Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Acervo

 
 

O acervo sob guarda do MEASB documenta a memória do ensino agrícola e das ciências e tecnologias agrárias, desenvolvidas no Brasil a partir do século XIX. Trata-se de um diversificado conjunto de peças por meio das quais é possível traçar um panorama do patrimônio constituído ao longo das distintas fases da antiga Escola Agrícola da Bahia.

EAB Estandarte

Considerado um tipo de bandeira, o estandarte é uma insígnia com imagens e cores alusivas a sua instituição. Composto por meio de técnicas variadas, um estandarte pode combinar pintura, ricos bordados e aplicação de pedrarias em peças de extraordinária beleza e simbologia.  O termo "estandarte" é aplicado a vários tipos de bandeiras, a depender do contexto em que estão inseridas. Podem ser encontradas no âmbito militar, religioso e civil. 

O estandarte da Escola Agronômica da Bahia, criado na década de 1940 para representar a instituição em solenidades e celebrações públicas, é um objeto/documento que marca a transferência da Escola para a cidade de Cruz das Almas no Recôncavo Baiano.

Em formato retangular com três pontas na parte inferior, é composto por vários tecidos superpostos. Um tecido de algodão é utilizado no meio para sustentação da peça; no verso um tecido acetinado; e no anverso, um veludo ao qual são sobrepostos os bordados e pedrarias. Nas laterais encontram-se aplicações de lantejoulas e linhas metálicas, que levam a um elaborado bordado na extremidade inferior.

É uma das peças mais importantes do nosso acervo e apresenta símbolos atribuídos à agronomia. Na parte central do estandarte está um teodolito e um arado, ladeado por ramos de cacau e fumo, todos bordados com fios de seda e metal.  Na parte superior podemos ler a inscrição “Escola Agronômica da Bahia”.

O estandarte possui características físicas, simbólicas e artísticas que demonstram seu valor histórico e cultural.

 

SEÇÕES

Arquivo histórico

O arquivo é composto por inúmeros documentos como registros de matrícula, diários de viagens, livros de atas e inventários. Um dos principais itens dessa coleção é a Ata de fundação do Imperial Instituto Baiano de Agricultura, assinada pelo Imperador D. Pedro II e outras personalidades ligadas à política e à agricultura no Recôncavo baiano no século XIX.

Biblioteca

Teses manuscritas, livros e periódicos datados do século XVIII ao XX compõem a biblioteca do MEASB. Essas publicações testemunham a história da educação, do ensino e da agronomia na Bahia e no Brasil. Algumas obras, de inigualável valor histórico, cultural e científico são consideradas raridades no mundo. Outras publicações estão em evidência pela beleza de sua iconografia.

Fotografias

A coleção de fotografias surpreende pela quantidade e diversidade dos registros. Algumas com mais de 100 anos, documentam as instalações físicas e os campos experimentais da primeira locação da instituição, em São Bento das Lages. As fotografias compõem uma verdadeira linha do tempo e testemunham a história e o cotidiano da antiga Escola em suas diferentes locações.

Mobiliário

Um belíssimo conjunto de móveis em madeira integra o acervo do MEASB. São 13 peças, entre as quais se destacam um piano da renomada marca Essenfelder e uma chapeleira antiga ricamente entalhada, com espelho em cristal bisotado, bengaleira e porta guarda-chuvas na parte inferior.

Quadros

Esse conjunto reúne fotografias emolduradas dos ex-diretores da antiga Escola Agrícola e outras personalidades políticas nacionais. Também fazem parte dessa coleção sete quadros em Óleo sobre tela datados do século XIX. Artur César Rios (primeiro diretor da Imperial Escola Agrícola da Bahia), Antonio de Araújo Aragão Bulcão (3º Barão de São Francisco), Gustavo Rodrigues Pereira Dutra (ex-aluno e professor da Escola) e D. Pedro II são algumas das figuras representadas nas telas.

Equipamentos

 Essa seção do acervo é composta por um conjunto de 84 peças.  São balanças, microscópios, teodolitos, calculadoras, miniaturas didáticas e outros equipamentos utilizados nas aulas, nos campos experimentais e laboratórios da antiga Escola. Alguns desses itens têm mais de 100 anos.

Fim do conteúdo da página