Measb recebeu exposição intitulada A Arte de Curar: Natureza e Fé

Publicado: Quarta, 16 Outubro 2019 19:17

A exposição “A Arte de Curar: Natureza e Fé”, realizada entre 16 de outubro e 16 de novembro de 2019, no Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB), em Cruz das Almas, buscou visibilizar o ofício das rezadeiras e suas práticas de cura através da fé e das plantas.

A exposição foi produzida como atividade da disciplina Exposição Curricular, do curso de Museologia da UFRB, ministrada por Patrícia Santos, professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras e gestora do MEASB. A escolha da sede do MEASB permitiu contextualizar a exposição ao ar livre e na natureza, e possibilitou a interação entre a comunidade local e a comunidade acadêmica da Universidade.

A exposição apresentou a prática da manipulação de ervas e plantas medicinais, a partir de crenças e da espiritualidade, por meio da exibição do acervo de folhas, plantas, ervas, chás, banhos de descarrego e garrafadas. Através da narrativa, buscou-se um viés de perpetuação do conhecimento da medicina popular.
fototatiana

indigenas