Evento Externo

FaceBook  Twitter
Publicado: Quinta, 18 Julho 2024 10:54

RCX 2024 4

No período de 10 e 13 de julho de 2024, a equipe de Robótica e Automação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (RAS-UFRB) esteve presente na Campus Party 16, que sediou uma das maiores competições de robótica do Brasil, a RCX (Robocore Experience).

Representada por nove competidores engajados e prontos para representar o Recôncavo da Bahia e o centro ao qual fazem parte, o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC-UFRB), os estudantes e competidores, sob a coordenação do professor Dr. Ivanoé João Rodowanski, estavam dispostos em diversas modalidades, incluindo combate de robôs, hóquei de robôs, seguidor de linha (Follow Line) e sumô de robôs.

Deslocaram-se para a região metropolitana de São Paulo, SP, onde, juntamente com mais de 1300 competidores e aproximadamente 683 robôs, participaram da competição.

Com o apoio de duas empresas da cidade de Cruz das Almas, Limatec e M7tec, os discentes confeccionaram chassis de robôs de diferentes modelos com o objetivo de competir com universitários de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior. A equipe, fundada em 31 de maio de 2017, participou pela terceira vez desta competição. Nesta edição, conquistou não apenas o troféu de vice-campeã na modalidade de hóquei de robôs, mas também se destacou como a equipe baiana vitoriosa diante de adversários com anos de experiência.

Além da participação em competições, a equipe desempenha um trabalho em diferentes instituições de ensino (por meio de convite), incentivando crianças e toda a juventude ao aprendizado e ingresso no meio tecnológico, por meio da competição organizada pela mesma, a Recôncavo Robot Challenge (RRC), que neste ano ocorrerá no segundo semestre letivo em espaço anexo à UFRB, e visitas organizadas entre a direção das escolas e a diretoria da equipe.

RCX 2024 2

RCX 2024 3