Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital
O curso destina-se prioritariamente a professores da rede pública de ensino e todos os profissionais que necessitem de adquirir, aprofundar ou reconverter competências e conhecimentos para a concepção, desenvolvimento e avaliação de ambientes educativos emergentes e ferramentas digitais e conteúdos áudio, vídeo e multimídia ou profissionais que apresentam interesse nas áreas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e EAD.
Espera-se que o percurso de formação curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital permita aos estudantes: Desenvolver competências fundamentais para a concepção, desenvolvimento, avaliação e análise de ferramentas digitais e conteúdos áudio, vídeo e multimídia. Identificar e descrever diferentes quadros de referência e cenários de utilização de ambientes educativos emergentes online, promovendo o uso das tecnologias digitais. Conceber, desenhar e desenvolver um projeto com recurso a diferentes tecnologias e plataformas digitais.
Carga horária total: 459h
Primeiro Semestre
Fundamentos da Educação Digital (51h)
Sociedade e Cultura Digitais (51h)
Tecnologias de Imagem, Áudio e Vídeo (51h)
Ambientes Virtuais de Apresendizagem (51h)
Segundo Semestre
Jogos Digitais e Gamificação na Educação (51h)
Educação Aberta e Tecnologias Móveis (51h)
Tópicos Especiais em Tecnologias e Educação Digital (51h)
Metodologia da Pesquisa (51)
Terceiro Semestre
Trabalho de Conclusão da Especialização (51h)
PPC
Confira o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital
Ariston de Lima Cardoso - Coordenador
Especialização em Ensino de Matemática EAD
Página em construção
Para mais informações, favor entrar em contato com o Coordenador.
Eleazar Gerardo Madriz Lozada - Coordenador
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital na modalidade a distância
Página em construção
Para mais informações, favor entrar em contato com o Coordenador.
Ariston De Lima Cardoso - Coordenador
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestrado Profissional em Matemática
O PROFMAT possui oferta anual de 15 vagas e tem como objetivo oferecer formação matemática aprofundada, relevante e articulada com o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio, visando fornecer ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.
Estrutura Acadêmica
Currículo: 2011
Área Básica: Matemática
Prazo de Conclusão: 30 meses
Titulação: Mestre em Matemática
Ensino: aulas presenciais, atividades a distância e exames nacionais aos sábados.
Atividades a Distância: Ambiente Virtual de Aprendizagem, acessível 24 horas por dia a todos os discentes (http://moodle.profmat-sbm.org.br).
Disciplinas: 7 disciplinas obrigatórias e 2 disciplinas eletivas. Exames Nacionais nas quatro disciplinas básicas (Teoria dos Números e Funções Reais, Matemática Discreta, Geometria e Aritmética).
Períodos Letivos: março-junho, agosto-novembro e janeiro-fevereiro (Curso de Verão).
Exame de Qualificação: Este exame é realizado durante o segundo ano do programa, incidindo sobre o material das quatro Disciplinas Básicas. Exame elaborado pela Comissão de Avaliação dos Discentes sob a supervisão da Comissão Acadêmica Nacional e aplicado, simultaneamente em todo o país, pelas Instituições Associadas. Correção do Exame a cargo de uma comissão nacional composta por docentes das Instituições Associadas.
Dissertação: Versando sobre tema específico pertinente ao currículo do Matemática do Ensino Básico e que tenha impacto na prática didático pedagógica em sala de aula. A dissertação é apresentada na forma de aula expositiva sobre o tema do projeto e de trabalho escrito, tendo-se opção de produção técnica relativa ao tema proposto. A SBM dispõe de um banco de dados de dissertações neste link.
Público-Alvo: O corpo discente será constituído por alunos regulares portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.
Forma de Ingresso: A admissão de discentes no PROFMAT se dá exclusivamente por meio de um Exame Nacional de Acesso (ENA), regulamentado por Edital da Coordenação Acadêmica Nacional, publicado previamente no sítio do PROFMAT na internet. Discentes classificados no Exame Nacional de Acesso que sejam professores em exercício em sala de aula das redes públicas de ensino podem ser contemplados com bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Perfil do Egresso: O egresso do PROFMAT deverá possuir sólida formação técnico-científica e profissional em matemática, com capacidade de atuação no ensino básico e superior. Além disso, buscar compreender e produzir conhecimento na área de matemática do ensino básico. Avaliar e propor soluções a problemas educacionais associados a sua atuação docente.
Campos de Atuação: Ensino Básico e Superior.
E-mail do Colegiado do Curso:
Regimento do Curso: http://www.profmat-sbm.org.br/funcionamento/regimento
Site: http://www.profmat-sbm.org.br
Site PROFMAT na UFRB: https://ufrb.edu.br/profmat/
Danilo de Jesus Ferreira - Coordenador
Antonio Andrade do Espirito Santo - Vice Coordenador