II Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental
O primeiro Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental – I COBESA – em Salvador foi um sucesso, com cerca de 1.200 participantes e 289 trabalhos apresentados. Além disso, destacamos a avaliação positiva ao evento: 95% dos congressistas consideraram o I COBESA ótimo ou bom.
A realização do II COBESA, entre 8 e 13 de julho de 2012 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), será um passo importante para consolidar o evento em nosso estado, fomentando a produção acadêmica e o intercâmbio de informações entre estudantes, profissionais, instituições públicas e privadas e sociedade civil.
O II COBESA terá como tema central: CIDADE, CAMPO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
Acreditamos que essa discussão enquadra-se no cenário atual de crescimento da ocupação urbana. Nos últimos duzentos anos a população mundial se multiplicou por quase 10 e o índice de urbanização passou de 3% para mais de 60%. No Brasil, 85% da população vivem em cidades e se prevê que, em 2050, 95% da população brasileira estará concentrada nos centros urbanos. Nas áreas rurais, além da carência de ações de saneamento adequado, tem-se a destruição das matas e outras intervenções, inclusive, para atender as populações urbanas, com prejuízos ambientais, sociais e econômicos.
Estudos recentes indicam que o consumo dos recursos naturais é 50% superior à capacidade de renovação dos biomas numa demonstração inequívoca de insustentabilidade. As atividades humanas estão exaurindo as funções naturais da Terra de tal modo que a capacidade dos ecossistemas do planeta de sustentar as gerações futuras já não é mais uma certeza.
Como os sistemas urbanos, a economia e o nosso estilo de vida influenciam no cenário apresentado e, sobretudo, como podemos promover esse equilíbrio com a natureza de forma sustentável? É o que queremos discutir, durante o II COBESA.
Esperamos sua contribuição para esse debate em Feira de Santana, a Princesa do Sertão. Até lá.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do II COBESA
Fonte: http://www.cobesa.com.br/
Para maiores informações acesse http://www.cobesa.com.br/.