Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Biblioteca do CFP informatizada para empréstimo

Publicado: Sexta, 05 Novembro 2010 11:35

Prezada comunidade acadêmica do CFP/UFRB,


É com prazer e enorme satisfação que já estamos iniciando nosso empréstimo informatizado, com intuito de agilizar o tempo de atendimento, facilitar a renovação e reserva que poderão ser feitas on-line ( em casa) ou em qualquer terminal de internet , utilizando a senha pessoal e melhorar imensamente o gerenciamento dos bens da biblioteca. Para tanto, será preciso prestar algumas informações e contar com o apoio de todos para uma boa qualidade dos serviços.


Todos os discentes e docentes terão que fazer sua senha no balcão da biblioteca para utilizar o serviço informatizado. A senha é pessoal e intransferível.
Iremos disponibilizar terminais de pesquisa que serão utilizados semente para fazer consultas na base de dados da biblioteca do CFP. É expressamente proibido utilizar os terminais que não sejam com essa finalidade.  Os usuários depois que encontrar o livro desejado deve anotar o número de chamada para ser entregue aos atendentes que irão buscar o item desejado. Os bibliotecários ficarão  à disposição da comunidade para dirimir dúvidas em relação ao manuseio do pergamum ( sistema de gerenciamento de informação da biblioteca). Na hora do cadastro da senha do usuário disponibilizaremos um folder explicativo do manuseio do pergamum.


Não vamos emprestar, renovar e reservar  quando a internet não funcionar.  Nosso sistema depende da rede e apesar do aumento do gargalo do link da UFRB  ainda permanece instável. Só vamos receber devoluções para posterior baixa no sistema. Dessa forma, pedimos a compreensão de tod@s quando ocorrer esse fato.
Iremos posteriormente realizar treinamento com os usuários ( os discentes e docentes) para explicar o funcionamento do pergamum. Para tanto, já entramos em contato com os representantes dos Diretórios Acadêmicos dos  cursos do CFP para agendar a melhor data.


O acesso à Biblioteca será  livre, mas, de comum acordo com os representantes dos DA(S) vamos restringir a entrada dos usuários para três pessoas por vez. Desejamos com isso que, cada vez mais , os usuários tenham a autonomia da pesquisar on-line e , além  disso, temos que preservar a segurança do acervo.
No ato do empréstimo ou qualquer outra operação na biblioteca peça o cupom de empréstimo, devolução, renovação, ou reserva caso seja realizado na biblioteca. Além disso , o sistema está configurado a enviar automaticamente  os recibos para os e-mails cadastrados. Com o sistema informatizado é mais seguro e cômodo para todos.

Aumentamos a quantidade de empréstimo dos livros de 3 para quatro 4  livros no prazo de 7 dias corridos para alunos de graduação e pós-graduação. Lembramos a todos que não precisam  mais trazer os livros para renovação ( caso desejem) , pois podem fazer direto de qualquer terminal. Dessa forma, evita que, até mesmo os livros sofram dados com o seu deslocamento. O sistema está configurado para realizar simultaneamente 5  renovações do mesmo título , caso o item não esteja na reserva.
Observe, no ato do empréstimo, o estado do livro, pois livros devolvidos rasurados, rabiscados, rasgados ou com defeito serão substituídos pelo usuário por outro livro do mesmo título.


Por último, pedimos a colaboração na questão de está atento ao prazo de devolução/renovação do livro, pois caso o usuário não faça em tempo hábil sofrerá penalidade (suspenso por período compatível ao atraso). Dessa forma, verifique sempre o dia da devolução no cupom ou no próprio sistema do pergamum. 
Desejamos  agradecer a toda a comunidade do CFP pela imensa colaboração.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página