Acesso à biblioteca do Instituto Cervantes

Publicado: Quinta, 17 Março 2011 18:06

UFRB E O INSTITUTO CERVANTES

(Acesso à Língua e Cultura Espanhola)

A Assessoria Internacional da UFRB contatou o Instituto Cervantes localizado em Salvador e este disponibilizou sua biblioteca para o acesso de todos os servidores e estudantes desta universidade mediante cadastro.

A biblioteca do Instituto Cervantes de Salvador conta com uma coleção composta por mais de 5.500 documentos. Ela pretende ser o referencial na cidade de Salvador da cultura espanhola e hispano-americana.

A biblioteca dispõe de um grande acervo de literatura espanhola e latino-americana, um grande número de filmes e também as obras de referência mais importante da Espanha e e da hispoamerica.

Conta com 13 postos de leitura e 4 postos de internet, e com uma zona específica para crianças.

Na biblioteca é possível assistir filmes, escutar música e utilizar as mesas de estudo. Há também computadores com acesso à internet para estudos e pesquisas sobre a cultura espanhola e hispano-americana.

Instituto Cervantes - Biblioteca
Av. Sete de Setembro, 2792
Ladeira da Barra - Salvador
Bahia - Brasil
Fax: +55 71 3336 4271

De 2ª. à 6ª: 11:00h - 13:00h e de 14:45h-19:15h
Sábados: 09:00h - 13:00h

Pessoa de contato: José Ignacio López-Gay Lucio-Villegas (Responsável Centro Recursos). Josue Ribero de Souza (estagiário)

Correio eletrônico: bibsalb@cervantes.es.

Condições de empréstimo

• Para utilizar o serviço de empréstimo é necessário estar em posse da carteirinha da biblioteca e conhecer seu regulamento
  • A carteirinha da biblioteca é obtida apresentando-se um documento de identidade, um comprovante de residência (conta de água, luz ou gás) e prévio pagamento de R$40,00, a título de tarifa anual. Tarifa reduzida de R$20,00 para estudantes, pensionistas e professores de espanhol (é necessário portar documento comprobatório).
  • Leitores da Biblioteca do Instituto Goethe e da Aliança Francesa em Salvador pagam uma tarifa reduzida de R$20,00. É necessário apresentar, além do documento de identidade e do comprovante de residência, o comprovante de inscrição em uma das duas bibliotecas.
  • A carteirinha é gratuita para os alunos do Instituto.
  • A validade da carteirinha da biblioteca é de um ano, é intransferível e é necessária para efetuar qualquer operação de empréstimo.

Prazos e número de documentos para empréstimo

LIVROS/Tempo

CDs-DVDs/Tempo

Alunos do IC

5 exemplares por 21 días

3 (entre CDs e DVDs) por 7 días

Pessoal do IC

10 exemplares por 21 días

5 (entre CDs e DVDs) por 7 días

Estudantes e professores que   não seam do Instituto

4 exemplares por 15 días

2 (entre CDs e DVDs) por 7 días

Outros Usuarios

4 exemplares por 15 días

2 (entre CDs e DVDs) por 7 días

Renovações

Os livros podem ser renovados uma vez pelo mesmo período, sempre que não haja reservas prévias. A renovação pode ser realizada na biblioteca ou por e-mail. Não se renovarão CDs, DVDs, documentos reservados, empréstimos expirados e aqueles que, por razões de demanda, estabeleça a biblioteca.

Reservas

Serão admitidas reservas de obras que se encontrem emprestadas por outros usuários. O número máximo de reservas é de três documentos. A reserva pode ser feita na biblioteca (OPAC) ou por e-mail. Não são emitidas notificações de recepção na biblioteca dos documentos reservados.

Penalizações

Tantos dias de suspensão como dia de atraso. O usuário que atrasa-se tres vezes, pagará um real por cada dia e exemplar que entregue com atraso

A perda ou destruição de documentos implica a restituição dos mesmos ou o abono da quantidade que estabeleça a biblioteca.