Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cooperação Internacional

 O programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais apresenta abaixo os projetos e contratos internacionais estabelecidos por docentes do PPGRGV.

 

Os acordos de cooperação internacionais vigentes na UFRB com instituições parceiras estão listadas na página na Superintendência Internacional da instituição (https://www.ufrb.edu.br/supai/convenios-internacionais-da-ufrb).

 

PROJETOS INTERNACIONAIS

 

1) Biodiversidade Florística do Sudoeste da Bahia
Em 2016, foi assinado um acordo de Cooperação Técnica-Científica, com data de Assinatura: 11.07.2016 (DOU, seção 3, nº 132) para realização do inventários dos remanescentes florestais da Bahia. Documentos estão online do site da UFRB: https://ufrb.edu.br/supai/images/documentos/Convenios/ConvnioKew.pdf.
Resposnável: Lidyanne Yuriko Saleme Aona (UFRB).
Período: 11.07.2016 a 10.07.2021.

 

CONTRATOS INTERNACIONAIS

 

1) Contrato de cooperação técnica 67724-10565 com a Cornell University e Fundação Bill & Melinda Gates referente à execução do projeto “NextGen Brazil: melhoramento genético de mandioca de próxima geração”, que tem como objetivo implementar a seleção genômica em mandioca, assim como desenvolver métodos de indução de florescimento. Durante a execução do projeto serão testados e validadas diferentes abordagens genético-estatísticas para melhorar a acurácia de predição dos valores genético genômicos para atributos agronômicos de maior interesse no melhoramento da mandioca. De forma simultânea, serão realizados testes de enxertia, uso de hormônios e variação de fotoperíodo para melhoria na produção de flores para futuros cruzamentos.
Responsável: Prof. Dr. Eder Jorge de Oliveira (EMBRAPA).
Período: 2016 a 2019, renovado até 2023 (NextGen Brazil: melhoramento genético de mandioca de próxima geração - Fase II).

 

2) Acordo de Cooperação e Subvenção Privada, SAIC/AJU n.º 10200.12/0208-2-01, com a Syngenta Foudation for Sustainable Agriculture - SFSA, referente á execução do projeto “MandiPlus” cujo objetivo é desenvolver tecnologias para produção de manivas-semente de mandioca.
Responsável: Prof. Dr. Eder Jorge de Oliveira (EMBRAPA).
Período: 2012 a 2017, enovado até 2023.

 

Outras parcerias Internacionais estabelecidas:

1. Parcerias estabelecidas com International Institute of Tropical Agriculture (IITA), Tanzânia.
2. Projeto de cooperação técnica PrBioplantas Center, Cuba
3. Cooperação técnica no Market place LAC-Brasil
4. Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria-Corpoica, Colômbia
5. Parcerias com Instituição NCGRP/ARS/USDA
6. Cooperação África-Brazil –
7. Corporación Bananera Nacional (Corbana) - Costa Rica.
8. Parcerias com Universidade Earth, em San José, Costa Rica

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página