RESUMO dos Projetos do CCAAB
Diálogos Interculturais e Populares
COORDENAÇÃO
Talita Lopes Honorato
E-mail: talitahonorato@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Ana Carolina de Jesus Silva
O projeto "Diálogos Interculturais e Populares" visa estabelecer e fortalecer os diálogos culturais e interculturais entre comunidades locais, agricultores familiares e a comunidade acadêmica universitária, principalmente os discentes do CCAAB e CETEC, através da FEIRA UFRB. Por meio da realização de atividades formativas interdisciplinares, como rodas de conversa, oficinas teórico práticas, cines e vivências, e promoção de manifestações culturais diversas em espaços da Universidade e comunidades quilombolas locais, especialmente na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o projeto busca criar um espaço de encontro, troca de saberes, experiências e vivências compartilhadas. A iniciativa visa contribuir no fortalecimento de identidades comunitárias mais integradas e no enriquecimento das relações entre os diversos sujeitos envolvidos, promovendo assim, uma compreensão mais ampla e respeitosa da diversidade cultural presente em nossa sociedade, a partir do espaço da feira. A incorporação dessa abordagem pretende favorecer a ampliação de frequentadores na feira, além de conferir a cada edição um status de evento plural, com potencial para se tornar uma instituição no calendário comunitário.
Programa Cooperativa Escola do Curso de Gestão de Cooperativas
COORDENAÇÃO
Eliene Gomes dos Anjos
E-mail: elieneanjos@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Bruno Daniel Santiago Ferreira Barbosa
O Programa Cooperativa Escola consiste em efetivar a curricularização da extensão no percurso formativo do discente com ênfase nas disciplinas direcionadas à área da gestão. O programa envolve todos os professores, sobretudo aqueles que atuam nas disciplinas obrigatórias do eixo administração, os estudantes, mais associações rurais, cooperativas e empreendimentos da economia solidária e suas organizações de representação que estabeleceram parceria com a UFRB. Ele é inovador no curso e assegura maior intercâmbio entre discentes, docentes e os empreendimentos que poderão ser os empregadores dos egressos. Além disso, inova no aspecto pedagógico uma vez que todas as disciplinas que compõem o curso do eixo de gestão estão contempladas como setores de atuação da cooperativa. Ademais, as entidades parceiras terão suas demandas incluídas no planejamento da Cooperativa Escola no sentido de contribuir com a qualificação da sua gestão, uma grande fragilidade diagnosticada nas cooperativas e associações da agricultura familiar e da economia solidária.
Grupo de Consumo do Recôncavo
COORDENAÇÃO
Ana Georgina Peixoto Rocha
E-mail: anageorgina@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Adrielle da Cruz Silva
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Carlos Uendel da Paixão Vitor
O projeto tem como objetivo principal fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar no Território do Recôncavo, estado da Bahia, através de um grupo de consumo responsável. O Grupo de Consumo do Recôncavo foi criado em 2015, através de um projeto de extensão da UFRB. É um coletivo de agricultores/as familiares e pequenos/as produtores/as artesanais organizados/as para a venda conjunta de seus produtos. Essa proposta busca desenvolver ações de acompanhamento do processo de comercialização e da própria gestão do Grupo, além de atividades formativas, consolidando essa estratégia de comercialização. Pretende-se, assim, estimular a articulação entre produtores e consumidores, através de um espaço diferenciado de comercialização pautado por princípios da agricultura familiar, da economia solidária e do consumo responsável. Através das atividades realizadas, esse projeto pretende contribuir com a consolidação do Grupo, fortalecendo os processos de gestão, além da própria articulação entre os agricultores. Dessa forma, busca-se contribuir para ampliar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e estimular a inserção desse segmento em mercados diferenciados.
Formação em Boas Práticas de Fabricação para Empreendimentos Solidários que Atuam em Serviços de Alimentação
COORDENAÇÃO
Tatiana Pacheco Rodrigues
E-mail: tatiana_pacheco@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Camila de Jesus Brito
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Maria Vitória Dias Couto
Victor Sampaio Prates
O projeto tem o objetivo de proporcionar ações de fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários no Território de Identidade do Recôncavo da Bahia, promovendo a melhoria da qualidade de vida a partir de atividades voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania e da troca se saberes a partir da extensão universitária. As ações do projeto estão articuladas no ambiente territorial e acadêmico, com a integração que envolve diretamente empreendimentos econômicos solidários formados por agricultoras familiares de São Felipe-BA, a partir de formações na área de Higiene e Manipulação de alimentos, pois as doenças transmitidas por alimentos além de danos à saúde do consumidor podem comprometer a viabilidade da atividade na comercialização de alimentos.
Educa Rap Dicas Socioambientais – Iniciativa de Educação Ambiental nas Ondas do Rádio
COORDENAÇÃO
Paulo Gabriel Soledade Nacif
E-mail: pgabriel@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Pedro Andrade Léda
Em sua quarta temporada, o projeto busca, por meio do rádio, das redes sociais e plataformas de streaming, desenvolver ações de formação e comunicação sobre temas socioambientais de forma articulada com o Educa Rap, projeto em andamento na UFRB, que já tem uma rede de participantes e um programa semanal de rádio envolvendo jovens e adultos atuantes em movimentos sociais e culturais do Recôncavo e das periferias das Regiões Metropolitanas de Salvador e Feira de Santana. O projeto busca articular a temática socioambiental com as pautas reivindicatórias dos movimentos sociais periféricos, unindo-se às pautas do Movimento Hip Hop.
Conhecendo e prevenindo parasitoses: Educação em saúde nas escolas municipais de Cruz das Almas – Bahia
COORDENAÇÃO
Wendell Marcelo de Souza Perinotto
E-mail: wendell@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Nathália Ferreira Muniz
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Zarah Guiomar da Motta Pinto
O projeto “Conhecendo e prevenindo parasitoses: Educação em saúde nas escolas municipais de Cruz das Almas - Bahia” visa promover a conscientização e capacitação dos alunos, professores e comunidade escolar sobre a importância da prevenção de doenças parasitárias. Sabe-se que os parasitos são amplamente encontrados na sociedade, acarretando uma série de danos tanto aos animais, que podem atuar como hospedeiros definitivos ou intermediários, quanto aos seres humanos. A infecção ocorre devido à ausência de práticas básicas de higiene e, sobretudo, pela falta de conhecimento. Com isso, por meio de atividades educativas interativas e informativas, adaptadas ao nível de compreensão dos alunos do ensino fundamental, o projeto pretende aumentar o conhecimento sobre parasitoses e promover mudanças de comportamento relacionadas à higiene e saneamento. Com a participação ativa da comunidade escolar, o objetivo é contribuir para a promoção da saúde e o bem-estar nas escolas, reduzindo assim a incidência de doenças parasitárias entre os alunos e suas famílias.
Família multiespécie: um novo olhar para a melhoria da qualidade das relações de saúde e doença na sociedade
COORDENAÇÃO
Alexandre Moraes Pinheiro
E-mail: amp@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Amanaiara de Souza Mota
O projeto tem por objetivo fomentar ações de extensão que visem a ampliar a relação de responsabilidade dos tutores com seus respectivos animais de estimação, levando em consideração a saúde do animal e das pessoas envolvidas na família. Desta forma, os discentes envolvidos terão a oportunidade de olhar para a família multiespécie com o foco no todo e não somente no animal, como é o esperado dentro da formação tradicional em medicina veterinária. Essa mudança na forma de olhar, de observar e de interagir desenvolve uma formação mais empata, mais cuidadosa com todos os membros e amplia a visão do trabalho do médico veterinário no âmbito da saúde pública, saúde coletiva, bem estar animal, e por último sobre as relações emocionais que transitam nesse tipo de família.
Visitação no Herbários como Ferramenta de Ensino de Ciências e valorização da Biodiversidade: ações no Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB) para todas as idades
COORDENAÇÃO
Lidyanne Yuriko Saleme Aona Pinheiro
E-mail: aona@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Ariani dos Santos Conceição de Oliveira
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Guilherme da Conceição Santana
A utilização de herbários como recursos didáticos tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino de Ciências e Biologia, em várias séries e cursos. Nesse contexto, é necessário explorar o papel dos herbários como ferramentas valiosas para aprimorar a compreensão dos estudantes sobre a biodiversidade vegetal, taxonomia, conservação, ciências no colégio, pesquisa científica e a fim de discutir os benefícios pedagógicos da visitação a herbários, apresentando abordagens práticas para sua implementação em sala de aula. Os herbários são importantes ferramentas para a catalogação da diversidade botânica de uma região. Situado no campus de Cruz das Almas (BA), o Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB) pertence ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Este projeto objetiva fazer uma análise sobre as ações de visitação guiadas realizadas no Herbário HURB como um recurso didático para o ensino de botânica das mais diversas instituições de ensino da região. Por outro lado, a visitação aos herbários tem se destacado como uma ferramenta valiosa para promover a compreensão da biodiversidade vegetal e aprofundar o conhecimento taxonômico.
Rap é O Som - uma iniciativa de extensão universitária em uma rádio comunitária
COORDENAÇÃO
Marcelo Henrique Siqueira de Araujo
E-mail: maraujo@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Denise da Silva Andrade
O projeto tem o objetivo de, em parceria com o Projeto Educa Rap (CCAAB/UFRB), produzir e levar ao ar o programa de rádio Rap é o Som, transmitido ao vivo pela Rádio Comunitária Santa Cruz FM 87,9, levando conteúdos que fortaleçam a relação da Universidade com a Sociedade. O programa de rádio é uma iniciativa inovadora de extensão universitária que por meio da linguagem transdisciplinar do Hip-Hop, em uma perspectiva crítica, vem levando ao ar, por meio de entrevistas e locução, temas diversos como: política, música, cultura, educação, meio ambiente, empreendedorismo, além de informações sobre cotidiano da vida universitária. As matérias envolvem membros da comunidade acadêmica da UFRB e da comunidade externa, artistas, agentes culturais, lideranças comunitárias, jovens pretos(as) e LGBTQIAPN+, ao tempo em que promove a cultura do Hip-Hop local inserindo na sua playlist musical obras de artistas cruzalmenses e de municípios do Território do Recôncavo. A produção envolve discentes de cursos diversificados da UFRB e, também, membros da comunidade externa, proporcionando maior interação, aprendizado e troca de saberes.
EcoMaps: Sistema de Monitoramento de Infrações Ambientais
COORDENAÇÃO
Claudiano Carneiro da Cruz Neto
E-mail: cneto@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Leila Bispo da Silva
O Sistema de Monitoramento de Infrações Ambientais – EcoMaps tem por objetivo disponibilizar ao público em geral uma ferramenta (online e interativa) que permita a visualização das ocorrências de infrações ambientais registradas pela autoridade ambiental nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, desde o início dos registros das ocorrências até os dias atuais. Serão disponibilizadas informações relacionadas ao tipo de infração, distribuição das multas por estado e municípios, enquadramento jurídico do autuado, status atualizado do auto de infração (se já foi convertido em multa ou outro direcionamento legal), a elaboração de mapas técnicos-temáticos do objeto de estudo, dentre outras funcionalidades relacionadas a apresentação visual da ferramenta.
Elaboração de material didático - pedagógico para o ensino de entomologia
COORDENAÇÃO
Márlon Paluch
E-mail: mpaluch@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Tatiane Santana
Os insetos (Arthropoda: Insecta) é o maior e mais diverso grupo de animais que habitam a Terra. Seu sucesso evolutivo é geralmente atribuído a alguns fatores, como a quantidade de espécies (seu número supera o de todos os outros animais terrestres), número de indivíduos em cada ecossistema, colonização de diferentes habitats e ampla distribuição geográfica. Apesar do tema “insetos” fazer parte do currículo escolar da disciplina de Ciências e Biologia (no ensino fundamental e médio, respectivamente) ainda há dificuldade dos docentes em estabelecerem estratégias educativas adequadas para abordarem esse conteúdo de maneira dinâmica e holística. Com base nessas informações a presente proposta tem como objetivo realizar a confecção de pôsteres e caixas entomológicas como parte do acervo expositivo do Museu de Zoologia e Paleontologia da UFRB (MURB). Os materiais didático-pedagógicos elaborados serão utilizados em exposições realizadas em escolas públicas e particulares da rede municipal e estadual do Município de Cruz das Almas/BA, visando auxiliar no aprendizado ativo de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é contribuir para a alfabetização científica, ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas do Município de Cruz das Almas, por meio da confecção de caixas entomológicas para a realização de exposições temporárias.
Bichos do Morro vão à Escola
COORDENAÇÃO
Vanderlei da Conceição Veloso Junior
E-mail: vanderlei.veloso@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Lorrane Santos Vieira
No Antropoceno vivenciamos um processo acelerado de alterações ambientais que impactam toda a biodiversidade, em especial a fauna. Neste cenário de transição energética, pensando em um futuro sustentável com energias renováveis, uma nova relação entre sociedade e natureza tem sido discutida. Mesmo sendo uma energia limpa, estes empreendimentos causam diferentes impactos na fauna, às vezes pouco conhecida. Neste contexto, Morro do Chapéu, na região central da Bahia, surge como um expoente campo da energia renovável e também palco da ciência, para compreender melhor estes impactos e propor soluções. Assim surge o projeto @bichosdomorro, que tem a intenção de aproximar a população local da natureza, para que se valorize ainda mais a fauna, especialmente em um cenário de expansão eólica da região. O projeto é desenvolvido desde o início de 2022, e pretende avançar para dentro dos muros das escolas do município. O principal objetivo desta proposta é estreitar laços com a comunidade escolar, aproximando a juventude da natureza, e essencialmente estimulando-os na curiosidade científica. Este projeto pretende se tornar um programa permanente no município, atrelando Educação Ambiental e Divulgação Científica, estimulando nos estudantes o FAZER ciência e o SER cientista de fauna no Brasil. Com isso, pretende-se formar cidadãos conscientes de seu papel ambiental de proteção da fauna e incentivar a criação de futuros cientistas.
Feira Científica de Energia e Meio Ambiente (FCEM)
COORDENAÇÃO
Rogério de Jesus Porciúncula
E-mail: porciuncula@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Aisha Barreto Pereira
O Projeto de Extensão intitulado “Feira Científica de Energia e Meio Ambiente”, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), visa à participação de discentes e da comunidade local numa feira científica sobre energia, as matrizes energéticas e seus impactos positivos e negativos sobre o meio ambiente. Serão propostas mostras científicas sobre o tema energia e meio ambiente, de modo: (i) a estimular troca de saberes sobre energia e meio ambiente entre os discentes internos e externos; (ii) a incentivar os participantes externos a se apropriarem do espaço da universidade e se interessarem pelos cursos ofertados pela Instituição, principalmente os do CCAAB; (iii) a estimular os participantes internos (discentes) a desenvolverem autonomia didática; (iv) fomentar o incentivo às ciências e tecnologias; e (v) estreitar a relação entre a universidade e a comunidade cruz-almense e de demais municípios do Recôncavo no entorno. O principal público alvo são discentes do ensino fundamental, ensino médio, vestibulandos e de cursos de graduação do CCAAB. A ideia é produzir uma feira científica, onde os discentes do componente GCCA 965, juntamente com discentes de colégios, centros educacionais ou escolas locais trocarão ideias e conhecimentos acerca das principais matrizes energéticas, considerando seus impactos positivos e negativos sobre o meio ambiente.
Harmonia através das mãos: o Reiki como terapia complementar para humanos e animais domésticos
COORDENAÇÃO
Ana Elisa Del’Arco Vinhas Costa
E-mail: anaelisa@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Eduarda da Silva Lima
As terapias complementares integrativas são um conjunto de práticas terapêuticas que não são consideradas como parte da medicina alopática convencional. Dentre as práticas integrativas, o Reiki vem ganhando espaço no mundo ocidental, com sua utilização crescendo em unidades de saúde. Esse é um sistema de cura pelo toque das mãos que permite absorver energia vital e tem sido utilizado como método de cura, aliado ou não a tratamentos médicos, favorecendo o restabelecimento físico, mental, emocional e aliviando dores e sintomas rapidamente, além de favorecer o relaxamento, diminuição da ansiedade e aumento de bem estar. O objetivo desse projeto é divulgar e possibilitar o acesso a terapia por Reiki em humanos e animais. Sua prática será realizada em dois momentos diferentes: um com a população humana (Casa Consciência, Cruz das Almas) e outro com a população animal (Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB). Para a população animal, serão ofertados dois tipos de acesso ao Reiki: tratamento para os animais internados na clínica de pequenos animais do Hospital Universitário de Medicina Veterinária - HUMV e tratamento para animais do público externo. Além das sessões de Reiki, o projeto também terá formações em Reiki para o público interessado, com o intuito de divulgar e ampliar a rede de terapeutas capacitados para oferecer a terapia.
Fortalecimento Comunitário para a Recuperação dos Corpos Hídricos em Território Quilombola: um desafio multilateral em Cruz das Almas
COORDENAÇÃO
Jesus Mánuel Delgado Mendez
E-mail: jesus@ufrb.edu.br
BOLSISTA
Silvana Pedreira Dias Silva (2024)
Trata-se de um projeto de consultoria e assessoria que visa contribuir na mobilização das comunidades tradicionais e quilombolas próximas à UFRB no campus de Cruz das Almas, em torno da recuperação dos recursos hídricos nos seus respectivos territórios. Através de uma abordagem participativa, dialética e auto conduzida, espera-se contribuir com um plano de ação para a recuperação dos corpos hídricos, todos eles pertencentes à bacia do rio Capivari. O projeto apoia a pesquisa em andamento que estuda a cartografia social das comunidades mencionadas em torno do rio. A elaboração de diagnóstico socioambiental, capacitação empírica para a recuperação de mananciais, identificação de fontes de possíveis impactos ambientais, tentativas educacionais para a mudança de atitudes, planejamento e cronograma de ações, entre outros resultados, são algumas das atividades que se esperam realizar neste projeto. O método freiriano de educação popular sempre estará permeando as premissas do trabalho e se necessário se farão adaptações para os diversos públicos e grupos que possam construir ou participar do projeto.
Estratégias para a Divulgação Científica sobre a Megafauna do Pleistoceno/Holoceno do Estado da Bahia
COORDENAÇÃO
Carolina Saldanha Scherer
E-mail: carolina.ss@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Kaique Froes Neiva Mercês
Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias para divulgação da Paleontologia, mais especificamente, dos vertebrados fósseis, que viveram no Período Quaternário, na transição Pleistoceno-Holoceno, provenientes do Estado da Bahia, encontrados em cavernas e tanques. Com isso, são elaboradas e desenvolvidas ações destinadas à comunidade em geral, com foco na educação patrimonial, através de exposições e empréstimo do kit didático desenvolvido previamente sobre o tema. Cotidianamente, percebe-se uma grande lacuna sobre este tema dentre a comunidade em geral no Brasil e da mesma forma no Estado da Bahia. Da mesma forma, no município de Cruz das Almas, percebe-se um interesse pelo tema, ao mesmo tempo em que se identifica, de diversas formas, o desconhecimento da população sobre os assuntos relacionados à Paleontologia. Assim, o foco principal é a aplicação dos materiais desenvolvidos previamente, no âmbito deste projeto, que mostrem a riqueza do conteúdo fóssil do Estado da Bahia, os quais deverão compor exposições pontuais em distintos locais, empréstimo dos kits didáticos às escolas e desenvolvimento do acervo expositivo do Museu de Zoologia e Paleontologia da UFRB. Estas ações são voltadas ao público escolar ou ainda à população em geral da comunidade de Cruz das Almas e região.
Troca de saberes sobre manejo agroecológico de pequenos ruminantes no recôncavo baiano
COORDENAÇÃO
Tatiana Cristina da Rocha
E-mail: tatianarocha@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Felipe Benilson Silva Meira
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Deisy Figueredo dos Santos
Ewerton Luiz Brito de Santana
A agricultura familiar é um sistema de produção agrícola fundamentado na gestão de pequenas propriedades por membros de uma mesma família. O correto manejo dos animais de criação é importante para garantir uma boa produtividade e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras. Na Estação Agroecológica Jamille Casa há uma área destinada à criação de ruminantes de pequeno porte, que ainda apresenta diversas limitações, além disso são aplicadas poucas práticas agroecológicas no local. Dessa forma, o projeto propõe, de forma conjunta e participativa, entre discentes e agricultores familiares atividades que possam ser realizadas na área animal da Estação Agroecológica, além de oficinas sobre manejo agroecológico de pequenos ruminantes, para proporcionar a troca de saberes e melhorar os sistemas de criação de caprinos/ovinos nas propriedades da agricultura familiar da região.
Redes de comercialização inovadoras na UFRB: agricultura familiar, economia solidária e sustentabilidade
COORDENAÇÃO
Leticia Andrea Chechi
E-mail: leticia.chechi@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Tatiane Santiago Silveira
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Eryca Kethillyn Nunes Moreira
Isabela do Vale da Cruz
Taislane Oliveira da Cruz
Vanessa Conceição dos Santos
Esse programa tem como objetivo promover a feira da agricultura familiar e economia solidária na UFRB, campus Cruz das Almas - BA, quinzenalmente, através da mobilização de agricultores(as) familiares, suas organizações e a comunidade acadêmica. A viabilização desta feira visa o fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária, através de um circuito curto de comercialização que promove a interação com os consumidores e comunidade acadêmica, a troca de experiências, o estabelecimento de relações de confiança e o incentivo a economia local. Para, além disso, o projeto prevê o acompanhamento das propriedades e formação das famílias, o que possibilitará benefícios que vão além da consolidação de um canal de comercialização. Para o alcance dos objetivos propostos, esse programa será conduzido através de metodologias participativas, valorizando os conhecimentos dos(as) agricultores(as) familiares e integrando docentes e discentes, através da autogestão e tomada de decisão democrática no coletivo participante.
E-mail: pibex@proext.ufrb.edu.br | coproext.nugepe@proext.ufrb.edu.br
Telefone: (75) 3621-4315 ou 3621-3857