Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Site sigaa mídias site upt 01

 Ações Pibex

RESUMO dos Projetos do CECULT

Bordando a cidade - Oficinas de bordado e de educação patrimonial

COORDENAÇÃO 

Thaís Fernanda Salves de Brito 

E-mail: thaisbrito@ufrb.edu.br 

BOLSISTA (2024) 

Gerivaldo Caldas de Oliveira

O Bordando a Cidade é um projeto de extensão, ligado ao Massapê – Programa de Educação Patrimonial. No primeiro quadriênio de exercício, o projeto atendeu cerca de 70 mulheres na cidade de Santo Amaro/BA, precisamente, as residentes da Ilha do Dendê e do Derba. Durante o projeto, essas mulheres são atendidas, semanalmente, com cursos de técnicas de bordado, oficinas de educação patrimonial e cursos de formação empreendedora para o artesanato. Este projeto investe na investigação de bens associados às manifestações culturais patrimonializadas por meio de práticas e dinâmicas sociais familiares, domésticas, cotidianas e populares que garantem fabricação e transmissão da cultura, engajam memória, imaginação e experiências sociais na relação com o espaço e em prol da sustentabilidade e da salvaguarda do patrimônio.

TEATRO DE MESA: ciclo de leituras de dramaturgia contemporânea brasileira

COORDENAÇÃO 

Lia da Rocha Lordelo 

E-mail: lialordelo@ufrb.edu.br 

BOLSISTA (2024) 

Arinelson Sales Santana 

O projeto “TEATRO DE MESA: ciclo de leituras de dramaturgia contemporânea brasileira” nasce a partir da demanda de discentes fundadores do grupo de teatro do CECULT e propõe um ciclo de trabalho e apresentação de leituras dramáticas. O grupo abrirá as portas para pessoas da comunidade santamarense interessadas na prática teatral e também corporal, trabalhando e produzindo um ciclo de leituras dramáticas da cena contemporânea no Brasil, em conjunto com palestras virtuais com os autores das peças escolhidas. O ciclo de leituras dramáticas do grupo de teatro do CECULT será coordenado pela professora proponente, e terá um estudante assistente, além do grupo de estudantes e pessoas da comunidade de dentro e fora do CECULT.

CINECECULT nas escolas – cinema, infância e cidadania

COORDENAÇÃO 

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho 

E-mail: ludmila@ufrb.edu.br 

BOLSISTA (2024) 

Beatriz Alves dos Santos 

O Projeto CINECECULT nas escolas – cinema, infância e cidadania promove o encontro de professores e estudantes da educação básica com o universo da linguagem audiovisual, através de atividades de letramento audiovisual de caráter teórico e prático (exibição de filmes, debates, mostras de cinema infantil, oficinas de produção, roteiro, criação de pequenos filmes). O projeto é realizado em duas etapas: 1) oferta de curso de formação didática para 20 professores de escolas a serem selecionadas; 2) realização de um ciclo de oficinas práticas para 80 a 100 alunos em conjunto com os professores formados na primeira etapa do projeto a serem realizados alternadamente nas escolas e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, contribuindo, desta forma, para a ampliação do diálogo entre a Universidade e a sociedade. 

Laboratório de Cidadania Digital e Educação Básica

COORDENAÇÃO 

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira 

E-mail: kaioeduardo@ufrb.edu.br

BOLSISTAS (2024) 

Rebeca Teodório dos Santos e Silva (julho - agosto) 

Letícia Silva Senna (setembro - dezembro)

No contexto da cultura digital, nossas ações cotidianas são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais em rede, que mobilizam experiências comunicacionais diversas, articuladas por linguagens digitais, performatividade algorítmica, plataformização, tecnologias de inteligência artificial, entre outros dispositivos que exigem novas competências e habilidades ao passo que desafiam a educação contemporânea a promover práticas pedagógicas que possibilitem aos discentes e docentes não apenas uso instrumental e técnico, mas fluência digital, análise crítica, reflexiva e emancipatória de suas vivências on-line. Deste modo, considerando a importância de se articular processos formativos que ampliem os espaços de formação dos discentes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB, alinhando-se a necessidade de mobilizar processos de inclusão e cidadania digital na educação básica do município de Santo Amaro- BA, este projeto de extensão tem como objetivo geral promover oficinas de letramento digital e educação on-line para escolas de ensino médio regular do município de Santo Amaro BA, a fim de desenvolver competências e habilidades que possibilitem uso crítico, reflexivo e seguro das tecnologias digitais e dos ambientes on-line, de estudantes e professores.

Formação de Agentes Multiplicadores para Mobilização de Recursos 2024

COORDENAÇÃO 

Maria Laura Souza Alves Bezerra Lindner 

E-mail: laura.bezerra@ufrb.edu.br

BOLSISTA (2024) 

Lucas Oliveira dos Santos 

A Formação de Agentes Multiplicadores para Mobilização de Recursos 2024 é composta pelas seguintes atividades: o primeiro ciclo, uma formação inicial para discentes do CECULT/UFRB, uma oficina de elaboração de projetos. O segundo ciclo compreende a atuação em campo dos discentes formados no primeiro ciclo, com as seguintes ações: a) replicação da oficina de elaboração de projetos com grupos culturais do território e b) a mentoria de um ou dois projetos culturais escolhidos por eles. O projeto Formação de Agentes Culturais Multiplicadores para Mobilização de Recursos 2024 tem o objetivo de qualificar coletivos culturais do Recôncavo para a mobilização de recursos públicos e privados.

Moda pra todo mundo: Práticas imagéticas na criação de estilo

COORDENAÇÃO 

Dandara Macedo Costa Dantas 

E-mail: dandara.dantas@ufrb.edu.br

BOLSISTA (2024) 

Jéssica Munique dos Santos Donato 

Este projeto parte do entendimento de que moda é uma construção de visualidade no próprio corpo, sendo assim, uma ferramenta criativa, libertária e política de produção de si. Por meio de ações de caráter teórico-prático, incluindo oficinas e atendimentos individuais, espera-se ampliar o imaginário sobre moda, incentivar o “modativismo” e entregar ferramentas de consciência de estilo pessoal ao povo do Recôncavo da Bahia, em sua maioria, à margem dos padrões estéticos hegemônicos. Na prática, este projeto planeja mostrar que vestir uma roupa pode ser uma escolha criativa e política que constrói e comunica uma imagem sobre nós diariamente. Como, então, fazer essa escolha de forma assertiva e transformadora? Assim, conhecimentos de consultoria de imagem e de coloração pessoal, em uma perspectiva crítica e experimental, serão compartilhados e retroalimentados nesse ambiente de troca de saberes. Ademais, as conversas sobre como construir um guarda-roupa essencial e versátil, considerando a realidade local e o estilo de

vida de quem veste, além de contribuírem na construção de identidade e autoestima, somam forças à luta global pela sustentabilidade socioambiental.

Amaruê.Lab: laboratório do som, da palavra e da canção

COORDENAÇÃO 

Armando Alexandre Costa de Castro 

E-mail: acastro@ufrb.edu.br

BOLSISTA (2024) 

Jonathas de Souza Santos 

EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A) 

Tiago Barbosa de Santana 

"Amaruê.Lab: laboratório do som, da palavra e da canção" é um projeto de extensão voltado para a composição musical popular, numa proposição de ser um espaço de diálogo, compreensão e produção musical a partir de suas múltiplas formas e processos criativos. Da idéia musical às plataformas de streaming musical, passando pelo momento da composição como ato coletivo e solidário, Amaruê.Lab, além de promover um repositório das canções e músicas produzidas no CECULT/UFRB, será uma oportunidade de conversa e parceria entre artistas, intérpretes, autores/as e gestores/as do campo musical. 

Canteiros ecopedagógicos: arte e educação ambiental na construção de estruturas verdes de resiliência em comunidades escolares

COORDENAÇÃO 

Thiago de Araújo Costa 

E-mail: thiago.costa@ufrb.edu.br

BOLSISTA (2024) 

Maikon de Jesus do Nascimento

O projeto visa criar estruturas comunitárias de sustentabilidade por meio da construção e cultivo de jardins, canteiros e hortas em comunidades escolares de Santo Amaro/ba, além do CECULT. O objetivo geral do projeto é promover o desenvolvimento de espaços escolares e comunitários sustentáveis por meio da construção, cultivo e mobilização de conhecimentos agroecológicos e ambientais. Essa iniciativa visa não apenas fornecer alimentos frescos e saudáveis para as comunidades envolvidas, mas também criar ambientes de aprendizagem ao ar livre, integrando práticas pedagógicas e artísticas. Além disso, busca-se capacitar professores, estudantes e membros da comunidade para promover a segurança alimentar, a conservação ambiental e o engajamento comunitário, multiplicando agentes ambientais capacitados e documentando as experiências para disseminação e replicação em outras localidades.

 

Voltar para o topo 

 Contato

 

E-mail: pibex@proext.ufrb.edu.br | coproext.nugepe@proext.ufrb.edu.br

Telefone: (75) 3621-4315 ou 3621-3857

  Voltar para o topo 

Fim do conteúdo da página