V MEDINFOR

SAVE 20200714 173438

OBS.: Valor da inscrição promocional, até o dia 30 de julho de 2020.
Divulguem e participem!

Serão entregues dois certificados, um de participação e apresentação de trabalho e outro de participação na Webinar.
Os resumos expandidos aprovados serão publicados em uma edição especial da Revista Fontes Documentais e com ISSN.
Os textos completos apresentados serão publicados em capítulo de livro, pela EDUFBA e com ISBN.

Patronos*:
Professor Doutor Daniel dos Santos Pinto Serrão (Portugal);
Professor Doutor Edivaldo Machado Boaventura (Brasil). In Memoriam.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Porto
(U.Porto) – Portugal, promovem o V COLÓQUIO INTERNACIONAL A MEDICINA NA ERA DA INFORMAÇÃO (V MEDINFOR VINTE VINTE), o qual será realizado, VIRTUAL, entre os dias 13 e 17 de setembro de 2020 na Universidade Federal da Bahia. O Colóquio tem na presidência a Profª Drª Zeny Duarte (UFBA) e o Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva (U.Porto), na presidência de honra a Profª Drª Fernanda Ribeiro (U.Porto) e na vicepresidência a Profª Drª Bárbara Coelho Neves (UFBA). A comissão organizadora do V MEDINFOR VINTE VINTE mantém nível de excelência de pesquisadores e cientistas de ambas as Universidades, na linha de frente da edição do mencionado Colóquio, inaugurado em 2008. Para além dessa maestria, segue um comitê científico internacional que garante a qualidade das contribuições.
Trata-se de evento organizado a partir de convênio de cooperação internacional celebrado entre a U.Porto e a UFBA, com a participação de professores e pesquisadores de renome, de diversos países, da Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Ciências da Computação, Memória, Identidade, Cultura e demais áreas das Ciências Sociais e Humanas, relacionados aos temas do MEDINFOR VIRTUAL.
Com esse encontro internacional, as citadas Universidades, e outras instituições parceiras e convidadas, estarão consolidando, pela quinta vez, mais um espaço abrangente de reflexões teórica, epistemológica, técnica, prática, metodológica, ética no âmbito da interdisciplinaridade objetivando a construção de saberes nos campos de conhecimento da informação, saúde, das tecnologias e das humanidades. Nesse contexto, tão bem discutido nas edições anteriores do MEDINFOR, neste ano marcado pela pandemia, como contribuição à sociedade e ao mundo, o Colóquio incluirá em seu escopo a Informação e a Saúde em Tempos da COVID-19 (um plus, um diferencial). O MEDINFOR, em seu original escopo, enriquece ainda mais as suas edições com a Sessão de Homenagens a destacadas personalidades acadêmicas e científicas, atuantes das áreas da Ciência da Informação, Medicina, Memória, Identidade e Cultura.
Nesta quinta edição, o MEDINFOR inaugura um formato altamente inovador e pertinente para este momento da Pandemia do Coronavírus – COVID-19. Inclui duas novas sessões temáticas, com palestras de pesquisadores seniores do Brasil e de outros países: Coronavírus – COVID-19: Informação e Saúde, com a nova sessão de comunicações A incumbência da informação na prestabilidade da saúde pública e privada em tempos de pandemias; Plataformas Digitais (Redes e sistemas de informação de saúde, e com a nova sessão de comunicações Práticas estruturadas de informação em redes e sistemas.
Inclui também a realização de um webinar com as seguintes temáticas: I – Contribuições de uma rede acadêmica de telemedicina em tempos de pandemia; II – Telessaúde como estratégia para informar e cuidar: relato de experiências do Hospital Universitário Professor Edgard Santos; III – Pós-graduação em rede – quando a cooperação acadêmica utiliza recursos de comunicação e informação para multiplicar possibilidades, com palestras de pesquisadores experts e representantes da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, da Rede Universitária de
Telemedicina / RNP, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos – UFBA e da Faculdade de Farmácia – UFBA. Cinco sessões temáticas com apresentação de palestras de convidados do Brasil, de outros Estados e de outros Países; 5 sessões de comunicações livres aprovadas pela comissão científica do evento. Conferências de abertura e encerramento com apresentações de excelência de insignes da Bahia e de Portugal.
Assim programado, o V MEDINFOR VINTE VINTE, VIRTUAL, objetiva provocar reflexões em torno de questões pulsantes e atualizadas, dispostas aos participantes, numa ambiência de intercâmbio de saberes entre ciências aparentemente díspares, e de realidades de diversificados países.