Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estudo indica que cérebro feminino é mais jovem que o masculino

Estudo indica que cérebro feminino é mais jovem que o masculino (Google Imagens)Uma pesquisa publicada pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS) aponta as diferenças que existem entre os cérebros feminino e masculino, incluindo o envelhecimento cerebral e a tendência a doenças neurodegenerativas. Diante da análise realizada com 205 pessoas, os cientistas chegaram à conclusão de que, em termos de metabolismo cerebral, o cérebro feminino adulto é cerca de 3,8 anos mais jovem que o cérebro masculino. O artigo está disponível por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As diferenças entre os sexos influenciam a morfologia e a fisiologia do cérebro durante o desenvolvimento. De acordo com um trecho do artigo, “ao longo da vida adulta, o cérebro da mulher tem uma idade cerebral metabólica persistentemente menor – em relação à idade cronológica – em comparação com o cérebro do homem”. A persistência da idade cerebral metabólica mais jovem sugere que o desenvolvimento pode influenciar, em parte, as diferenças entre os sexos no envelhecimento cerebral.

Os pesquisadores ainda buscam entender melhor por que o metabolismo cerebral difere entre homens e mulheres. O cientista Manu Goyal, um dos autores da investigação, declarou à Medical XPress que “a diferença média na idade cerebral é significativa e reproduzível, mas é apenas uma fração das diferenças entre quaisquer dois indivíduos". Para ele, esse fator "é mais forte do que muitas diferenças sexuais que já foram relatadas, mas não é nem de longe tão expressiva como outras, como a altura".

Ainda de acordo com Goyal, "não é que o cérebro dos homens envelheça mais rápido; eles começam a vida adulta cerca de três anos mais cedo do que as mulheres e isso persiste ao longo da vida”. Isso pode significar que a razão pela qual as mulheres não experimentam tanto declínio cognitivo nos últimos anos de vida é porque seus cérebros são efetivamente mais jovens. “Estamos atualmente trabalhando em um estudo para confirmar isso", anunciou Goyal.

Os resultados completos da pesquisa – intitulada Persistent metabolic youth in the aging female brain – podem ser acessados pelo Portal de Periódicos da CAPES. O PNAS é uma publicação oficial da National Academy of Sciences (NAS) e é uma das revistas científicas multidisciplinares mais citadas e abrangentes. Seu conteúdo contempla relatórios, comentários, opiniões e perspectivas com foco em ciências biomédicas, físicas, sociais e de matemática em âmbito global. Quase metade dos trabalhos aceitos é de autores de fora dos Estados Unidos. Cada artigo publicado é revisado e aprovado por pelo menos um membro da NAS.

O ISSN do título é 0027-8424. A comunidade acadêmica brasileira deve consultá-lo por meio do link de pesquisa buscar periódico do Portal.

Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

registrado em:
Fim do conteúdo da página