2024
1) Nova exposição do Herbário HURB
Está acontecendo todo mês de abril a comemoraáão do da Botânica 2024
🌱Feliz dia da botânica !
🤗Vem comemorar com a gente.
📧Agende sua visita que estamos te esperando ! Escreva para nosso email para vir conhecer (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
💚Vamos espalhar botânica para todos os cantos !💚
Viva a flora do Recôncavo. Viva a flora da Bahia.
#17deabril #diadabotânica #floradabahia #floradoreconcavo #ufrb_edu #ufrb
Clique para ver a exposição 2024!
2023
1) V Workshop de Botânica (Coordenação: prof. Patrícia Luz)
🗓️17 a 19 de Abril/2023
📍Dia 17/4 - 08-9:45h - Cadastramento e entrega do material e inscrição nas oficinas (Auditório da Biblioteca).
-Palestra de abertura 17/04/2023. Caatinga: Conhecer e Conservar - Prof. Aurélio Carvalho (Ifbaiano Santa Inês).
Dia 17/04/2023. Curso Secagem de Plantas para construção de quadros 14 às 17h (Laboratório de Sistemátice Vegetal e Herbário HURB).
Dia 18/04/2023. ILustração Botânica. 8 às 11h (Laboratório C3 do CCAAB/UFRB).
Dia 18/04/2023. Exposição botânica dos cursos de Agronomia, Engenharia FLoresta e Zootecnia (Stands em frente ao PAV II).
Dia 19/4. 08 às 11:30h e Tarde: 13:30 às 17h - Herbário HURB de portas abertas – visitas guiadas de escolas da comunidade (Equipe do Herbário HURB). Inscrições via o e-mail do herbário HURB: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Dia 19/04/2023. 9 às 11h (🚌O ônibus para a visita guiada para o BAG de bromélias sairá do herbário HURB (Setor da Biologia, prédio Elinsmar Adorno).
Apoio: CCAAB, INCT Herbário Virtual de Plantas e Fungos, PROEXC.
#diadabotanica #17deabril #workshopdebotanica #ufrb_edu #cruzdasalmas #ccaabufrb
Clique aqui para saber como foi !
2022
1) II Concurso de Fotografia do HURB
2021
1) I concurso de Fotografia do HURB.
Apoio: INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, Geraldo Magela (Flora do Centro Mineiro – guia fotográfico de plantas nativas) e o Fotógrafo R.R. Rufino.
Veja abaixo os vencedores:
Categoria 1
João Luís Lobo @entreespinhoseferroes
"Assim na terra como no céu"
“Era uma manhã fria do inverno, mas a luz do sol já estava forte. Pouco tempo antes de receber uma nova turma de jovens que fariam um roteiro de educação ambiental no JB, percebi que a vida no lago estava resplandecente. A água do lago refletia toda a Mata Atlântica do entorno, unindo ninfeias e embaúbas num mesmo plano. Vendo a união de tanta biodiversidade, peguei rapidamente meu celular e tirei essa foto de cabeça pra baixo. Você consegue diferenciar o que é aquático e o que é terrestre?"
Danilo Zavatin @danilozavatin
Manettia luteo-rubra (Vell.) Benth.
Esta pequena liana estava pendurada rente ao paredão de calcário onde corre o riacho da gruta, riacho que quando criança passava o dia nadando, hoje está completamente tomado pelo esgoto. Basta ter um olhar atento os sinais e a vida se apresentará.
Dayvson Costa @dayvsonadpc
O Abraço Mortal
Descrição: Esta é uma Drosera spiralis que pertence à família Droseraceae. Droseraceae são plantas insetívoras com folhas avermelhadas cobertas por tricomas secretores de mucilagem com a habilidade de capturar animais, preferencialmente insetos e outros invertebrados e, através da utilização de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. Infelizmente para o inseto que levou um abraço da faminta D. spiralis.
Categoria 2
Gustavo Miranda Montealegre @gusmir.montealegre
Belleza ignorada por nuestros limitados ojos
Es la inflorescencia (ciato) de Euphorbia cotinifolia, una planta utilizada como ornamental pero por sus preciosas hojas rojas y no por su inflorescencias, inconspicuas para nuestros ojos. Con el auxilio de un lente de microscopio Amscope 4x adaptado a mi cámara fotográfica y la técnica del apilado de enfoque, podemos apreciar tamaña belleza.
João Paulo Medeiros @medeiros_lord990
"A comunidade que não vemos"
Fotografias macro de plantas contra a luz em quase 100% dos casos revelam imagens surpreendentes que prendem quem as vê ao revelar detalhes das plantas que quase nunca vemos a olho nu.
Matheus Pires Miranda @mathebio
Digitalizada
Digital única, vegetal de todos.
Redes Sociais