Ser Professor Universitário

Publicado: Quarta, 08 Setembro 2010 08:36

O site www.serprofessoruniversitario.pro.br foi criado em 2003 e seu proprietário é o Professor Doutor Gilberto Teixeira da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. O objetivo do site é publicar textos acadêmicos para capacitação de professores universitários.

A ideia basica que levou a construir este site foi criar uma biblioteca virtual sobre capacitação de professores universitários oferecendo textos organizados em módulos. Cada módulo seria como que uma disciplina de um curso de capacitação de professores.

Toda sua experiencia de 25 anos como professor de Didatica do Ensino Superior (disciplina obrigatoria de Mestrado e Doutoramento em Admin(FEA/USP) resultou na estrutura de 22 modulos. Enquanto nesses programas seus alunos tinham que ler e resumir a media de 50 paginas por aula (em 15 aulas 750 paginas)  o visitante do site tera um estoque muito maior de textos mas a liberdade de escolher os textos que mais lhe interessem. Uma das preocupações na seleção dos textos foi , sempre que o assunto fosse polemico, oferecer textos que abordassem as visões antagonicas. O site pode tambem ser utilizado para pesquisar bibliografias dentre os assuntos dos 22 módulos.

A clientela potencial do site são mestrandos e doutorandos ou mestres e doutores, que já sejam ou pretendam ser professores universitarios.

Sendo o site atualizado frequentemente estará oferecendo textos com as mais recentes novidades no campo da pedagogia universitaria é importante destacar que o site não pretende ser um curso a distancia sobre capacitação de professores mas somente uma biblioteca virtual de uso gratuito. Nem é também o site dedicado a professores de administração pois servirá a professores de qualquer especialidade ou area de conhecimento.