Fechar
Eventos Centenário Paulo Freire: Paulofreire-se (09/12 a 10/12)
Evento

Centenário Paulo Freire: Paulofreire-se (09/12 a 10/12)

Centenário Paulo Freire: Paulofreire-se
Centenário Paulo Freire: Paulofreire-se De 09/12 a 10/12

Período: 09/12 a 10/12

Plataforma: Youtube - Online

Maiores informações: Acessar Site do Evento

 

O Núcleo Carolina Maria de Jesus (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora da UFRB), promoverá nos dias 09 e 10 de dezembro de 2021 atividades em comemoração aos 100 anos do Educador brasileiro Paulo Freire.

O Evento agrega, Organizações, Universidades e Movimentos Sociais vinculados ao Núcleo Carolina Maria de Jesus e tem como objetivo central celebrar os 100 anos do Educador brasileiro Paulo Freire.

O Núcleo Carolina Maria de Jesus surgiu no ano de 2016 a partir de ações de Extensão e Pesquisa pautadas na Educação Popular no Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Tem como objetivo principal aglutinar pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação, Movimentos Sociais e demais membros da comunidade que tenham como interesse nas discussões e elaboração de referenciais teóricos e práticos acerca da Educação Popular, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora.  

O evento busca o fortalecimento da rede de ações teórico-práticas que estão espalhadas pelo Brasil vinculadas às Universidade e Movimentos Sociais vinculados ao Núcleo, bem como se unir ao coro de diversas vozes que destacam a importância de Paulo Freire à Educação, neste ano em que comemoramos o centenário do educador.

O Evento que traz como tema Paulo Freire-se, acontecerá a partir da realização de oficinas e círculos de culturas pautados nos temas geradores: Amar e marchar, Educar para a liberdade, “denunciar a opressão e anunciar o vivido: da indignação ao Esperançar. 

As instituições que compõem o Núcleo e fazem parte da organização desta atividade são: Tecelendo, Tecart, UFT – Universidade Federal do Tocantins, UFNT – Universidade Federal do Norte do Tocantins, UNEB – Universidade Estadual da Bahia, UFPB – Universidade Federal da Paraíba, UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, COOAMA- Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Jiquiriça e MST – Movimento dos trabalhadores Rurais sem Terra entre outros.

Inscrição e Programação: 

É com imensa alegria que o Núcleo Carolina Maria de Jesus convida você para a comemoração do centenário de Paulo Freire.

O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro. 

Link para as inscrições: https://forms.gle/QmSYq2AvArMRyqU5A

Link de transmissão do evento: https://www.youtube.com/channel/UCqnC3OWRw1fSgmg-wzdfRig

PROGRAMAÇÃO

09/12 às 19h 

Abertura do evento

Círculo de Cultura

Tema Gerador: Amar e marchar

Abertura: Núcleo Carolina, UFRB e UFPB

Link da abertura do evento: https://www.youtube.com/watch?v=Vd8kLt2-wrU&feature=youtu.be

Cultural: Vitor Ravel, Juliano, Rebeca e Helley

Profº Luiz Gonzaga Gonçalves(UFPB), prof Severino Bezerra (UFPB) e Rose Mary Correia Santana (MEB)

Dia 10/12 - MANHÃ

Oficinas

Tema gerador: Educar para a liberdade 

Das 8 às 10h

1)O Corpo Feminino fala: autoconhecimento através da ginecologia sagrada - Esmeralda/UFPel

2) As dimensões da emancipação feminina - Érica Jaqueline Soares Pinto (UFPB) e Mayanne Júlia Tomaz Freitas (UFPB)

3) VELHICE(S) INÉDITAS VIÁVEIS:  o que apreendemos com Paulo Freire nesse sentido? Fabiola Pereira (UFNT) e Sineide Estrela (UEFS)

4) Escritas de um si que não é só: Cartas Pedagógicas e a Educação PopularLisiane Costa e Roberta Ávila (UFT/UFNT)

Das 10h às 12h 

1) Metodologias participativas: (re) pensando pesquisa e extensão  em diálogo com Paulo Freire - Luana Costa/UFRB e Lanna Cecília/ UFRB

2) Paulo Freire: contribuições para pensar  a história local – Gildivan Francisco (PGGE/UFPB) e Severino Silva (PPGE/UFPB)

3) Educar para a liberdade: Analisando a comunicação a partir da perspectiva freiriana – Mônica Lourenço/ agência Macambira

4) O papel da educação popular no reconhecimento da cidadania – Tirza Medeiros e   Laleska Vieira

Dia 10/12 - TARDE

Circulo de Cultura 

Horário: 14h às 17h

- Tema gerador: Denunciar a opressão e anunciar o vivido: Da indignação ao Esperançar 

– Karla Fornari, Alexandre Eduardo de Araújo (RESAB/UFPB) e Cosme Santana (COAMA)

Fonte: https://ufrb.edu.br/

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP