Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMEDOC)

Publicado: Sexta, 19 Setembro 2014 16:22

Depoimento de colaboradores relevantes ao processo de transferência do acervo bibliográfico da Fundação Clemente Mariani para a UFRB, exibido na solenidade de inauguração do AMDOC, em 25 de junho de 2013, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira-BA.

O Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMEDOC) é uma instância acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculado ao Núcleo de Memória e Documentação (NUDOC), que tem como objetivos reunir, organizar, catalogar, preservar e divulgar acervo bibliográfico e documental que contribua para o conhecimento, reflexão e divulgação da história e da cultura baiana. O acervo reúne mais de 30 mil itens, entre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses acadêmicas, manuscritos, fotografias, CD-ROMS e vídeos. Seguramente é um dos maiores acervos de livros raros da Bahia, reunindo publicações que remontam aos séculos XVIII e XIX.