III Ato Comemorativo do Dia do Solo
Pelo terceiro ano consecutivo a UFRB realiza o Ato Comemorativo do Dia Nacional de Conservação do Solo. O evento aconteceu durante todo o dia 17/04, das 8:30h às 18h, no auditório da PRPPG. O Evento, promovido pelo CETEC e CCAAB e coordenado pelo Professor Marcos Roberto, teve como objetivo a difusão de tecnologia sobre a preservação dos recursos naturais, principalmente voltada para a conservação dos solos nas atividades de exploração agrícola. Segundo o coordenador, o Ato é uma forma de sensibilizar a sociedade, profissionais e estudantes sobre a importância da conservação do solo e da água.
Esta edição contou com a participação de especialistas do Instituto Agronômico de Campinas - IAC; Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR; Associação do Plantio Direto no Cerrado - APDC; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Os patrocinadores do evento foram a Fundação Agrisus e a empresa Bunge Fertilizantes; com apoio da PROEXT, DANCO e DESAGRO;
As palestras aconteceram durante todo o dia, no auditório da Pós-graduação, no Campus Cruz das Almas. A abertura foi com a apresentação do Coral da UFRB, sob a regência do Maestro Leandro Garzineo.
Além de palestras, os participantes fizeram uma visita a uma área de recuperação ambiental da empresa DANCO, com plantio de mudas de espécies nativas. Os participantes das edições anteriores também plantaram mudas. Com o plantio deste ano, serão 200 árvores plantadas.
O Dia Nacional de Conservação do Solo é comemorado mundialmente e foi escolhido em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennet (15/04/1881), em virtude de seu trabalho e da sua dedicação em assuntos ligados à Conservação do Solo. No Brasil, o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, foi instituído através da Lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, pelo então Presidente da República José Sarney.