UFRB oferece atendimento nutricional gratuito através do PROSAJ

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 31 Outubro 2017 15:03 | Publicado: Terça, 31 Outubro 2017 15:44 | Acessos: 3944

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através do Centro de Ciências da Saúde - CCS, está com inscrições abertas para atendimento nutricional gratuito através do Programa de Promoção da Saúde em Santo Antônio de Jesus - PROSAJ. O serviço está disponível para toda a comunidade acadêmica e para a população do município de Santo Antonio de Jesus e região.

Dentre as modalidades de atendimento oferecidas pelo PROSAJ destacam-se a atenção nutricional e o acompanhamento ambulatorial individualizado. O público-alvo são adultos e idosos da comunidade externa e interna.

O acompanhamento ambulatorial é realizado por estudantes do curso de Nutrição da UFRB, sob a coordenação da professora Jacqueline Costa Dias Pitangueira e executados pelas nutricionistas da UFRB, Ana Carolina Chagas Portela e Iziane da Silva Andrade, pelas professoras Clotilde Assis Oliveira e Judelita Carvalho Santos Cunha e estudantes do curso de Nutrição do CCS. As consultas são realizadas no CCS na sala do PROSAJ que fica próximo a PROPAAE e Biblioteca. O espaço está estruturado com um ambulatório e uma sala para realização de atividades de educação em saúde.

Os atendimentos seguem protocolos específicos e incluem a triagem nutricional, avaliação da composição corporal, avaliação nutricional, aconselhamento alimentar e plano alimentar.

O agendamento das consultas é presencial às quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 16h, na sala do PROSAJ.

O atendimento será às quartas-feiras sendo:

- 09h às 12h - estudantes, docentes, técnicos e terceirizados da UFRB (comunidade interna);

- 13 às 16hh - adultos e idosos (comunidade externa).

Sobre o programa

O PROSAJ se constitui em um Programa de Extensão Interdisciplinar de caráter permanente e integrativo das ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis. Além de promover assistência nutricional à população, o PROSAJ se constitui em um espaço privilegiado para a produção, apropriação e transmissão do conhecimento em saúde.