Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Bibliotecário

Publicado: Quinta, 12 Março 2015 17:23

No dia 12 de Março,comemora-se o dia do bibliotecário, data de nascimento de Manuel Bastos Tigre, identificado como o primeiro bibliotecário por concurso público em terras tupiniquim.
Instituído pelo decreto 84.631 de 9 de abril de 1980, a data é comemorada em todo o território nacional, este decreto também instituiu a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” que é comemorada no período de 23 a 29 de outubro”.

Nascido na cidade de Recife em 12 de março de 1882, foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. E em todas as áreas obteve sucesso, especialmente como publicitário(1) . ". Suas obras poéticas eram assinadas pelo pseudômino de “D.Xiquote”.

Em 1906, após concluir seu curso de engenharia(2) , viajou aos Estados Unidos para fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, foi quando conheceu o bibliotecário Melvil Dewey (1851-1931), filósofo e bibliotecário americano, que em 1873 idealizou um sistema hierárquico de classificação bibliográfica, dividindo os diversos campos do conhecimento em ordem decimal, publicado pela primeira vez em 1876, Manuel interessou-se pela profissão.

Ingressou por concurso no Museu Nacional do Rio de Janeiro, com a tese sobre “A classificação decimal”, assumindo depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil onde serviu por mais de 20 anos. Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, faleceu em 1 de Agosto de 1957.

O bibliotecário é um profissional da informação, capacitado a planejar, organizar, gerenciar bibliotecas, centros, serviços e redes de informação e documentação em empresas, bancos, sindicatos, discotecas, editoras, arquivos, museus e outras organizações.

Para exercer a profissão é preciso ser formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação. A profissão é regulamentada pelas Leis 4.084/62 e 9.674/98 e pelo Decreto 56.725/65.
Autoria: Rubens dos Santos

Parabéns! Em especial aos nossos bibliotecários Fábio Jesus dos Santos e André Luciano S. Montenegro da Silva!

Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: O livro sou eu. Bibliotecária por opção, paixão e convicção - Inajá Martins de Almeida

registrado em:
Fim do conteúdo da página