Protocolos de Pesquisa com Seres Humanos 15 Profº. Dr. Paulo José Lima Juiz (CETENS/UFRB)
Lattes
MSc. Angélica Morgana Araújo Freitas (CCS/UFRB)
Lattes
MSc. Carolina Yamamoto Santos Martins (UFRB)
Lattes
Esp. Geraldo Ribeiro Costa Fentanes (Gestão Pública/FATEC-BA) (Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos/ UFRB)
Lattes
SALA 
10:00-12:00 Minicurso 11: O papel das universidades no desenvolvimento tecnológico nacional 11, 17 Graduando José Gabriel Freitas (Agronomia/UFRB)
Lattes
SALA 
14:00-16:00 Minicurso 09: Descomplicando o Lattes (Parte 02/02) 04 Profª. Dra. Isis Juliana Figueiredo de Barros (CFP/UFRB)
Lattes
SALA 

MESAS REDONDAS

Horário Tema da Atividade ODS Mediador Palestrante Link
09:00-10:30 Mesa Redonda 34: Estratégias de Promoção da Saúde no Cuidado Cardiovascular 03 Graduanda Camila Emille Reis da Silva (Nutrição/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Carlos Alberto Soares da Costa (CCS/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix (CCS/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Clotilde Assis Oliveira (CCS/UFRB)
Lattes
SALA 
10:00-11:30 Mesa Redonda 35: A UFRB e os requisitos para uma unidade EMBRAPII 17 Profº. Dr. Ariston de Lima Cardoso (CETEC/UFRB)
Lattes
Dr. Fabio Stallivieri (Assessor da Diretoria
EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) (Economia/UFF)
Lattes
Profº.Dr. José Pereira Mascarenhas Bisneto (Vice-Reitor/CCAAB/UFRB)
Lattes
MSc. Etienne Marcos de Almeida Rocha (Consultor Ad Hoc da EMBRAPII)
Lattes
SALA 
13:00-14:30 Mesa Redonda 36: Implantação de sistemas integrados 15 Dra. Luciana Gerdes (Instituto de Zootecnia/Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Governo do Estado de São Paulo) 
Lattes
Profª. Dra. Daniele Rebouças Santana Loures (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Ossival Lolato Ribeiro (Pós/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Ulysses Cecato (UEM)
Lattes
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 37: Life below water - Preservação dos oceanos 14 Graduada Giselle Damasceno da Veiga (Oceanografia/UFPA) (Laboratório de Biologia Aquática/UFPA)
Lattes
Profª. Mestranda Margarete Virginia Das Virgens Barbosa (CETENS/UFRB)
Lattes
Pós-doutoranda Jana Menegassi del Favero (UFRJ, editora-chefe do Bate-Papo com Netuno)
Lattes
Marianna Menato (Consultora técnica e Co-fundadora do Projeto Socioambiental Seu Lixo Meu)
Linkedin
SALA 
14:00-15:30 Mesa Redonda 38: Gestão de políticas públicas e os objetivos do desenvolvimento sustentável: contribuições de um mestrado profissional em prol do desenvolvimento local 16, 17 Profº. Dr. Alexandre Americo Almassy Junior (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Neilton da Silva (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Renato de Almeida (CCAAB/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. João Soares Neto (CETEC/UFRB)
Lattes
SALA 
14:00-15:30

Mesa Redonda 39: A graduação na UFRB em meio a pandemia: programas e ações inclusivas no cenário do ensino remoto

libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS 

04 Dra. Janete dos Santos (PROGRAD/UFRB)
Lattes
Profº. MSc. Anderson Rafael Siqueira Nascimento (NUPI/UFRB)
Lattes
Raquel Souza Lima (NUPI/UFRB) 
Lattes
Mestranda Daniela Betânia dos Santos Ferreira (NUPI/PROGRAD)
Lattes
Raphael Lima Costa (NUPROP/PROGRAD)
Lattes
Profª. Dra. Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão (CETENS/UFRB)
Lattes
SALA 
14:30-16:00 Mesa Redonda 40: A água que nos sustenta! 06 Profª. Dra. Ludmilla Santana Soares e Barros (CCAAB/UFRB)
Lattes
Mestranda Danuza das Virgens Lima (Microbiologia Agrícola/UFRB)
Lattes
Mestranda Kristy Ellen Oliveira Santos (Microbiologia Agrícola/UFRB)
Lattes
Mestranda Juliana Lira Gama Pires Alves (Defesa Agropecuária/UFRB)
Lattes
Thiago Araujo Boulhosa (Especialista em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – SMVBA)
Lattes
SALA 
14:30-16:00 Mesa Redonda 41: Protagonismo das cooperativas na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 01, 02, 05, 08, 10, 11, 12, 17 Mestranda Alane Amorim Barbosa Dias (Extensão Rural/UNIVAS)
Lattes
Profº. Mestrando Henrique Azevêdo Carvalho (Uniasselvi-FAMEG)
Lattes
Profº. MSc. Marcio Rodrigo Caetano de Azevedo Lopes (IFBAIANO)
Lattes
José Alberto Batista (Superintendente do Sistema OCEB)
- 

SALA 
16:00-17:30

Mesa Institucional 4: Regional Nordeste de Universidades Federais (RENE) e sua ação de cooperação acadêmica internacional

libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS 

04, 17 Profª. Dra. Carolina Fialho Silva (CAHL/SUPAI/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. José Daniel Diniz Melo (Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Presidente da Regional Nordeste de Universidades Federais (RENE))
Lattes
Profº. Dr. Henry Iure de Paiva Silva (Presidente do Comitê Gestor de Cooperação da Regional Nordeste de Universidades Federais (RENE) e Presidente da Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Lattes
MSc. Leonel Leal Neto (Representante PNUD)
Lattes e Linkedin
SALA 
17:30-18:30

Mesa de Encerramento

libraATIVIDADE DISPONÍVEL EM LIBRAS 

  Profº. Dr. Maurício Ferreira Silva (Pró-Reitor da PPGCI - UFRB)
Lattes

Profº. Dr. Maurício Ferreira Silva (Pró-Reitor da PPGCI - UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Tatiana Ribeiro Velloso (Pró-Reitora de Extensão/PROEXT/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Karina de Oliveira Santos Cordeiro (Pró-Reitora de Graduação/UFRB)
Lattes
Profº. Dr. Carlos Alberto Santos de Paulo (Pró Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis/PROPPAE/UFRB)
Lattes
Profª. Dra. Soraia Barreto Aguiar Fonteles (Coordenadora de Pesquisa da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação, Criação e Inovação/PPGCI/CCAAB/UFRB)
Lattes

SALA 

SESSÕES INTERATIVAS

Horário Título do Trabalho  Discente Orientador Link
08:00-08:20 A Trajetória Profissional de Egressos com Deficiência da UFRB Marcelo Andrade da Hora Susana Couto Pimentel SALA 
08:30-08:50 Educação Infantil Camponesa: Reflexões Sobre a Relevância da Formação de Professores na Especificidade da Educação do Campo Fabiana Castelo Branco de Santana Idalina Souza M. Borghi
09:00-09:20 Inclusão no Ensino Superior: Desafios Vivenciados por Estudantes com Deficiência Mayne Costa Cerqueira Susana Couto Pimentel
09:30-09:50 Diagnósticos de Enfermagem da Cipe® a Pessoa Com Insuficiência Cardíaca na Unidade de Terapia Intensiva A. G. C. Santana Nuno D. C. Félix
10:00-10:20 Elaboração de ferramenta para avaliação de cuidados paliativos na emergência hospitalar: Relato de experiência N. E. C. Bacelar; Claúdia Feio da M. Lima
10:30-10:50 Quebrando Rotina: Micareta De São Félix-Ba Valdelice da C. Santos Daniela Abreu Matos
11:00-11:20 Saúde Mental da População Negra e Relacionamentos Interraciais: Revisão da Literatura W. L. G. de Oliveira Rosa Candida Cordeiro
11:30-11:50 Uberização do trabalho: Os entregadores por aplicativos no capitalismo digital Lorena Neris Almeida Bruno José R. Durães
12:00-12:20 Atuações e Articulações das Organizações Pesqueiras no Sul da Bahia frente aos Impactos Socioambientais causados pelo derramamento de Óleo e as Estratégias de Resiliência e Recuperação Samyr Ferreira dos Santos Suzana Moura Maia

Atividades Culturais

Edital - Insubmissões Culturais: A arte de reXistir

Resultado

Chamada para Apresentações e Mostras Artísticas e Culturais.pdf

Inscrições

Inscrições

1 - Cadastro no Sistema de Eventos:

Para realizar a sua inscrição na RECONCITEC 2020, adote os seguintes procedimentos:

  • Clique no botão "Inscrição/submissão"
  • Clicar no botão "criar conta"
  • Insira os dados solicitados
    • CPF
    • Nome completo (O nome informado será o mesmo disponível no certificado do evento)
    • E-mail
    • Senha
    • Indique por gentileza, se possui algum tipo de necessidade especial
    • Clicar em "Registrar"

2 - Inscrição na VI RECONCITEC:

Para realizar a sua inscrição na RECONCITEC 2020, adote os seguintes procedimentos:

  • Acesse o sistema do evento: SISTEMA
  • Insira o usuário e senha
  • Clique em inscrição
  • Escolha o evento Reconcitec 2020
  • Insira as seguintes informações: Instituição, categoria, participação e número de celular
  • Clique em salvar

Submissões

  Resultados dos Trabalhos na Reconcitec 2020.pdf

Submissão de resumo: Somente após efetuada inscrição no Evento, o usuário poderá realizar a submissão do resumo. No ato da submissão, o proponente deverá escolher uma das trilhas disponíveis no Sistema (PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Voluntário; PIBITI, PIBITI Voluntário; Atividade de Extensão; PPQ; PIBID; Pós-graduação; PET UFRB; Outras categorias da UFRB e Externos à UFRB.

Obs1: O proponente deverá escolher uma trilha correspondente ao programa de bolsa ou de Pós-graduação ou de extensão ao qual esteja vinculado.

Obs2: Discentes (não vinculados a programas de bolsa e de pós-graduação), Servidores Técnicos Administrativos e Docentes da UFRB e de outras Instituições deverão submeter seus resumos, respectivamente, nas trilhas "Outras categorias da UFRB" e "Externos à UFRB".

Submissão de Trabalhos na Reconcitec 2020.pdf

 

Orientações para as submissões nas trilhas PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC Voluntário; PIBITI e PIBITI Voluntário; PIBEX, PIBID, PET, PPQ e Residências UFRB

Orientações para as submissões nas trilhas PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC Voluntário; PIBITI e PIBITI Voluntário; PIBEX, PIBID, PET, PPQ e Residências UFRB

1. Os trabalhos das Trilhas PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC Voluntário; PIBITI e PIBITI Voluntário; PIBEX, PIBID, PET, PPQ e Residências, permanecerão com a submissão suspensa, aguardando a revisão, eventuais correções e a liberação do orientador do trabalho no Sistema. Os trabalhos que não forem liberados pelos orientadores não seguirão para a avaliação, sendo automaticamente rejeitados;

2. Os resumos deverão ser aceitos ou recusados de acordo com a versão enviada pelo autor. Após a submissão, o discente não conseguirá realizar correções. Todavia, o orientador poderá fazer ajustes no resumo antes da liberação do trabalho no Sistema.

3. Após a publicação do resultado, os autores dos trabalhos aprovados deverão enviar vídeopôsteres, seguindo instruções específicas. No momento do envio do vídeo-pôster, os autores deverão (a) autorizar ou não o uso de imagem do autor e (b) manifestar ou não o interesse na veiculação do vídeo-pôster nos meios e canais de divulgação de conteúdo digital da UFRB.

Orientações para as submissões na trilha: PÓS-GRADUAÇÃO - UFRB

Orientações para as submissões na trilha: PÓS-GRADUAÇÃO - UFRB

1. Os trabalhos da trilha Pós-graduação da UFRB permanecerão com a submissão suspensa, aguardando a revisão, eventuais correções e a liberação do orientador do trabalho no Sistema. Os trabalhos que não forem liberados pelos orientadores não seguirão para a avaliação, sendo automaticamente rejeitados;

2. Os resumos deverão ser aceitos ou recusados de acordo com a versão enviada pelo autor. Após a submissão, o discente não conseguirá realizar correções. Todavia, o orientador poderá fazer ajustes no resumo antes da liberação do trabalho no Sistema.

3. Após a publicação do resultado, os autores dos trabalhos aprovados deverão enviar vídeopôsteres, seguindo instruções específicas. No momento do envio do vídeo-pôster, os autores deverão (a) autorizar o uso de imagem do autor e a veiculação do vídeo-pôster nos meios e canais de divulgação de conteúdo digital da UFRB.

4. É no momento da submissão que os discentes de Pós-graduação deverão indicar o interesse em apresentar o seu trabalho numa sessão interativa (atividade ao vivo, com a participação de uma banca e da audiência, que poderão eventualmente, enviar perguntas e considerações aos apresentadores).

Outras categorias da UFRB e Externos á UFRB

Outras categorias da UFRB e Externos á UFRB

1. Os trabalhos externos à UFRB seguirão automaticamente para a avaliação (SEM necessidade da liberação do orientador);

2. Os resumos deverão ser aceitos ou recusados de acordo com a versão enviada pelo autor. Após a submissão, o autor não conseguirá realizar correções.

3. Após a publicação do resultado, os autores dos trabalhos aprovados deverão enviar vídeopôsteres, seguindo instruções específicas. No momento do envio do vídeo-pôster, os autores deverão (a) autorizar ou não o uso de imagem do autor e (b) manifestar ou não o interesse na veiculação do vídeo-pôster nos meios e canais de divulgação de conteúdo digital da UFRB.

Vídeo-Pôsteres

Os vídeo-pôsteres ficarão disponibilizados no canal da UFRB e serão avaliados de forma off-line pela Comissão Cientifica. Caso o público deseje colaborar ou tirar dúvidas sobre a Pesquisa, poderá entrar em contato com o autor no email disponibilizado no vídeo.
 

 

CONFIRA TODOS OS VÍDEOS AQUI!

Sessões Interativas

Lista de apresentaçãoes de trabalhos das Sessões interativas

Contato

Quer falar conosco ou tirar alguma dúvida? Estamos a disposição no e-mail:

reconcitec@ppgci.ufrb.edu.br

Dúvidas

Quais os procedimento para resolução dos problemas de senha do usuário?

Quais os procedimento para resolução dos problemas de senha do usuário?

PRIMEIRO PASSO

1) Solicite ao usuário para verificar a caixa de spam, itens deletados, ou lixeira na sua conta de email e verifique se foi recebido algum email cujo título inicia com “[UFRB Eventos]”

Como o sistema envia links em alguns dos emails, é esperado em algumas contas que o email seja rejeitado e direcionado para essas caixas.

SEGUNDO PASSO (caso o primeiro passo não tenha resolvido o problema)

1) Acessar o sistema como usuário administrador

2) Ir na opção "Usuários" no menu lateral

3) Pesquisar usuário desejado pelo nome

4) Ao encontrar o usuário, clicar no ícone do lápis

5) Verificar se o CPF e email do usuário está preenchido corretamente

O usuário pode ter digitado o CPF errado, ou o e-mail errado, ou até o CPF com espaços

6) A própria pessoa que fez a verificação pode acessar a página https://ppgcieventos.ufrb.edu.br/recover-password colocar o CPF do usuário e assim o email de recuperação de senha (considerando que o e-mail foi preenchido corretamente) será enviado.

Sou autor ou orientador (com trabalho aprovado) como acesso a sessão interativa ou apresentação ao vivo no dia do evento?

Sou autor ou orientador (com trabalho aprovado) como acesso a sessão interativa ou apresentação ao vivo no dia do evento?

O link da sala para sua participação será enviado até 1 (um) dia antes da sua apresentação. Fique atento ao seu e-mail cadastrado quando do envio do seu resumo / vídeo e se programe para acessar. O link é pessoal e intransferível e foi enviado para seu email.

Para autor com trabalho aprovado para apresentação na sessão interativa, haverá lista de presença na sua respectiva sessão. Confirme com o monitor se foi computada sua participação até o final de sua sessão. O certificado de apresentação de trabalho só será emitido para quem se apresentar e assinar a lista nas respectivas sessões.

Orientamos verificar antes da sala abrir se o som e imagem estão funcionando bem. Caso tenha algum problema, favor contatar o monitor da sala.

Haverá intérprete de libras?

Haverá intérprete de libras?

Quando publicarmos a programação divulgaremos as sessões que terão intérprete de libras.

Quantas horas de Congresso constará no Certificado (inscritos / participantes em geral?

Quantas horas de Congresso constará no Certificado (inscritos / participantes em geral?

Os certificados serão de:

Para ouvinte a carga horária será de: 48h e para participação em minicurso a carga horária será de: 4h. Já os certificados de apresentações de trabalhos (vídeo-poster e sessão interativa), constarão no certificado apenas a apresentação do trabalho sem vinculação de Carga Horária.

Os certificados somente estarão disponíveis para quem participar de no mínimo duas atividades (palestra, mesa-redonda, minicurso, sessão interativa) nos quatro dias do evento.

Haverá lista de presença?

Haverá lista de presença?

Para os inscritos, basta se autenticar na plataforma do congresso. Caso tenha assistido, no mínimo, duas atividades por dia, nos quatro dias do evento terá direito ao certificado de 48h para ouvinte. Já para receber o certificado de minicurso, faz-se necessário efetuar inscrição no minicurso desejado e assistir as 4h de atividade.

Como eu recebo o(s) Certificado(s)?

Como eu recebo o(s) Certificado(s)?

O usuário deve seguir os seguintes procedimentos:

1. Logar na sua sessão do sistema de eventos: SISTEMA

2. Acessar o menu: certificados

3. Escolher o evento: VI Reconcitec

4. Clicar em gerar certificados

Como faço minha inscrição na Reconcitec 2020? Como será o credenciamento?

Como faço minha inscrição na Reconcitec 2020? Como será o credenciamento?

Para assistir e participar nas sessões de transmissão ao vivo, será necessário ter realizado a inscrição no evento. Para isso, acesse o link: SISTEMA realize o seu cadastro, efetue a sua inscrição no evento e verifique a(s) atividade(s) desejada.

Tem que baixar algum programa específico no computador ou smartphone para participar e/ou assistir as atividades disponibilizadas no evento?

Tem que baixar algum programa específico no computador ou smartphone para participar e/ou assistir as atividades disponibilizadas no evento?

Não. A transmissão será feita através dos nossos meios de comunicação online (mídias sociais e canais no Youtube). É importante que tenha uma boa conexão com internet de banda larga para poder usufruir de todos os detalhes.

Quais são as boas práticas para palestrantes, conferencistas, participantes de mesa de redonda e de sessão interativa terem maior sucesso para interagir durante as sessões?

Quais são as boas práticas para palestrantes, conferencistas, participantes de mesa de redonda e de sessão interativa terem maior sucesso para interagir durante as sessões?

Utilizar um headset (fone de ouvido+microfone). Manter o microfone fechado (em MUTE) quando não estiver falando. Evite ruídos externo tais como: televisão ligada, ventilador, janelas abertas na casa, outras janelas do navegador (computador) abertas, etc. Reserve um local iluminado e tranquilo para focar exclusivamente no evento durante o período da apresentação. Caso utilize óculos, evite iluminação forte e procure uma posição favorável de modo que não haja reflexos indesejados nas lentes durante a transmissão.

As atividades (palestra, mesa redonda, minicurso, conferência, apresentação de trabalho e atividade cultural) ficarão disponíveis depois?

As atividades (palestra, mesa redonda, minicurso, conferência, apresentação de trabalho e atividade cultural) ficarão disponíveis depois?

A RECONCITEC é ao vivo como todo evento programado com antecedência. Recomendamos assistir as sessões de seu interesse em tempo real. As atividades ocorrerão entre os dias 03 e 06 de novembro, das 8h às 20h, consulte a programação no site oficial do evento.

A RECONCITEC é apenas para a comunidade da UFRB?

A RECONCITEC é apenas para a comunidade da UFRB?

Não. A RECONCITEC é um evento promovido pela UFRB de forma pública e gratuita e todos (as) pessoas podem se inscrever e participar do evento. Inclusive, a participação da comunidade externa enriquecerá muito o evento.

Consigo assistir as palestras do meu celular/tablet?

Consigo assistir as palestras do meu celular/tablet?

Sim. A plataforma e adaptável para computadores e outros dispositivos.

logomarcas parceiros01


Voltar para o topo

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - RECONCITEC © 2020

  • Você está aqui:  
  • Home
  • Reconcitec2020

Voltar ao Topo

© 2025 PPGCI | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia