Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Inicia hoje as inscrições para o ENEM e vão até o dia 15/06

Publicado: Segunda, 28 Maio 2012 09:22

Exame será utilizado para ingresso na UFRB.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no programa a partir das 10h desta segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O edital com as regras e o cronograma do exame foi publicado na sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União (veja o arquivo em pdf).

As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição, que está disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Ingresso na UFRB – A nota do Enem será utilizada para o ingresso do participante na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e em outras universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página