Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cruz das Almas

 

Histórico

O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix. Diz à lenda que o nome Cruz das Almas faz referência aos antigos tropeiros que passavam pela região que ao chegarem à antiga vila de Nossa Senhora do Bonsucesso, eles encontravam no centro da vila uma cruz em frente à Igreja Matriz onde paravam e rezavam para as almas dos seus mortos.

Os primeiros povoadores do município procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela uberdade do solo. Sabe-se que dentre os principais pioneiros, se acham as tradicionais famílias Batista de Magalhães e Rocha Passos, brasileiros e descendentes de portugueses, ambas.

Os precursores estabeleceram plantação de cana-de-açúcar, fundaram engenhos e iniciaram a construção do arraial no grande planalto, à margem da estrada real que, partindo de São Felix se dirigia ao Rio de Contas e em seguida para Minas Gerais e Goiás.

O novo arraial pertencia à freguesia de São Félix. A capela existente foi elevada depois à freguesia com o nome de Nossa Senhora do Bonsucesso da Cruz das Almas, por Alvará Régio de 22 de janeiro de 1815. Até o fim do Império, pertencia à freguesia de Outeiro Redondo. Nove anos depois da proclamação da República, obteve independência.

Assim, o Arraial foi elevado à categoria de Vila e Município, ficando autônomo pela Lei Estadual nº 119, de 29 de julho de 1897.

 

População

A população do município está em torno de 63.299 habitantes, com uma densidade demográfica de 402,12 hab./km².

 

Geografia

Limites

Ao Norte – Muritiba

Ao Sul – São Felipe

A Oeste – Conceição do Almeida e Sapeaçu

A Leste – São Félix.

 

Educação

Cruz das Almas possui vários colégios particulares e públicos em toda a sua extensão, mas se destacam as seguintes instituições de ensino superior:

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo

UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná

UNINTER

UNIFACS – Universidade Salvador

 

Instituição de Pesquisa

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Mandioca e fruticultura tropical).

 

Economia

A economia da cidade é voltada em torno da agricultura, com destaque para plantações de fumo, laranja, limão tahiti e mandioca. O município possui várias indústrias e distribuidoras nacionais que exportam seus produtos para vários países. A cidade é conhecida por ser apelidada de "Capital do Fumo" por ser a maior produtora de tabaco da Bahia e possuir muitas indústrias voltadas para a cultura do fumo. A cidade é uma das maiores exportadoras de fumo da América Latina, distribuindo mais de 1000 toneladas de fumo por ano a países de todo o mundo.

No setor secundário a cidade também se destaca a indústria cruzalmense é conhecida por ter um pólo industrial calçadista e têxtil, que abriga filiais de empresas do ramo.

No setor terciário, a cidade possui várias redes de serviços, grandes cadeias de lojas, além de possuir cinco agências bancárias.

 

Acessos

Situa-se no recôncavo Sul da Bahia, distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se pela BR 101 e 324.

 

Como chegar:

 - Salvador

direcao SSA Cruz

 

 Vegetação

Mata Atlântica.

 

Solo

Grande parte ocupado pelo tipo latossolo amarelo e o argissolo amarelo de textura franco-argilo-arenospical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Nordeste do Brasil.

Solo típico do litoral do nordeste brasileiro.

 

Turismo

Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João. O São João de Cruz das Almas é um dos maiores do Brasil, nesta época a cidade chega a receber mais que o dobro de sua população ficando até com mais de 150 mil habitantes.

 

Hidrografia

Faz parte das vertentes do Rio Paraguaçu, entre seus afluentes os principais são os riachos:

  • Capivari
  • de Tomaz
  • Jaguaripe
  • Caminhoá
  • Poções
  • Araçás
  • da Estiva
  • Laranjeira

 

Lagoas

  • da Tereza Ribeiro
  • do Engenho da Lagoa - Distante 20 km do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 km² de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ) Essa barragem tem 40m de comprimento e 142m de altura máxima. Foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca. (DENOCS).

 

Referência

1. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
3. Censo Populacional 2012. Censo Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1º de julho de 2013). Página visitada em 30 de agosto de 2013.
4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 07 de agosto de 2013.
5. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). Perfil do município de Cruz das Almas - BA. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Página visitada em 4 de março de 2014.
6. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/comparamun/compara.php?codmun=290980&coduf=29&tema=frota&codv=V13&lang=

 

Fim do conteúdo da página