Produção Tecnológica do MP_GPP
Nesta seção estão listados os produtos tecnológicos elaborados por professores, técnicos, discentes e egressos do Programa, tanto como resultado de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como frutos de atuação profissional.
Esses produtos tecnológicos podem assumir inúmeros formatos, a exemplo de: relatórios de projetos técnicos (avaliações, surveys, etc.), de intervenção ou de inovação tecnológica, aplicados ao setor público; projetos ou propostas de norma ou marco regulatório, de política pública inovadora na área de atuação; aplicativos, materiais didáticos e instrucionais, processos, modelos; material audiovisual, software, manuais, guias, entre vários.
Nesta relação, são listados o título do produto, o formato, os autores, o contexto de aplicação e um breve resumo do trabalho, além do link para acesso. Para os produtos desenvolvidos em sala de aula, também são relacionados os professores da disciplina; para os produtos desenvolvidos por discentes e egressos, são relacionados os orientadores, quando a produção teve também sua participação.
Esta relação não exaure a produção tecnológica do PPGGPPSS.
2023 – Cartilhas e materiais didáticos
Título |
Autores |
Objetivos |
Guia do NAME - Núcleo de Atendimento Multiprofissional em Educação |
Mestre Felipe de Novaes e Prof. Neilton da Silva |
O Guia define a finalidade e a composição de profissionais do Núcleo |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Guia |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Clique aqui |
Título |
Autores |
Objetivos |
FERREIRA, C. S. M.; PIMENTEL, S. C. Mais Futuro: Cartilha do Beneficiário. Cruz das Almas: MPGESTAOPPSS, 2023 (Cartilha). |
Mestrandos Cintia Machado Ferreira e Marcus Pimentel |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
E-Cartilha |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
2023 - – Minidocumentários e produção audiovisual
Título |
Autores |
Resumo |
PIRES, C. N.; MARINS, D., LIMA, J., MENEZES, T. CORREIA, V. M. A gente ainda está caminhando. Vídeo. 2023 |
Mestrandos Cecilia Nascimento Pires, Daniela Marins, Juliana Lima, Tércio Menezes e Vanessa Monteiro no contexto da disciplina Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com o Prof. Edgilson Tavares |
A Gente Ainda Está Caminhando aborda as formas de implementação das políticas sociais para negros em Salvador e região - mas que encontram paralelos no Brasil como um todo -, trazendo pontos de vista de diferentes setores da sociedade: mídia, assistência social e representante do Estado. Que avanços e desafios os operadores de políticas públicas e a sociedade têm observado, depois da implantação dos normativos que regulamentam ações de reparação e afirmação da igualdade racial? Quanto caminhamos e quanto terreno ainda falta ser percorrido para nos aproximarmos do cenário que se vislumbra nas leis? Uma produção com o intuito de provocar um debate que vai muito além dos seus sete minutos. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Vídeo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Título |
Autores |
Resumo |
MEIRA, A. M.; SANTOS, D. A.; SANTOS, R. J. S. dos. Conexão perdida. 2023. Vídeo |
Mestrandos Anderson Maia Meira, Djair Araújo Santos e Roberto Jorge Silva dos Santos. Vídeo produzido no contexto da disciplina Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com o Prof. Edgilson Tavares |
Durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais em decorrência da pandemia da COVID-19 as instituições de ensino tiveram que viabilizar meios de atenuar as consequências geradas pelo afastamento social. O Instituto Federal da Bahia - Campus Santo Antônio de Jesus foi uma dessas instituições. Desse modo, o ensino remoto foi instituído, mostrando-se um desafio para todos, e expondo também as desigualdades de acesso às ferramentas e recursos tecnológicos por parte dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Diante disto, o Campus ofertou como subsídio o Auxílio de Inclusão Digital Emergencial como forma de atenuar essa situação. Mas como foi o processo de implementação desse instrumento de políticas públicas? O quanto isso foi importante para a manutenção do vínculo estudantil? Quais as dificuldades vividas durante esse processo? Através das entrevistas realizadas com alguns atores envolvidos, buscaremos responder a essas questões. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Vídeo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
2022 – Minidocumentários e produção audiovisual
Título |
Autores |
Resumo |
MELO, A. S.; CERQUEIRA, D. J. G.; LIMA, J. V. C.; COSTA, J. G.; ALMEIDA JUNIOR, L. M. Eu fico sem saber. 2022. Vídeo. |
Mestrandos Analouise Melo, Daiane Cerqueira, Juliene Lima, Luiz Moraes, em vídeo produzido no contexto da disciplina Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com o Prof. Edgilson Tavares |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Vídeo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Título |
Autores |
Resumo |
GONÇALVES, D. L.; SOUZA, M. A.; FERREIRA, M. V.; SOUSA, J. S. Vai ter carne, vai ter peixe, vai ter frango? 2022. Vídeo. |
Mestrandos Dilson Gonçalves, Milena Ferreira e Jamile Souza em vídeo produzido no contexto da disciplina Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com o Prof. Edgilson Tavares |
“Vai ter carne, vai ter peixe, vai ter frango?” é um mini documentário realizado pelos discentes do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, cujas personagens protagonistas são mães de crianças matriculadas nas creches do município de Cruz das Almas-BA, que contaram suas experiências relacionadas à segurança alimentar e nutricional das/os suas/seus filhas/os antes e durante a Pandemia de COVID-19, a partir da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Vídeo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Título |
Autores |
Resumo |
PINHEIRO, J. B. A.; SILVA, A. P.; LOBO, F. S.; LOBO, M. G. S. Um Passe Para Inclusão. 2022. Filme. |
Mestrandos Jenilda Bastos Pinheiro, Alex Silva, Fabrício Lobo e Marcos George Lobo, em vídeo produzido no contexto da disciplina Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com o Prof. Edgilson Tavares |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Vídeo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Título |
Autores |
Resumo |
SANTOS, E. A.; LEAL, M. M.; SILVA, W. T.; SANTANA, P. J. C. Curta Metragem: Desigualdade Remotamente Escancarada. 2021 |
Mestrandos Elanio Araújo Santos, Manuela Leal, Wagner Tavares Silva e Paulo Conceição Santana, em vídeo produzido no contexto da disciplina Estado, Sociedade e Políticas Públicas, com o Prof. Edgilson Tavares |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Vídeo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
2021 - Relatórios de pesquisa
Título |
Autores |
Objetivos |
Avaliação de instrumentos de políticas públicas de agricultura familiar e economia solidária na Bahia. _Cruz das Almas, BA: UFRB,2021 |
Diversos, com organização do Prof. Edgilson Tavares de Araújo |
Apresentar os principais resultados do projeto de extensão Avaliação dos resultados dos instrumentos de políticas públicas de Agricultura Familiar e Economia Solidária financiados pela CAR/BNDES (Editais no 01/10 e no01/12). A avaliação foi realizada por uma equipe multidisciplinar de avaliadores(as), contando com pesquisadores(as) vinculados(as) ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e ao Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAAB) da UFRB, além de contar com a parceria de pesquisadores(as) da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Instituto Federal Baiano (IF Baiano). |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
E-books |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
https://drive.google.com/file/d/14o-li56FU-euMe1SSqRxhyntEEVshxe7/view |
2021 – Cartilhas e materiais didáticos
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
COELHO, F. N.; SILVA, N. Políticas educativas e direitos de cidadania: plano nacional de educação e estratégias de monitoramento. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 25p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é do mestrando Felipe Coelho. |
Este fascículo aborda um tema muito presente no cotidiano de gestores e professores, mas pouco conhecido e discutido entre os principais interessados, os estudantes e seus familiares. Nesse sentido ele é sempre atual, bastante pertinente e muito instigante. As políticas educacionais no Brasil ao longo dos anos foram sendo moldadas a partir de diversos olhares, influenciados pelas lutas de cada momento histórico, e com o PNE não foi diferente. Apesar de ter sido construído em meio a um debate considerado democrático, os passos necessários para se chegar a atender as necessidades educativas de todos os brasileiros ainda não foram dados. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
https://ufrb.edu.br/portal/images/noticias2021/VOLUME_1_-_PNE_E_ESTRATEGIA_DE_MONITORAMENTO.pdf |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SOUZA. J. S.; SILVA, N. Políticas educativas e direitos de cidadania: programa nacional de educação ambiental. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 23p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é da mestranda Jamile Santana Souza. |
O objetivo da publicação foi refletir sobre a questão ambiental por meio das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e as possibilidades que esse ator social tem no processo de criação e execução de projetos e/ou práticas educativas capazes de problematizar a relação homem-natureza, com vistas à construção de uma consciência socioambiental crítica, ética e sustentável. O fascículo propõe uma contextualização da Política Nacional de Educação Ambiental, situando as bases legais e as diferentes visões de educação ambiental que convivem entre si, adotando a perspectiva não formal, por meio das OSC, em alinhamento com o que propõe a Agenda 21. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SANTOS, C. P. dos.; SILVA, N. Políticas educativas e direitos de cidadania: programa nacional de alimentação escolar. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 27p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é da aluna especial Cleunice Pereira dos Santos. |
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública antiga, seu funcionamento é essencial para a segurança alimentar de muitas famílias. No campo da educação, o PNAE viabiliza o acesso a alimentação de qualidade intermediada por profissionais de nutrição. O objetivo da publicação é tornar ostensiva à população a existência dessa política pública de segurança alimentar, voltada para as escolas e os educandos, por meio da abordagem do seu histórico, objetivos, recursos, tipos de compras, dinâmica de funcionamento, as estratégias da oferta, as parcerias, os desafios existentes, sobretudo na pandemia, bem como sublinhar o papel da agricultura familiar e dos agricultores no tocante à participação no programa e a garantia incessante de produção sustentável, mesa farta e saudável que colocam a serviço das redes de ensino de todo o país. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
GOMES JUNIOR, W.R.; SILVA, N.. Políticas educativas e direitos de cidadania: programa saúde na escola. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 28p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é do mestrando Wellington Ramos Gomes Junior. |
O objetivo da publicação foi conferir informações sobre Programa Saúde na Escola (PSE), levando em conta sua história, definição, marcos legais, objetivos, diretrizes, eixos temáticos, experiências exitosas no contexto da Bahia, assim como refletir sobre certos desafios, que ainda carecem de superação visando a conquista de mais qualidade. O destaque do PSE está na abordagem de temas e das ações que entrelaçam saúde e educação no sentido de que orientam os escolares e os instigam a compreenderem o papel da saúde na vida dos cidadãos, para que construam autonomia, se reconheçam como sujeitos de direitos e percebam a importância da educação para a promoção da saúde com qualidade referenciada. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
https://ufrb.edu.br/portal/images/noticias2021/VOLUME_4_-_PROGRAMA_SA%C3%9ADE_NA_ESCOLA.pdf |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
CRUZ, L. P. S. da; SILVA, N. Políticas educativas e direitos de cidadania: política de educação escolar. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 24p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é do aluno especial Luís Paulo Santos da Cruz |
A Política de Educação Hospitalar é uma política voltada para crianças acometidas por patologias agudas ou crônicas, que as impossibilitam de irem à escola, e, consequentemente, só poderiam ter acesso à educação em unidades de saúde, a exemplo dos hospitais - via classe hospitalar – ou em suas próprias casas - via atendimento domiciliar. O fascículo traz informações importantes sobre os principais estágios da construção da política, sua história, caracterização, base legal, objetivos, público-alvo, atendimento e adaptação de recursos e instrumentos didáticos pedagógicos e os resultados esperados. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SILVA, W. T. da; SILVA, N.. Políticas educativas e direitos de cidadania: programa de educação tutorial. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 26p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é do mestrando Wagner Tavares da Silva |
O conhecimento do Programa de Educação Tutorial (PET) pode ajudar aos estudantes universitários em ter o desejo de se inserir no programa, na condição de bolsistas, ao tomarem ciência das suas vivencias pautadas na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e a partir delas obter uma formação crítica, reflexiva, protagonista, autônoma e intelectual. O PET é constituído por grupos tutoriais diversos que tem como objetivo levar até os estudantes, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades complementares à sua formação acadêmica, com o intuito de alcançar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação atendidos. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
https://ufrb.edu.br/portal/images/noticias2021/VOLUME_6_-_PROGRAMA_DE_EDUCA%C3%87AO_TUTORIAL.pdf |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
FERREIRA, C. S. M.; SILVA, N. Políticas educativas e direitos de cidadania: escolas cívico militares e cidadania educativa. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. v. 1. 24p |
A produção dos fascículos é parte das atividades do componente curricular Políticas Educativas, Instituições e Atores Sociais, ministradas pelo professor da UFRB e do mestrado profissional, Neilton da Silva. Neste fascículo a autoria é da mestranda Cíntia Souza Machado Ferreira |
O objetivo do fascículo é esclarecer e problematizar a temática das Escolas Cívico-militares, de modo que os profissionais da área de educação e os cidadãos em geral possam compreender as diferentes visões e as contradições que permeiam o assunto, de modo que sejam capazes de se posicionar sobre ele, e, eventualmente, tratando-se de adultos e/ou responsáveis, decidam se matriculariam seu filho em alguma “escola militarizada” ou não. A Escola Cívico-Militar é uma mescla entre a escola pública tradicional e a escola militar, a gestão é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, de modo que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares ou profissionais da área de segurança. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
2021 – Minicursos
Título |
Palestrantes e moderadores |
Resumo |
Minicurso: Despesas Públicas: Noções do Orçamento a Contabilidade |
Mediador: Mestranda Jaina Nara Moreira Rios (Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social/UFRB) Ministrantes: Mestrando Edinilzo Bispo dos Santos (Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social/UFRB) Esp. Sandro Marques De Sousa Nassif (UNIFTC) |
Minicurso de 04 horas voltado para a Contabilidade pública |
Evento |
Data |
Link |
RECONCITEC 2021 |
Transmitido ao vivo em 1 de dez. de 2021 |
2021 – Jogos Didáticos
Título |
Autores |
Nota técnica |
Modelo de nota técnica a acompanhar jogos didáticos |
Profa. Lys Vinhaes |
|
Resumo: considerando-se a intencionalidade didática na utilização de jogos didáticos, esse modelo foi proposto para que professores e propositores de atividades lúdicas associem sya adoção/utilização ao plano de minicurso/aula. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Professores e alunos interessados em desenvolver jogos didáticos |
Documento em Word. |
Mesmo link da nota técnica |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Portfolio de jogos didáticos sobre a Gestão Pública |
Mestrandos Denise de Lima Silva, Elânio Araújo dos Santos, Manuela Macêdo Leal, Paulo José Conceição Santana, e Wagner Tavares da Silva. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: Foram desenvolvidos seis jogos sobre temas distintos, a saber: 1. Encontre a Combinação: combinações burocráticas (Tema: Burocracia e Modelo Burocrático no Brasil). / 2. Show da Gestão Societal (Tema: Conceitos sobre a Gestão Societal) / 3. Perseguição no Labirinto (Tema: Conceitos de Gestão Pública) / 4. Organizando o Patrimonialismo (Tema: Patrimonialismo) / 5. Caça palavras: caçando conceitos de federalismo (Tema: Federalismo) / 6. Gerencialismo Brasileiro (Tema: Modelo Gerencial) / Todos as informações sobre os jogos e os textos utilizados neste portifólio estão disponíveis no site: https://jogosdegestaopubli.wixsite.com/gestaopublica Cada jogo é baseado em um texto utilizado comumente em formações sobre a Gestão Pública. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Alunos de cursos ou componentes curriculares de Gestão Pública |
Site no qual estão hospedados 08 jogos sobre dimensões da Gestão Pública |
Título |
Autores |
Nota técnica |
TopQuizz GP |
Mestrandos Carine de Jesus Santana, Ivanice Cerruci, Jucarlos Santos e Nilvia Lemos. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: TopQuizz GP é um jogo online, para jogar em grupos, com 30 perguntas variadas e abertas sobre seis temas centrais que envolvem conceitos básicos de Gestão Pública: Estado, poderes do Estado, Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Constituição Federal e Sociedade. É indicado por explorar os conteúdos sobre os temas abordados, além de proporcionar um meio dinâmico para discussões e aprofundamento do conteúdo. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Estudantes de graduação e pós-graduação em Gestão Pública. |
Jogo online com perguntas- desafio, desenvolvido na plataforma www.flippity.net |
https://www.flippity.net/qs.php?k=16NkXztOuWMw8yf3Ai2SOSpqvRuy_bvTYJR_MviwC3m4 |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Cruzando Conhecimentos da Gestão Pública |
Mestrandas Daniela Parente Soares da Silva, Jacqueline Reis Trindade e Jomara Silva dos Santos Souza. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: o jogo se propõe a revisar conceitos básicos e relacionar dicas a termos da Gestão Pública de uma forma divertida. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Servidores de Escola de Governo do município de São Francisco do Conde |
Palavra-cruzada a ser impressa |
Clique aqui para ter acesso à palavra-cruzada. |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Jogo Gestão Pública: Os desafios do Brasil |
Mestrandos Denilton Leal Carvalho, Filipe Ferreira S. Nery Nepomoceno, Iuri Clauton Paixão Dos Santos, e Josefa Elidiane Santos Andrade. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: O objetivo deste jogo é proporcionar a fixação de conhecimentos e conceitos sobre Gestão Pública de forma lúdica e didática, através de um jogo de tabuleiro. Bem como apresentar algumas características de atores chave no processo. A atividade deve ser realizada em tempo médio de 30 a 60 minutos, levando em consideração que o jogo possui 30 casas e foi desenvolvido para até 04 jogadores. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Alunos de graduação e pós graduação que tenham em sua grade curricular o estudo da temática gestão pública. |
Jogo de tabuleiro para até 04 jogadores, no qual os participantes têm o desafio de chegar ao final do trajeto. O tabuleiro deve ser impresso. |
Clique aqui para acessar o tabuleiro. |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Função Controle - Abra e Controle-se! |
Mestrandos Denilton Leal Carvalho, Filipe Ferreira S. Nery Nepomoceno, Iuri Clauton Paixão Dos Santos, e Josefa Elidiane Santos Andrade. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: Este jogo visar a possibilitar a fixação dos conceitos, objetivos, elementos e órgãos que desempenham a Função Controle, viabilizando o aprendizado de forma lúdica e didática, através de um jogo de perguntas e respostas de múltiplas escolhas. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Professores, estudantes e demais interessados na temática da Gestão Pública. |
Jogo on line do tipo combinação (Abra a Caixa) desenvolvido no Wordwall.net, com 9 questões. |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Função Planejamento - Planejar para melhor executar |
Mestrandos Denilton Leal Carvalho, Filipe Ferreira S. Nery Nepomoceno, Iuri Clauton Paixão Dos Santos, e Josefa Elidiane Santos Andrade. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: O professor poderá utilizar esse jogo de maneira personalizada, através do acesso à plataforma digital ou por meio da versão impressa, para testar os conhecimentos adquiridos pelos participantes dentro do contexto que vem sendo trabalhado na aula, desta forma poderá propor desafios para resolução de questões de maneira colaborativa. Os estudantes e demais interessados poderão ampliar os conhecimentos e fixar conteúdos sobre Gestão Pública de modo lúdico e didático, através de um jogo de Palavras Cruzadas. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Professores, estudantes e demais interessados na temática da Gestão Pública. |
Jogo de palavras-cruzadas desenvolvido na plataforma digital: https://learningapps.org. Contudo, pode ser impresso para ser jogado presencialmente |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Passa ou Repassa: Noções de Planejamento |
Mestrandos Carine de Jesus Santana, Ivanice Cerruci, Jucarlos Santos e Nilvia Lemos. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: Jogo criado para atividade de fixação do texto SANTOS, Clezio Saldanha dos. Planejamento. In: SANTOS, Clezio Saldanha dos. Introdução à gestão pública. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 35-52. Trata de noções básicas do planejamento na gestão pública. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Estudantes de graduação e pós-graduação em Gestão Pública. |
Jogo de passa ou repassa, com 20 questões, a ser mediado por um docente da turma com a disposição de cartas que contém questões a serem respondidas por um membro da equipe, em um prazo de 01 minuto por questão. |
https://wordwall.net/pt/resource/22050086/gest%c3%a3o-p%c3%bablica/no%c3%a7%c3%b5es-de-planejamento |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Jogo O Federalismo Brasileiro e a sua atual faceta pantaleônica: É mentira, Terta? |
Mestrandas Daniela Parente Soares da Silva, Jacqueline Reis Trindade e Jomara Silva dos Santos Souza. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: O jogo, com 20 assertivas verdadeiras ou falsas, se propõe a revisitar as análises apresentadas nos estudos realizados por Abrúcio (2007) (Texto e vídeo) e Arretche (2010), acerca do Federalismo e Políticas Públicas (referências completas na nota técnica) |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Alunos do componente de Gestão Pública do Curso de Mestrado da UFRB |
Jogo de verdadeiro ou falso construído na plataforma Wordwall.net |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Caça palavras Patrimonialismo Brasileiro: “eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades...” |
Mestrandas Daniela Parente Soares da Silva, Jacqueline Reis Trindade e Jomara Silva dos Santos Souza. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: o jogo convida à reflexão sobre os aspectos nefastos do Patrimonialismo “naturalizado” na Administração Pública brasileira contemporânea, com o intuito de gerar inquietação nos gestores municipais, acerca de seus modus operandi, bem como apresentar um possível caminho para libertação dessas práticas, a partir das análises dos autores Portela Júnior (2012), Saraiva (2019) e Sousa (2012) sob as inspirações de Marx Weber, Florestan Fernandes e Raymundo Faoro. Referências completas na nota técnica. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Gestores da Administração Pública Municipal |
Jogo no formato de caça-palavras desenvolvido no Wordwall.net |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Jogo de memória Patrimonialismo |
Mestrandos Cintia Souza Machado Ferreira, Felipe de Novaes Coelho, Jocele Santos Caldas, Marcus Pimentel Oliveira, Wellington Ramos Gomes Junior. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: Apoiar os professores nas atividades de fixação dos conceitos de conteúdos associados ao tema Patrimonialismo através de atividade interativa, durante o processo de ensino-aprendizagem. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Estudantes de graduação e pós-graduação de componentes curriculares ligados à Gestão Pública. |
Jogo de memória com 16 peças desenvolvido no Wordwall.net |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Quiz Show: Patrimonialismo |
Mestrandos Carine de Jesus Santana, Ivanice Cerruci, Jucarlos Santos e Nilvia Lemos. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: Jogo on line com objetivo de fixar conceitos e características de Patrimonialismo. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Estudantes de graduação e pós-graduação em Gestão Pública. |
Trata-se de um jogo no formato de um questionário, com 08 questões de múltipla escolha sobre patrimonialismo, com tempo, linhas de vida e uma rodada bônus. No final, é gerado um ranking de classificação. |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Dardos do Patrimonialismo |
Mestrandos Denilton Leal Carvalho, Filipe Ferreira S. Nery Nepomoceno, Iuri Clauton Paixão Dos Santos, e Josefa Elidiane Santos Andrade. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: O jogo DARDOS do Patrimonialismo apresenta um ambiente de simulação de jogo de dardos, mas que também permite uma forma de interação física com o jogo. Consiste em uma atividade de perguntas e respostas sobre o tema patrimonialismo, com a intenção de que os alunos reconheçam os principais as definições de patrimonialismo a partir de palavras-chave ou conceitos chave para reativar ou consolidar suas habilidades. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Servidores públicos e alunos do campo de públicas. |
Jogo de dardos on line (pode ser “traduzido” para presencial) com 10 questões. Desenvolvido na view.genial.ly |
https://view.genial.ly/619168d2750de50d4973bc02/interactive-content-dardos-de-patrimonialismo |
Título |
Autores |
Nota técnica |
Quiz show Modelo Burocrático na Gestão Pública Brasileira. |
Mestrandos Cintia Souza Machado Ferreira, Felipe de Novaes Coelho, Jocele Santos Caldas, Marcus Pimentel Oliveira, Wellington Ramos Gomes Junior. Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina PGSS219 Gestão Pública. |
Clique aqui para acessar a nota técnica, com dados sobre o jogo e sobre a sequência didática proposta. |
Resumo: O jogo Gameshow Quiz apresenta afirmativas incompletas e algumas alternativas de resposta retiradas do texto de Abrúcio e Loureiro (2018, referência completa na nota técnica). O jogador deverá encontrar e assinalar a alternativa correta, mediante seu conhecimento e leitura prévia do texto disponibilizado anteriormente nas aulas de Gestão Pública |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Estudantes de graduação e pós-graduação de componentes curriculares ligados à Gestão Pública. |
Quizz desenvolvido na Plataforma Wordwall.net. |
2020 – Jogos didáticos
Título |
Autores |
Orientação |
Jogo Você conhece o Campo de Públicas? |
Profa. Lys Vinhaes |
NA |
Resumo: O Campo de Pública vem, ao longo da última década, se institucionalizando e consolidando no Brasil, em um movimento nacional em rede. Nesta proposta, os jogadores são desafiados a demonstrar seu conhecimento sobre esse processo. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Alunos de graduação e pós-graduação em cursos do Campo de Públicas |
Jogo de combinação de 10 elementos, construído no Wordwall.net. |
Título |
Autores |
Orientação |
Jogo Reforma do Estado Brasileiro |
Profa. Lys Vinhaes |
NA |
Resumo: Este jogo retoma as reformas de Estado no Brasil a partir da era Vargas até o governo Dilma Roussef e provoca os jogadores a identificarem as principais características de cada uma das reformas. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Alunos de graduação e pós-graduação em cursos do Campo de Públicas |
Jogo de memória de 24 peças, construído no Wordwall |
https://wordwall.net/pt/resource/31832334/reformas-do-estado-brasileiro |
.
.
Redes Sociais