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Eventos Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo Escola da Terra UFRB edição 2023
INSCRIÇÕES ATÉ 31/05/24

Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo Escola da Terra UFRB edição 2023

Trata-se de formação continuada com previsão de atender 340 cursistas em nível de aperfeiçoamento, em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023, organizado no formato presencial em regime de alternância, para professores(as) do campo que atuam no Ensino Fundamental. A ação está vinculada ao Programa Escola da Terra, proposto pela Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI). A ação será executada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Profesores(CFP) na parceria com a SEC-BA e as Secretarias Municipais de Educação dos municípios comtemplados, com apoio dos movimentos sociais e organizações presentes nos territórios de inserção, em especial, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Serão organizadas duas turmas do curso. A primeira turma contará com a participação de 120 cursistas, sejam eles(as), professores(as) das escolas do/no campo do Ensino Fundamental da Bahia. A segunda turma contará com a participação de 220 cusistas, sendo eles(as), professores(as)/educadores(as) das escolas no/do campo das áreas de reforma agrária, configurando a 9ª edição do Curso Nacional de Pedagogia do Movimento. As atividades estão atreladas a atuação do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB). A ação conta com recursos de custeio advindos da SECADI, os quais contarão com apoio no gerenciamento adminstrativo e financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), por meio de contratação específica para esse fim. As atividades serão realizadas entre outubro de 2023 e julho de 2024, sendo coordenadas a partir da atuação do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB). 

Inscrições até 31/05/24, através do SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798081

Programação

TURMA 1 - Formação de professores(as) das escolas do/no campo do Ensino Fundamental da Bahia

Para a efetivação da formação de professores(as) de Educação Básica do estado da Bahia (curso 1) serão realizados dois Seminários do Programa Escola da Terra na UFRB que terão por foco a abertura e o enceramento do Curso de Aperfeiçoamento e quatro módulos formativos.

Cada um dos quatro módulos formativos está sustentado por um eixo, sejam eles: 1º Questão Agrária, Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo; 2º Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola; e 3º Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo I; e 4º Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II. Além dos eixos, serão considerados alguns conteúdos transversais (Questão Agrária e Agrícola, Agroecologia, relações étnico-raciais, direitos humanos, violência no campo, acesso e produção na terra), que perpassam os módulos formativos, sobretudo nos eixos voltados às Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo.

A efetivação dos módulos formativos será adequada de acordo com a conformação de cada um dos polos que integrarão o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023. Deste modo, serão realizados calendários em comum acordo com os parceiros tendo em conta a carga horária total proposta e o seu desdobramento nos períodos de TU e TC.

Já a realização dos Seminários de Abertura e Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023 estão previstos para que ocorram de maneira coletiva, colocando-se como momentos de integração entre a totalidade dos(as) participantes.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DESTINADO À PROFESSORES(AS) DO ESTADO DA BAHIA

Ação

Ementa

Carga horária

Alternância

Foco

Atividades

I SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA NA UFRB

Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB.

14h

TU – 6h

–      Conferencia de Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB

–      Apresentação do percurso formativo a ser desencadeado noCurso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023

–      Inventário da Realidade: Guia Metodológico na Educação do Campo

–      Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento

TC – 8h

–      Inventário da Realidade: perfil, identidade e expectativas dos(as) participantes do Curso de Aperfeiçoamento

–      Aplicação de questionário online

–      Estudo orientado

1º MÓDULO FORMATIVO

Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo

A materialidade de origem da Educação do Campo, sua especificidade, história e princípios e seu delineamento no marco da política educacional.

40h

TU – 24h

–      Questão Agrária, Educação do Campo e Movimentos Sociais: concepções, princípios, história (8h)

–      Relação Educação do Campo e Agroecologia no fazer da escola do campo (8h)

–      Marcos normativos da Educação do Campo (4h)

–      Plano de Trabalho e orientações para o TC (4h)

–      Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas

–      Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC

TC – 16h

–      Inventário da Realidade: marcos normativos e expressividade da Educação do Campo nos municípios (8h)

–      Estudos orientados (8h)

–      Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC

–      Estudos Orientados

2º MÓDULO FORMATIVO

Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola

Os sujeitos da Educação do Campo na sustentação do fazer pedagógico e da proposta educativa das escolas do campo.

40h

TU – 24h

–      Projeto Político-Pedagógico na Escola do/no Campo (8h)

–      Relação escola-comunidade / comunidade-escola (8h)

–      Diversidade de sujeitos da Educação do Campo: a tríade forma – conteúdos – destinatário (8h)

–      Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas

–      Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC

TC – 16h

–      Inventário da Realidade: comunidade, sujeitos e escola (8h)

–      Estudos orientados (8h)

–      Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC

–      Estudos Orientados

3º MÓDULO FORMATIVO

Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo I

Sujeitos, letramento e alfabetização na escola no/do campo e o trabalho docente

40h

TU – 24h

–      A função da escola do/no campo (8h)

–      Periodização do desenvolvimento humano e trabalho docente: infância e adolescência na escola do/no campo (8h)

–      Processos de letramento e de alfabetização escolar no campo (8h)

–      Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas

–      Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC

TC – 16h

–      Inventário da Realidade: letramento e alfabetização na Educação do Campo – práticas desenvolvidas pelas escolas do/no campo (8h)

–      Produção dos educandos das escolas do campo para confecção do primeiro volume do “Caderno Escrevivências Escola da Terra: Escola e Educação do Campo na Bahia” (8h)

–      Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC

–      Estudos Orientados

4º MÓDULO FORMATIVO

Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II

Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais na escola no/do campo e o trabalho docente

40h

TU – 24h

–      Matemática no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h)

–      Ciências Naturais no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h)

–      Ciências Sociais no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h)

–      Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas

–      Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC

TC – 16h

–      Inventário da Realidade: Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais na Educação do Campo – práticas desenvolvidas pelas escolas do/no campo (12h)

–      Produção da primeira edição do Boletim Formativo Escola da Terra na UFRB (4h)

–      Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC

–      Estudos Orientados

II SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA NA UFRB

Socialização das atividades realizadas, encerramento e avaliação do Programa Escola da Terra na UFRB.

6h

TU – 6h

–      Conferência de Encerramento: “Interfaces Educação do Campo e Agroecologia: as contribuições da escola do campo para a emancipação humana”

–      Socialização das experiências formativas e dos materiais produzidos nos pólos

–      Avaliação da 1ª edição do Programa Escola da Terra na UFRB

–      Seminário de Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento

Carga Horária

108h de TU

72h de TC

Total de 180h

TURMA 2 - 9º Curso Nacional de Pedagogia do Movimento O 9º Curso Nacional de Pedagogia do Movimento coloca-se como estratégia formativa para aprofundamento e reflexão acerca dos princípios e fundamentos que sustentam as práticas educativas nas áreas de reforma agrária com foco na Educação do Campo e efetivação da educação em tal contexto.A construção do Curso se delineia a partir da necessidade de uma formação que propicie aos sujeitos participantes a vivência e a apropriação da elaboração acerca da proposta de Reforma Agrária Popular e da Educação do Campo em relação direta com a análise do período histórico e dos desafios educacionais contemporâneos. Neste sentido, a programação contempla diversos temas, com períodos reservados para a intervenção de palestrantes e momentos de debate e sínteses coletivas.O Curso pretende reunir participantes das cinco regiões do país e, contará com a contribuição de professores(as)/pesquisadores(as) de diversas instituições, no intuito de dinamizar os aprofundamentos e as reflexões propostas em diálogo direto com a realidade objetiva dos territórios de reforma agrária com foco na ação prático-teórica de educação nestes espaços.Constituem-se como temas pertinentes à formação: Análise de Conjuntura; História e Organicidade da luta pela terra no Brasil; Ofensiva do Capital na Agricultura e os desafios atuais; Reforma Agrária Popular; Conjuntura da Educação Brasileira e da Educação do Campo; Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Cooperação; Método de Trabalho de Base; Diversidade Sexual e de Gênero;Educação das relações étnico-raciais; Literatura, Sociedade e formação humana; Pedagogia Socialista; Educação Popular e Pedagogia do Oprimido; Pedagogia do Movimento; e Educação nos Territórios de Reforma Agrária: Educação Infantil, Escola de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos.Para a efetivação da proposta formativa o Curso será realizado em 15 dias de formação presencial, num modulo de Tempo Universidade que estará conectado à estudos orientados para o Tempo Comunidade. 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DESTINADO À PROFESSORES(AS)/EDUCADORES(AS) DAS ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA EM NÍVEL NACIONAL

Data

Horário

Atividade

Assessoria

CH

TC

TC

Estudos Orientados: leitura de textos previamente indicados e que estarão atrelados aos temas propostos para as atividades do TU

Equipe Pedagógica

72h

07/01/2024

Domingo

19h às 21h

Abertura do 9ª Curso Nacional de Pedagogia do Movimento

Alex Verdério

Valter de Jesus Leite

Sintia Paula dos Santos Carvalho

3h

08/01/2024

Segunda-feira

8h às 12h

Organicidade da Turma e combinados coletivos para realização do Curso

Dionara Soares Ribeiro

4h

14h às 18h

Análise de Conjuntura

à definir

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

09/01/2024

Terça-feira

8h às 12h

Análise de Conjuntura Agrária e desafios do momento atual

à definir

4h

14h às 18h

Momento de auto-organização

Cursistas

Equipe Pedagógica

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

10/01/2024

Quarta-feira

8h às 12h

História e Organicidade da luta pela terra no Brasil

à definir

4h

14h às 18h

Ofensiva do Capital na Agricultura e os desafios atuais

à definir

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

11/01/2024

Quinta-feira

8h às 12h

Reforma Agrária Popular

à definir

4h

14h às 19h

Socialização de Experiências das práticas educativas nas áreas de reforma agrária

Cursistas

Equipe Pedagógica

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

12/01/2024

Sexta-feira

8h às 12h

Reforma Agrária Popular: Agroecologia, Cooperação e Educação

Dionara Soares Ribeiro

4h

14h às 18h

Conjuntura da Educação Brasileira e da Educação do Campo

à definir

4h

13/01/2024

Sábado

8h às 12h

Literatura, Sociedade e formação humana

à definir

4h

14h às 18h

Momento de auto-organização

Cursistas

Equipe Pedagógica

4h

14/01/2024

Domingo

8h às 12h

Atividade Cultural e Lazer

Cursistas

Equipe Pedagógica

4h

15/01/2024

Segunda-feira

8h às 12h

Pedagogia Socialista

à definir

4h

14h às 18h

Educação Popular e Pedagogia do Oprimido

à definir

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

16/01/2024

Terça-feira

8h às 12h

Método de Trabalho de Base

à definir

4h

14h às 18h

Momento de auto-organização

Cursistas

Equipe Pedagógica

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

17/01/2024

Quarta-feira

8h às 12h

Pedagogia do Movimento

Valter de Jesus Leite

4h

14h às 18h

Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Educação Infantil

à definir

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

18/01/2024

Quinta-feira

8h às 12h

Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Escola de Educação Básica

à definir

4h

14h às 18h

Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Educação de Jovens e Adultos

à definir

4h

20h às 21h

Estudos Orientados

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

19/01/2024

Sexta-feira

8h às 12h

Diversidade Sexual e de Gênero

à definir

4h

14h às 18h

Educação das relações étnico-raciais

à definir

4h

20/01/2024

Sábado

10h às 12h

Atividade Cultural e Lazer

Cursistas

Equipe Pedagógica

1h

21/01/2024

Domingo

8h as 12h

Avaliação e encaminhamentos do Curso

Alex Verdério

Dionara Soares Ribeiro

4h

Carga Horária Total

180h