Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas
O Curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas vislumbra orientar, formar e resgatar essa visão global dos profissionais, fornecendo conhecimentos básicos sólidos nas áreas das Ciências Exatas (Engenharias, Matemática e Física), proporcionando aos ingressos no curso a possibilidade de conhecer mais os elementos constituintes dessas áreas, e com isto, o curso torna-se um conjunto de opções de escolha dentro das áreas profissionais.
Currículo: 2008.2
Área: Ciências Exatas e Tecnológicas
Titulação: Bacharel em Ciências Exatas e Tecnológicas
Integralização mínima: 03 anos
Carga horária mínima: 2.395h
Turnos de Oferta: Diurno
Vagas Autorizadas: 300 (150 vagas no 1º semestre e 150 vagas no 2º semestre).
Perfil do Egresso : O Bacharel egresso possuirá uma formação básica sólida e generalista, com capacidade, se caso desejar, complementar sua área de profissionalização no campo das engenharias, ou bacharelado em matemática ou bacharelado em física, ou ingressar em cursos de especialização ou mestrado, que saiba trabalhar de forma independente e também em equipe, que detenha amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas básicas de cálculo e de informática, e com os fenômenos físicos envolvidos na área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Campos de Atuação: As práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso estimulam nos alunos o desenvolvimento de habilidades importantes para sua atividade, tais como: a produção de equipamentos, o uso de recursos computacionais e audiovisuais no ensino, entre outras.
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Site: www.ufrb.edu.br/bcet
Projeto Pedagógico do Curso : Download
Prof. Dr. Gilberto da Silva Pina - Coordenador
Prof. Dr. Carlos Marlon Silva Santos - Vice-Coordenador
Engenharia de Computação
O curso de Engenharia de Computação da UFRB visa proporcionar ao graduado do curso a capacidade de lidar com as frequentes mudanças no cenário profissional e de produção do conhecimento, permitindo variados perfis de formação em um mesmo curso.
O profissional a ser formado pelo curso de Engenharia de Computação da UFRB deverá atender a um mercado bastante abrangente, atuando em empresas integradoras/fornecedoras de soluções baseadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) , sendo capaz, portanto, de :
• Definir, executar e coordenar projetos de Sistemas Computacionais;
• Definir e implementar arquitetura de Sistemas Computacionais;
• Propor e executar sistemas integrados de aplicações comerciais, industriais e científicas;
• Especificar, desenvolver e manter Sistemas Computacionais; Gerenciar Centros e Sistemas de Processamento de Dados e instalações técnico-científicas relacionadas à Computação;
• Participar de equipes multidisciplinares de planejamento estratégico de empresas, propondo e discutindo soluções sistêmicas que contemplem o uso de recursos computacionais;
• Respeitar e fazer respeitar as primícias humanistas mais básicas, através do respeito ao ser humano, à natureza e aos princípios norteadores da conduta ética.
Vagas Oferecidas: 50 vagas anuais
Turno de Funcionamento: Integral (Vespertino e Noturno)
Distribuição de Carga Horária por Componentes Curriculares
Disciplinas: Obrigatórias: 4029h
Optativas:272h
Estágio Curricular Supervisionado : 160h
Atividades Complementares: 100h
Carga Horária total do Curso: 4561h
Tempo de Integralização: Tempo Mínimo: 11 semestres
Tempo Médio: 17 semestres
Tempo Máximo: 22 semestres
Forma de Ingresso: Processo Seletivo.
Regime de Matrícula: Semestral
Projeto Pedagógico do Curso: Download
Matriz Curricular do Curso: Download
Resolução nº 036/2017 - regulamenta as atividades complementares do curso de Engenharia da Computação
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Site: www.ufrb.edu.br/engenhariadecomputacao/
Tiago Palma Pagano - Coordenador
Luiz Carlos Simões Soares Júnior - Vice-Coordenadora
Bacharelado em Matemática
Não se pode deixar de ressaltar a íntima relação entre a ciência, a inovação e a Matemática. É notável o potencial que a Matemática tem de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o que nos rodeia.
O uso da álgebra, da aritmética, da representação gráfica são exemplos de aspectos elementares ligados ao uso da matemática em áreas da ciência como a física, as engenharias e a estatística. A matemática avançada, por sua vez, também utilizada nestas, contribuem de forma bastante significativa no desenvolvimento das ciências.
As diversas aplicações, como as numéricas, questões que envolvem simetria, área, volume, taxa de variação, forma, dimensão, aleatoriedade fundamentam os diversos aspectos da vida cotidiana e constituem um novo campo de atuação para o bacharel em matemática em áreas como as ciências econômicas, biológicas, humanas e sociais.
Assim, o curso de Bacharelado em Matemática da UFRB visa graduar profissionais éticos, com senso crítico e sólida formação em matemática, capazes de seguir a carreira de docente do ensino superior ou enveredar no ramo da pesquisa, solucionando problemas de aplicações na matemática ou em áreas afins.
Currículo: 2013.1
Área: Ciências Exatas
Titulação: Bacharel em Matemática
Integralização mínima: 4 anos
Carga horária mínima: 3.013h
Turnos de Oferta: Integral
Vagas Autorizadas: 40 (20 vagas no 1º semestre e 20 vagas no 2º semestre).
Perfil do Egresso: Atendendo as exigências do Parecer CNE/CES 1.302/2001, um Curso de Bacharelado em Matemática deve ser projetado de forma tal que garanta ao bacharel uma sólida formação matemática. Além disso, tal curso deve ser bastante flexível para garantir aos seus graduados uma qualificação abrangente e, consequentemente, possibilite oportunidades de trabalho nas áreas de Computação, Física, Estatística, Engenharias, Economia, entre outras.
Dentro dessas perspectivas, propomos um programa para o Curso de Bacharelado em Matemática que propicie a formação não só do bacharel, que deseja seguir uma carreira acadêmica, como também a formação de um profissional com sólida base em conteúdos matemáticos, combinada com especialização em algumas áreas de aplicação da Matemática e, portanto, dando ênfase a interdisciplinaridade, ou seja, a formação adquirida pelo bacharel deve ser tal que lhe dê a flexibilidade necessária para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e, atualmente, imprevisível.
Neste contexto, um Curso de Bacharelado em Matemática deve garantir que seus egressos tenham:
- Uma sólida formação de conteúdos de Matemática, complementada de uma formação em áreas de aplicação da Matemática;
- Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
- Visão histórica e crítica da Matemática.
Campos de Atuação: As diretrizes curriculares nacionais e outros documentos oficiais referentes à educação no Brasil regimentam quais devem ser as competências e habilidades necessárias na formação de um indivíduo. Ao focar o desenvolvimento de competências e habilidades no processo ensino/aprendizagem, deve-se ressaltar que estas devem ser vistas como objetivos de ensino. Isso implica em um trabalho pedagógico integrado, onde se definam as responsabilidades de cada um, professor e estudante.
Competências e habilidades são características que estão ligadas à união de diversos saberes adquiridos ou desenvolvidos durante o curso, utilizando-os com desenvoltura, de tal sorte que o estudante seja capaz de compreender e solucionar problemas de maneira autônoma, planejando-as, implementando-as e avaliando-as.
Para atender as exigências do Parecer CNE/CES 1.302/2001, um Curso de Bacharelado em Matemática deve ser projetado de forma tal que garanta ao bacharel uma sólida formação matemática, com flexibilidade, através de um elenco significativo de componentes curriculares, que garantam aos seus graduados uma qualificação abrangente a qual possibilitará diversas oportunidades nas áreas de Computação, Economia, Estatística, Engenharias, Física, entre outras. Podemos afirmar que o programa proposto para o Curso de Bacharelado em Matemática propicia a formação não só do bacharel, que deseja seguir uma carreira acadêmica, como também, a de uma sólida base em conteúdos matemáticos, combinada com especialização em algumas áreas de aplicação da Matemática e, portanto, enfatizando a interdisciplinaridade, ou seja, a formação adquirida pelo bacharel é uma que lhe dê a flexibilidade necessária para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e, atualmente, imprevisível.
Considerando todos esses fatores, o egresso no Bacharelado em Matemática da UFRB deverá ser competente e hábil para:
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita e oral, com visão crítica de ordem de grandeza, leitura, interpretação e expressão por meio de gráficos;
- trabalhar em equipes multidisciplinares;
- compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
- estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
- prática da aprendizagem continuada, sendo esta uma fonte de produção de conhecimento;
- atualizar-se no que diz respeito às questões contemporâneas;
- a educação abrangente, necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
- identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
- participar de programas de formação continuada;
- realizar estudos com o intuito de cursar uma pós-graduação;
- trabalhar com outros campos do saber.
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Projeto Pedagógico do Curso: Download
Anderson Reis da Cruz - Coordenador
Rodrigo Aguiar Von Flach - Vice-coordenador
Engenharia Elétrica
O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do CETEC da UFRB oferece 25 vagas por semestre e tem como seu principal objetivo, promover a formação de profissionais com visão multidisciplinar, capazes de atuar nas mais diversas áreas da eletricidade, na geração, transmissão, distribuição de energia elétrica bem como na aplicação e desenvolvimento de novas fontes de energia e em equipamentos de consumo de energia, nas usinas, concessionárias, residências e nas indústrias, seja qual for a indústria, ele permite ao aluno adquirir conhecimento de eletrônica para desenvolvimento e uso de equipamentos e instrumentos de trabalho que possam ter a percepção de sinais e respostas físicas do ambiente trabalhando portanto com softwares e Hardwares, além disto colabora com a formação na área da automação dos processos industriais, em qualquer instância em que se verifique a necessidade de elaboração de projetos de equipamentos elétricos e eletrônicos e que requeiram o acompanhamento e supervisão de sistemas elétricos e eletrônicos bem como instalações dos mesmos.
Área: Engenharia Elétrica
Titulação: Bacharel em Engenharia Elétrica
Integralização mínima: 11 semestres (6 semestres no BCET + 5 semestre na Terminalidade)
Carga horária mínima: 4224h
Turnos ofertados: Vespertino e Noturno
Forma de ingresso:
1. egressos do ciclo básico do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da UFRB;
2. egressos de bacharelados de universidades conveniadas;
3. portadores de diploma, transferências internas e transferências externas, desde que haja vagas remanescentes.
Perfil do egresso: o egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFRB é um profissional qualificado, pronto a absorver e desenvolver novas tecnologias, de fácil inserção no mercado de trabalho por seus conhecimentos técnicos e por sua capacidade de resolução de problemas. Este perfil transcende o caráter projetista e/ou usuário das novas tecnologias simplesmente, mas sim portador de visão crítica das questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e relativas ao desenvolvimento sustentável, que permeiam sua atividade.
Campos de atuação: Este curso fornecerá uma formação sólida e abrangente, permitindo ao discente acesso a diversas especializações, priorizando três áreas:
- Sistemas de energia elétrica (por sua importância na expansão e inovação e desenvolvimento de novas fontes de energia e meios de transmissão e aplicações da energia elétrica);
- Eletrônica (por ser essencial na confecção de equipamentos instrumentos e soluções de problemas modernos) e
- Controle e automação industrial (devido à carência destes profissionais no mercado progressista).
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Links:
Projeto Pedagógico do Curso
Resolução nº 002/2015 do conac
Grade Curricular
Dependências das Componentes Curriculares
lista de Docentes por componente pedagógica desde 2010
1. Ramo Estudantil IEEE UFRB:
https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4558-ramo-estudantil-ieee-e-implantado-na-ufrb
https://www.facebook.com/sb.ufrb/
http://sites.ieee.org/sb-ufrb/
2. Empresa Júnior
Engenhe Jr.
3. Instituições Importantes Para o Curso de Engenharia Elétrica
IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers
SBA - Sociedade Brasileira de Automática
IFAC - InternacionalIFAC - Internacional
INPI - Instituto Nacional de Propriedades Industriais
ANEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações
COELBA - Companhia de Eletricidade da Bahia
CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco
FURNAS
MME - Ministério das Minas e Energia
MEC - Ministério da Educação
MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações
Gildeberto de Souza Cardoso - Coordenador
Teófilo Paiva Guimarães Mendes - Vice-coordenador
Engenharia Sanitária e Ambiental
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental proporciona formação profissional em metodologias e tecnologias de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e gerenciamento de sistemas. Objetiva ainda o desenvolvimento de ações de diagnóstico e caracterização do meio ambiente, monitoramento e controle da qualidade ambiental, de recuperação ambiental e de ações visando preservar e melhorar a qualidade ambiental
Currículo: 2008.1
Área: Engenharias
Titulação: Engenheiro Sanitarista e Ambiental
Integralização mínima: 10 semestres
Carga horária mínima: 4.316 h
Turno de Oferta: Diurno
Vagas Autorizadas: 80 (40 vagas no1º semestre e 40 vagas no 2º semestre).
Perfil do Egresso: O engenheiro sanitarista e ambiental egresso deve possuir uma formação básica sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da engenharia sanitária e ambiental, que saiba trabalhar de forma independente e também em equipe, que detenha amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas básicas de cálculo e de informática, e com os fenômenos físicos envolvidos na sua área de atuação e com um olhar crítico para a região de influência da UFRB. Para tal, empregarão o raciocínio reflexivo, crítico e criativo, respeitando o meio ambiente e atendendo as expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais. Essencialmente deve ter adquirido um comportamento pró-ativo e de independência no seu trabalho, atuando como empreendedor e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação mais ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social como engenheiro.
O egresso deverá ser capaz de criar e/ou aprimorar de metodologias e tecnologias de projeto, na área de construção, operação e manutenção de sistemas de Engenharia Sanitária e Ambiental, no diagnóstico e caracterização do meio ambiente, no controle da qualidade ambiental, na área de recuperação do meio ambiente e de ações visando preservar a qualidade ambiental, através de metodologias como o gerenciamento e o planejamento ambiental.
Campos de Atuação: O Engenheiro Sanitarista e Ambiental poderá exercer suas atividades em órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), indústrias e empresas de consultoria sanitária e ambiental.
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Projeto Pedagógico do Curso: Download
Karina Araújo Kodel - Coordenadora
Engenharia Civil
O Curso de Engenharia Civil possui oferta semestral de 25 vagas e tem como objetivo oferecer formação em Ciências Exatas e Tecnológicas e foco na sustentabilidade, tornando o formado um profissional versátil e capacitado a responder aos anseios e necessidades de uma sociedade moderna e exigente, voltado para o crescimento e fortalecimento do país, sobretudo da região do recôncavo da Bahia. O Engenheiro Civil formado na UFRB é responsável por projetar, planejar, gerenciar e fiscalizar atividades de construção nos diversos ramos (construção civil, transportes e tráfego, hidráulica, saneamento e infra-estrutura).Currículo: 2011.2
Área: Engenharia
Titulação: Bacharel em Engenharia Civil
Integralização mínima: 5 anos (3 anos no Curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) + 2 anos na Terminalidade em Engenharia Civil)
Carga horária mínima: 4.278 horas
Turno de Oferta: Integral
Vagas Autorizadas: 50 (25 vagas no 1º semestre e 25 vagas no 2º semestre).
Forma de Ingresso: O ingresso no Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UFRB obedecerá aos seguintes critérios listados em ordem de prioridade:
1. Egressos do ciclo básico do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da UFRB.
2. Portadores de diploma, transferências internas e transferências externas (via Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas).
Perfil do Egresso: O egresso do Curso de Engenharia Civil da UFRB deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-científica e profissional geral, com capacidade de atuação crítica e reflexiva, de caráter interdisciplinar, tanto científica como tecnológica ou administrativa, nos processos de modernização da construção e desenvolvimento urbano e regional, seja em sistemas construtivos ou em engenharia urbana, buscando funcionalidade, sustentabilidade, segurança e economia; estará preparado para interpretar de maneira dinâmica a realidade e nela interferir identificando, formulando e solucionando problemas, bem como produzindo, aprimorando, divulgando conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos.
Campos de Atuação: O Engenheiro Civil pode exercer atividades com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Engenharia Civil e do ambiente construído por meio de pesquisa, concepção, projeto, planejamento, gestão, fiscalização, avaliação e coordenação de atividades de construção nos diversos ramos (construção civil, transportes, saneamento e infra-estrutura).
Projeto Pedagógico do Curso:Download
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Site: www.ufrb.edu.br/engenhariacivil
Denis Rinaldi Petrucci - Coordenador do Curso
Ray Calazans dos Santos Silva - Vice-Coordenador
Engenharia Mecânica
O curso de Engenharia Mecânica oferece 25 vagas e tem como objetivo formar um profissional com perfil técnico e empreendedor, para atuação plena nessa área e em áreas avançadas do conhecimento. Preparado para atuar em projeto, fabricação, utilização, manutenção e descarte de produtos, se torna um elemento-chave na busca de excelência, competitividade e desenvolvimento sustentável do setor industrial. No foco regional, esse profissional é fundamental para a preparação e desenvolvimento de recursos energéticos, de matéria-prima, da infra-estrutura e logística tornando ainda mais atrativa a região para investimentos nos ramos Automotivo, Naval, Têxtil, de Biocombustíveis, de Energia e Gás, de Mineração, de Química e Petroquímica, de Agroindústria, de TI e Informática, de Calçados e Componentes.
Currículo: 2011.2
Área: Engenharia Mecânica
Titulação: Bacharel em Engenharia Mecânica
Integralização mínima: 5 anos (3 anos no BCET + 2 anos na Terminalidade)
Carga horária mínima: 3.935h
Turnos ofertados: Integral
Vagas autorizadas: 50 anuais (25 vagas no1º semestre e 25 vagas no 2º semestre).
Forma de ingresso: o ingresso na terminalidade de Engenharia Mecânica da UFRB obedecerá aos seguintes critérios listados em ordem de prioridade:
1. egressos do ciclo básico do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da UFRB;
2. egressos de bacharelados de universidades conveniadas;
3. portadores de diploma, transferências internas e transferências externas, desde que haja vagas remanescentes. Para isso, a matriz do curso de origem deve possuir pelo menos 70% em carga horária de componentes curriculares do BCET-UFRB, e o discente deverá cursar os componentes curriculares complementares para a conclusão do BCET.
Perfil do egresso : o egresso do curso de Engenharia Mecânica da UFRB é um profissional altamente qualificado, pronto a absorver e desenvolver novas tecnologias, de fácil inserção no mercado de trabalho por seus conhecimentos técnicos e por sua capacidade de resolução de problemas. Esse perfil transcende o caráter projetista e/ou usuário das novas tecnologias simplesmente, mas sim portador de visão crítica das questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e relativas ao desenvolvimento sustentável, que permeiam sua atividade.
Campos de atuação: o engenheiro mecânico poderá atuar nas indústrias Automotiva, Naval, Têxtil, de Biocombustíveis, de Energia e Gás, de Mineração, Química e Petroquímica, de Tecnologia da Informação e Informática, de Calçados, na Agroindústria e nas organizações públicas e/ou privadas.
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Acesse aqui o projeto Pedagógico do Curso
Site: www.ufrb.edu.br/engenhariamecanica
Leonardo Rafael Teixeira Cotrim Gomes - Coordenador de Eng. Mecânica
Felipe Andrade Torres - Vice-Coordenador
Licenciatura em Matemática EaD
O curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, é vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É ofertado desde o início do semestre letivo 2014.2, nos sete polos de apoio presenciais credenciados ao Sistema UAB, que recebem apoio administrativo e pedagógico da SEAD.
A forma de seleção é por meio Processo Seletivo Especial ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem, para ingresso no curso de graduação Licenciatura em Matemática – modalidade de Educação a Distância (EAD), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos polos de apoio presenciais estaduais em Vitória da Conquista, Macaúbas e Itabuna e nos polos de apoio presenciais municipais em Sapeaçu, Teodoro Sampaio, Ipirá e Rio Real todos localizados no Estado da Bahia. São ofertadas 300 vagas anuais. O acesso aos conteúdos dos componentes curriculares do curso é através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em cada componente, os alunos recebem também acompanhamento de tutores presenciais e a distância.
De acordo com o professor Eleazar Lozada, coordenador do curso, a metodologia possui dois módulos e indica atividades todos os dias da semana buscando incentivar uma rotina de estudos para os alunos. “Desenvolvemos material didático para que os estudantes estudem de forma independente e, através do ambiente virtual, consultem com os tutores a distância para resolverem suas dúvidas”, explica.
Confira abaixo mais informações sobre o curso:
Curso: Licenciatura em Matemática
Habilitação/Modalidade: Licenciatura/Educação a Distância
Vagas ofertadas: 300 vagas anuais.
Turno de funcionamento: Integral (Diurno/Noturno)
Distribuição de carga horária por componentes curriculares:
Disciplinas:
Obrigatórias: 2414h
Estágio: 408h
Atividades Complementares: 200h
Monografia: 68h
Carga Horária Total do Curso: 3294h
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:
Tempo Mínimo: 8 semestres
Tempo Máximo: 12 semestres
Forma de ingresso: Processo Seletivo Especial
Regime de matrícula: Semestral
CRONOGRAMA
PPC
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância - Atualização
REGULAMENTOS
Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Matemática EaD
Regulamento do Estágio Obrigatório e Não Obrigatório do Curso de Licenciatura em Matemática EaD
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática EaD
FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO
Clique aqui para baixar o formulário de requerimentos
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Site: www.ufrb.edu.br/lmatead
Luiz Alberto de Oliveira Silva - Coordenador
Bacharelado em Física
O curso de Bacharelado em Física da UFRB tem como objetivo geral formar profissionais que exerçam, de forma autônoma, atividades inerentes a um pesquisador no campo das ciências físicas, cujas competências e habilidades sejam orientadas por uma visão crítico-reflexiva e alicerçadas em sólidas bases conceituais, éticas e culturais, com capacidade de adequar-se a diferentes perspectivas em relação ao campo de atuação profissional, de responder às novas dinâmicas de desenvolvimento do conhecimento e de atuar com ética e responsabilidade social para atender às necessidades locais, regionais, do estado e do país.
Área: Física
Titulação: Bacharel em Física
Integralização mínima: 8 semestres (6 semestres no BCET + 2 semestre na Terminalidade)
Carga horária mínima: 3129 h
Turnos ofertados: Integral
Forma de ingresso: O ingresso no Curso de BFIS obedecerá aos seguintes critérios, em ordem de prioridade:
- Egressos do BCET da UFRB.
- Egressos do curso de licenciatura em Física da UFRB (Resolução CONAC 044/2010).
- Egressos de bacharelados interdisciplinares, na área de ciências exatas e/ou tecnológicas, de universidades conveniadas.
- Portadores de diploma, transferências internas e transferências externas, desde que haja vagas remanescentes.
Em qualquer das quatro condições, o egresso será submetido ao processo seletivo regular da terminalidade na UFRB (Resolução CONAC 20/2011).
Perfil do egresso:
O perfil do egresso do bacharelado em Física da UFRB é de físico-pesquisador, podendo atuar com pesquisa básica ou aplicada em universidades, centros de pesquisa ou em programas multi ou interdisciplinares que requerem as habilidades e competências de um físico. Assim, o egresso deste curso deve estar capacitado para a abordagem e tratamento de problemas tradicionais ou novos, de natureza teórica ou experimental, sempre apoiado em conhecimentos, ferramentas ou instrumentais tecnológico-científico atualizados e cujas ações devem estar sempre pautadas por uma atitude investigativa na busca por novas formas do saber e do fazer. De forma geral, o egresso deve ser um profissional com autonomia para a pesquisa científica e com capacidade de autoaprendizagem, cuja formação deve habilitá-lo para atuar em áreas de fronteira da física e nas interfaces de diferentes campos do conhecimento, possibilitando fácil inserção nos possíveis espaços de atuação profissional, inclusive os que envolvem equipes multiprofissionais. Além disso, deve ter visão crítico-reflexiva dos aspectos humanísticos, políticos, sociais, econômicos e ambientais que envolvem sua atividade, sempre orientada pela ética e pela devida compreensão de sua função social.
Matriz curricular do curso: Matriz
Resolução Nº 046/2017 - Aprova o Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Física
Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Física
Regulamento das Atividades Complementares do BFIS
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso do BFIS
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pablo Pedreira Pedra - Coordenador
Jilvan Lemos de Melo - Vice-Coordenador