I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens

Publicado: Quarta, 17 Setembro 2014 17:17

22 a 25 de Setembro de 2014

O I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens, a ser realizado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre os dias 22 e 25 de setembrode 2014,constitui-se em um momento relevante de discussões em prol do reconhecimento e da valorização da diversidade identitária, cultural e linguística presente em nossa sociedade. A realização do evento justifica-se pela necessidade de se fortalecer as discussões propostas pelo grupo de pesquisa “Linguagens, Literatura e Diversidade” (coordenado pelas professoras Ana Rita Santiago, Fernanda Maria Almeida dos Santos e Rosangela Souza da Silva), assim como de viabilizar, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, momentos oportunos de debates e reflexões por meio dos quais diferentes áreas do conhecimento se entrecruzem.

De modo geral, o evento proposto englobará três subtemáticas:

1) Literatura, Memórias e Diversidades,
2) História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
3) Linguagens e Tecnologias.

O entrecruzamento das diferentes linhas temáticas, além de reiterar as intermediações entre literatura, cultura e relações identitárias e socioculturais, evidenciará a inter-relação entre cultura, tecnologias e relações etnicorraciais e tratará importância destas temáticas no contexto local e global, bem como das perspectivas e desafios relativos à formação e prática docente. Sendo assim, o referido Simpósio tem o intuito de discutir aspectos relativos à construção de uma sociedade mais democrática e menos exclusiva, englobando as questões que evolvem literatura, cultura, tecnologias e identidade com o compartilhamento das produções acadêmico-científicas dessas áreas do conhecimento.

Inscrições: http://www.ufrb.edu.br/simposiodiversidades/inscricoes