HURB na rede Species Link
O Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB) já esta com os dados da sua coleção online na rede SpeciesLink.
O acervo do HURB já faz parte da rede SpecisLink !!!!
As informações sobre materiais depositados no HURB encontra-se disponível em http://www.splink.org.br/index?lang=pt&group=all&action=search&ts_collectioncode=HURB
Com os registros disponíveis, algumas informações podem ser executadas, como mapa de distribuição geográfica, total de registros online, descrição da coleção, entre outros. Estas e outras informações encontram-se em: http://splink.cria.org.br/manager/detail?setlang=pt&resource=HURB
-Sobre a Rede SpeciesLink:
Informações dos acervos de coleções biológicas crescem de importância a medida que os dados são disponibilizados online de forma integrada. A rede speciesLink vem sendo desenvolvida há cerca de 12 anos com o objetivo de facilitar o processo de compartilhamento aberto de dados por parte das coleções biológicas do país. Essa interação com as coleções biológicas, os provedores de dados da rede, é responsável não só por uma maior oferta de dados, mas pelo desenvolvimento de ferramentas e aplicativos que facilitam e ampliam a sua usabilidade e utilidade. A interface de busca, por exemplo, permite diferentes outputs como gráficos, mapas, inventários, imagens e downloads. O sistema de anotações online permite que os usuários participem do processo, como, por exemplo, apontando possíveis erros e atualizando as determinações. Novos produtos são gerados a partir dos dados como os sistemas Lacunas de Conhecimento (http://lacunas.inct.florabrasil.net/2014/index) e Biogeografia da flora e dos fungos do Brasil (http://biogeo.inct.florabrasil.net).
A rede speciesLink conta hoje com 350 provedores de dados que disponibilizam mais de 6,7 milhões de registros online e mais de 800 mil imagens de amostras e material vivo de plantas. São cerca de 95 mil espécies distintas (com nomes aceitos). Com isso aumenta também o acesso e uso do sistema. Em 2014 até o dia 21 de julho, mais de 280 milhões de registros foram de alguma forma utilizados, o que dá uma média de cerca de 1,4 milhões de registros utilizados por dia.
Além dos recursos de cada instituição responsável pela manutenção das coleções biológicas, é importante destacar o apoio que o CRIA recebeu da Fapesp entre 2002 a 2010 e do CNPq, com destaque para o apoio a um de seus Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, o Herbário Virtual da Flora e dos Fungos coordenado pela Profa. Leonor Maia da Universidade Federal do Paraná.
Maiores informações no blog do CRIA : http://blog.cria.org.br/
Qualquer dúvida, entrar em contato com o e-mail do HURB: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais