Linhas de Pesquisa

• Conservação, valoração e uso de recursos genéticos vegetais
Missões de coleta para estabelecimento e enriquecimento de bancos de germoplasma ex situ, in situ e on farm de espécies nativas e crioulas, incluindo estratégias para obtenção de duplicatas de segurança como criobanco, conservação in vitro e bancos de sementes. Desenvolvimento e aprimoramento de métodos de conservação e manejo dos recursos genéticos vegetais, a sistematização das informações geradas e os procedimentos de intercâmbio. A integração dos conceitos básicos da botânica, dentro dos aspectos ecológicos e evolutivos. A discussão dos processos ecofisiológicos dos vegetais superiores, com estudo da morfogênese in vivo e in vitro e dos fatores que a afetam, suas interações com os fatores bióticos e abióticos. Métodos eficientes de propagação de plantas para  aplicação nos sistemas agrícolas e na preservação da biodiversidade. Caracterização de germoplasma a partir de dados morfoagronômicos e moleculares visando estudar a variabilidade genética e seleção de genótipos para a valoração, segurança alimentar, diversificação e novos usos sustentáveis dos recursos genéticos vegetais com ênfase nas fibras vegetais, plantas ornamentais, metabólitos secundários, biocompostos e bioprodutos para indústria alimentícia, estética, medicinal e farmacêutica, além de promotores de crescimento e controle de agentes fitopatológicos utilizando associação com microrganismos.

• Melhoramento, fenotipagem de alto desempenho e análise genômica
Estudo da organização da variabilidade e estrutura genética de espécies cultivadas, pré-melhoramento, seleção e melhoramento de genótipos superiores por técnicas de melhoramento clássico e biotecnológico. Bases genéticas de caracteres de interesse agronômico. Estimação de componentes de variância, parâmetros genéticos e ganhos de seleção. Métodos de melhoramento aplicados às culturas do abacaxi, banana, citros, mandioca, mamão, mamona e maracujá. Aplicação de metodologias de fenotipagem de alto desempenho ou não convencional no melhoramento genético de plantas. Uso de marcadores de DNA (diversidade, seleção assistida, genômica e de associação), proteômica e epigenética  no melhoramento genético de plantas.

• Diversidade, evolução e reprodução de espécies vegetaisl
Organização e disponibilização do conhecimento da biodiversidade vegetal e dos recursos genéticos silvestres e cultivados por meio de estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos, a partir da integração de dados macro e micro morfológicos, genéticos e moleculares. Compreensão de padrões e processos evolutivos e proposição de delimitação de táxons e classificações naturais com foco na biota brasileira, principalmente na Flora da Bahia. Enfoque na taxonomia clássica com revisões taxonômicas, descrição de novas espécies, elaboração de chaves de identificação, ilustrações científicas, mapas de distribuição e comparação entre floras. Integração com estudos moleculares, evolutivos, filogenéticos e biogeográficos na reconstrução da história espaço-temporal de diversificação de linhagens, contribuindo para o entendimento da evolução morfológica das linhagens e origem e evolução dos biomas. Estudos reprodutivos, fenológicos e populacionais que subsidiem a conservação de espécies nativas, com enfoque principal sobre espécies ameaçadas de extinção, raras e endêmicas, espécies dominantes e/ou com grande importância econômica. Estudos de análises de viabilidade populacional, modelos populacionais para análise de exploração sustentável dos recursos naturais, genética de populações e conservação ex-situ, entre outros. Estudos anatômicos com enfoque nos órgãos vegetativos e reprodutivos de várias famílias, através de abordagens estruturais, ecológicas, histopatológicas, taxonômicas e filogenéticas.