Roda de Conversa Memórias da Escola de Agronomia lotou a sede do Measb

Publicado: Sexta, 29 Abril 2016 19:21

Alino Matta Santana e Benedito Marques da Costa, professores da UFRB, relataram, com muito entusiasmo, as suas memórias de décadas de experiência na Escola de Agronomia, na tarde de ontem, no Measb. A roda de conversa Memórias da Escola de Agronomia foi um espaço descontraído para compartilhar o cotidiano da Escola de Agronomia – política, ciência, amores, saudades e curiosidades. O público, cativado pela narrativa de Alino e Benedito, interagiu com os professores.

Os professores contaram como ingressaram na Universidade e quais eram os critérios de admissão no Ensino Superior na época da Lei do Boi, que previa cotas para filhos de latifundiário nos cursos de Agronomia e Veterinária. Relataram, também, experiências vividas na época da Ditadura Militar, como perseguições, prisões e assassinatos de colegas, por parte da repressão do regime.

Alino Santana pontuou que a área onde hoje está a sede da UFRB foi resultado da expropriação de 99 propriedades que somavam 4 mil tarefas de terra, e que a chegada de professores, na década de 1940, dinamizou a vida cultural de Cruz das Almas. "A Escola trouxe cinema, teatro, jornais... mudou a vida da minha cidade”, afirma Alino.

A Pró-Reitora de Extensão Tatiana Velloso, egressa do curso de Agronomia, considerou que “foi um momento de rememorar a história para compreensão das estruturas acadêmicas e políticas da sociedade agrária brasileira, de maneira crítica”.

O evento é parte do Reviva, projeto que prevê várias ações culturais e acadêmicas no Memorial. Maitê Rangel, coordenadora do Measb, ficou satisfeita com o público de cerca de 100 pessoas na primeira ação do Reviva aberta à comunidade. "É muito gratificante ver o Memorial cheio de vida. Trabalhamos pela salvaguarda do acervo, mas a conservação desse patrimônio ganha sentido em momentos como esse, em que a comunidade se apropria do espaço. Isso é parte da nossa razão de ser", avalia Maitê.

foto2

foto 03

O públicou aproveitou o evento para conhecer o acervo do Measb e apreciar o canto do Coral da UFRB, no final da tarde.

foto 1

foto4

PROJETO REVIVA - engloba uma série de ações culturais previstas para os meses de abril e maio. Rodas de conversas, oficinas, visitas guiadas, cine memória, música, sarau, rodas de conversa e contação de história fazem parte da diversificada programação do projeto. As ações têm a pretensão de dinamizar o espaço do Memorial, tornando-o mais visitado e conhecido, e promover o debate sobre questões relacionadas à memória e à preservação patrimonial.

Acompanhe a página do Measb e não perca as próximas programações do Reviva.