Projetos de pesquisa estruturantes e interinstitucionais

Projetos de Pesquisa Estruturantes do Programa

- “Corpo, Sociabilidades e Afetos: trajetórias, trânsitos e experiências”

O projeto é coordenado pelo professor Wilson Penteado e tem como integrantes os professores Salete Nery, Thaís Joi e Thiago Soliva. Também integram o projeto Moacir Carvalho, bolsista PNPD, 07 (sete) mestrandos do programa e 01 (uma) discente da graduação da UFRB. O projeto pertence à Linha 1.

- “O Cotidiano da Violência - gênero, raça e sociabilidades”

O projeto é coordenador pela professora Angela Figueiredo e Suzana Maia. Integram o projeto 02 (duas) mestrandas e um egresso do Programa. O projeto pertence a Linha 1.

- “Política, sociedade e políticas públicas”

O projeto é coordenador pela professora Maria Inês Caetano e tem como integrantes os professores Maurício Ferreira da Silva e Antônio Eduardo Alves de Oliveira. Também integram o projeto 5 (cinco) mestrandos. O projeto pertence a Linha 2.

- “Teoria sociológica e desenvolvimento: as desigualdades sociais no Brasil e na América Latina”

O projeto é coordenador pelo professor Diogo Valença de Azevedo Costa e Thais Joi Martins. Também integram o projeto 4 (quatro) mestrandos. O projeto pertence a Linha 2.

Projetos de Pesquisa Interinstitucionais

- “Segmentação social no sistema de Ensino Superior e seu papel na reprodução da estrutura de classes sociais do Brasil contemporâneo”

Projeto coordenado pela professora Thais Joi Martins. Integram o projeto os professores Ana Maria F. de Almeida e Maurício Ernica, ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP.

- “Florestan Fernandes e os dilemas sociais brasileiros: história do tempo presente”

Projeto coordenado pela professora Eliane Veras Soares, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Além do professor Diogo Valença de Azevedo Costa, do PPGCS-UFRB, o projeto envolve mais duas universidades: a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

- “Memória e Construção Social dos Gostos: relações entre cultura, mercado e consumo”

O projeto é coordenado pela professora Salete Nery e tem como integrantes os professores Thaís Joi Martins, Wilson Penteado, Moacir Carvalho, todos pertencentes ao programa. Conta ainda com a participação de professora Milene Gusmão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Quanto ao corpo discente, temos: 02 (dois) doutorandos, 06 (seis) mestrandos e 01 (um) graduando. Os discentes pertencem às duas distintas instituições parceiras.