RESUMO dos Projetos do CAHL
Pesquisa e Extensão em Processos Artísticos
COORDENAÇÃO
Antonio Carlos de Almeida Portela
E-mail: portela@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Lucimélia Aparecida Romão
O Programa de Extensão e Pesquisa em Processos Artísticos- PEPA está vinculado ao [Re]imagem: Grupo de Pesquisa em Artes Visuais UFRB/ CNPQ , na linha de pesquisa Poéticas e Processos Artísticos Contemporâneos. Tem como propósito realizar estudos sobre processos de criação nas artes visuais contemporâneas, desenvolvendo projetos e eventos em formas variadas, como exposições artísticas, minicurso, seminário, conversa com artista, mesa redonda. Portanto, sua finalidade é desenvolver atividades de pesquisa e extensão no campo das artes visuais, conciliando estudos teóricos com a prática artística. A criação deste programa visa também fundar um espaço de diálogos e práticas artísticas a fim de abrir a relação da universidade com seu entorno, através de ações das propostas individuais de seus integrantes, além de promover um estreitamento entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Vivenciando o patrimônio arqueológico do Recôncavo: ações educativas no município de São Félix
COORDENAÇÃO
Fabiana Comerlato
E-mail: fabianacomerlato@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Igor Pereira Trindade
O projeto Vivenciando o patrimônio do Recôncavo: ações educativas no município de São Félix busca a partir da metodologia da educação patrimonial aproximar o resultado das pesquisas arqueológicas dos estudantes do ensino fundamental. Para isso, almejamos a realização de ações educativas nas escolas do município de São Félix para promover a sensibilização da importância do estudo, preservação e reapropriação das comunidades de seu patrimônio cultural, em especial o arqueológico. A metodologia do projeto consistiu em um amplo espectro de abordagens educativas, que estimulem o aprendizado dos alunos e sua criatividade. A metodologia das ações educativas tem como eixo a participação do aluno no processo de ensino aprendizagem, por meio de: exposição de peças arqueológicas, oficinas, dinâmicas, jogos, exercícios, círculos de leituras e atividades artísticas. O impacto do projeto visa abranger o maior número de estudantes, além de seus respectivos professores e administradores das instituições de ensino.
Rádio CAHL
COORDENAÇÃO
Guilherme Moreira Fernandes
E-mail: guilherme.fernandes@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Vinícius Neves de Araújo da Silva
EXTENSIONISTAS VOLUNTÁRIOS(AS)
Igor Simões
Kailane Gomes dos Santos
Paulo Alexandre Barbosa Araújo da Silva
Raiane Silva dos Santos
O projeto tem a pretensão de dar sequência a Rádio Cahl por meio de um site que concentre a sua programação. Parte da programação é composta pelas produções dos componentes curriculares dos bacharelados em Comunicação Social/Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No entanto, o programa de maior destaque – Estação Cachoeira – produzido especialmente no âmbito deste projeto, visa a divulgação científica e extensionista da UFRB, dos projetos existentes no âmbito do CAHL, através das técnicas do jornalismo narrativo em podcating.
Conexão Juventudes: Modelando do Futuro
COORDENAÇÃO
Jarbas Jácome de Oliveira Júnior
E-mail: jarbasjacome@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
João Victor Neves de Souza Nunes
EXTENSIONISTA VOLUNTÁRIO(A)
Cauan Lacerda Oliveira
As Oficinas de Modelagem 3D do Projeto Conexão Juventudes: Modelando o Futuro” visa capacitar jovens da região em modelagem 3D, utilizando softwarescomo Blender e Tinkercad, como ferramentas de empoderamento, transformação social, desenvolvimento local e inclusão digital. As oficinas serão gratuitas e abertas à comunidade, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco em: educação popular, inclusão digital, desenvolvimento local, empreendedorismo e geração de renda, cultura e diversidade.
As charuteiras e fumageiras do Recôncavo: materiais didáticos e ações para o ensino de História Local e Regional
COORDENAÇÃO
Leandro Antonio de Almeida
E-mail: leandro_antonio@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Tainá Adriana dos Santos
O projeto de extensão tem por objetivo propiciar um ensino de história crítico referenciado na História Regional, a partir do tema do fumo, especificamente da experiência das fumageiras e charuteiras. As mulheres negras e pobres constituíram a mão-de-obra principal das grandes fábricas de charutos voltadas à exportação, de capital nacional e estrangeiro como Suerdieck, Dannemann, Costa e Pena, Leite e Alves, instaladas no Recôncavo a partir de fins do século XIX. O ciclo de produção do charuto e fardos de fumo contavam com uma complexa cadeia produtiva, na qual estavam envolvidos inúmeros agentes, por um longo período de tempo. É importante sistematizar e didatizar a complexidade de tal circuito importante para o Recôncavo não apenas em termos econômicos, mas social e culturalmente. O projeto tem o objetivo de propiciar, nas escolas, um ensino de história crítico referenciado na História Regional, a partir do tema do fumo, especificamente da experiência das fumageiras e charuteiras. Além de possibilitar, na graduação em História, que os licenciandos de história vivenciem uma prática pedagógica de história crítica, referenciada na História Regional, a partir do tema do fumo, especificamente da experiência das fumageiras e charuteiras
Saberes Locais, Educação, Turismo-Cultural e Desenvolvimento Comunitário
COORDENAÇÃO
Lucia Aquino de Queiroz
E-mail: luciamaqueiroz@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Carolina de Oliveira Gomes
Este projeto tem como propósito, em uma estreita correlação entre ensino, pesquisa e extensão, ampliar relações entre universidade e comunidade, colaborando para o aumento da permanência e interesse discente pelo ensino médio, para atualização do currículo escolar, através da valorização da cultura e dos saberes locais. E, em adição, para que os jovens da comunidade quilombola do Tabuleiro da Vitória, em Cachoeira/BA, possam se apoderar da sua própria cultura, contribuindo para a sua continuidade, valorização e para o surgimento de alternativas de trabalho e renda através do desenvolvimento do turismo cultural na localidade.
Juventudes, Perspectivas de Futuro e Ingresso na Universidade
COORDENAÇÃO
Daniela Abreu Matos
E-mail: daniela.matos@ufrb.edu.br
BOLSISTA (2024)
Jamile Lima de Oliveira
O Programa Juventudes, perspectivas de futuro e ingresso na Universidade se caracteriza como ampliação e continuidade do projeto de extensão intitulado Juventudes, Educação e Projetos de Vida – Ano I a Ano VI – desenvolvido entre 2016 e 2023. O novo Programa, inspirado pela trajetória anterior, busca promover práticas educativas que possibilitem a jovens estudantes do Ensino Médio vivenciarem e ampliarem a sua condição juvenil, face ao contexto de uma sociedade desigual, ao refletirem sobre seus contextos sócio-históricos e sobre suas expectativas e projeções de futuro, a partir de uma visão crítica e propositiva. As atividades que integram o Programa são orientadas pela perspectiva de uma “pedagogia das juventudes” (Dayrell, 2005).
E-mail: pibex@proext.ufrb.edu.br | coproext.nugepe@proext.ufrb.edu.br
Telefone: (75) 3621-4315 ou 3621-3857