Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Linha do Tempo

1859 - Através do Decreto Imperial no 2.500-A, D. Pedro II criou o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura.

1859 - Inauguração do Instituto em sessão solene presidida pelo imperador D. Pedro II, no Paço Imperial da Capital Baiana

1862 - O Instituto cria comissão encarregada de propor o projeto de criação da Escola Agrícola da Bahia.

1877 - Inauguração da Escola Agrícola da Bahia, construída no Engenho de São Bento das Lages, na cidade de São Francisco do Conde - BA.

1904 - Extinção do Instituto e da escola e reversão dos seus bens ao Estado.

1905 - Reorganização do que restou da escola, agora sob a responsabilidade do Estado da Bahia e com o nome de Instituto Agrícola da Bahia. Nesse período o Instituto priorizou a pesquisa experimental em agricultura.

1911 - A administração do Instituto Agrícola da Bahia passa para o Governo Federal, que o transforma na Escola Média Teórico-Prática de Agricultura, ainda localizada em São Francisco do Conde.

1917 - O Governo Federal extingue a escola.

1919 - A Lei Estadual no 1.333 restabelece a instituição com o nome Escola Agrícola da Bahia.

1931 - O Decreto Estadual no 7.218 transfere a Escola para  Salvador. A Escola Agrícola da Bahia desenvolve suas atividades provisoriamente nos pavilhões da Hospedaria dos Imigrantes, no bairro de Monte Serrat.

1938 - O Decreto no 10.821 recria a Escola Agronômica da Bahia e determina a sua interiorização, como instituição de ensino superior destinada à formação de engenheiros agrônomos.

1940 - Cerimônia de colocação da Pedra fundamental marca a construção da nova Escola Agrícola da Bahia na cidade de Cruz das Almas

1943 - A Escola é transferida para a sua nova sede.

1967 - A Escola Agronômica da Bahia é novamente federalizada, através de decreto presidencial que a incorpora ao patrimônio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o nome de Escola de Agronomia.

2004 - Criação do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia e a doação da sede marcam o inicio do processo de organização do patrimônio remanescente da antiga Escola Agrícola da Bahia.

2005 - A Lei nº 11.151 cria a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com uma estrutura multicampi, com sede e foro na cidade de Cruz das Almas, e unidades instaladas nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira

2012 - Recuperação do acervo;

2014 - O Memorial comemora 10 anos.

2016 - Realização do projeto “Measb: (re)viva essa memória”, com o objetivo de estimular a visitação ao Memorial e consolidá-lo como equipamento cultural a serviço da sociedade.

2018 -  Documentação Museológica do acervo, construção de Política de Aquisição do Acervo e produção de catálogo, folder e marcador de livro. O projeto teve apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fim do conteúdo da página