Nota de esclarecimento sobre manifestação realizada por estudantes no dia 18/04
INFORME À COMUNIDADE ACADÊMICA No. 3/2016, de 20 de abril de 2016.
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MANIFESTAÇÃO REALIZADA POR ESTUDANTES DAS TURMAS 2014.1, 2014.2 E 2015.1 DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE QUE RESULTOU EM BLOQUEIO DE ACESSO AO CAMPUS NO DIA 18 DE ABRIL.
A Direção do Cento de Ciências da Saúde esclarece à Comunidade Acadêmica alguns pontos relacionados à manifestação realizada por estudantes das turmas 2014.1, 2014.2 e 2015.1 do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde – BIS, ocorrida na manhã de segunda-feira, dia 18/04, com bloqueio do portão de acesso ao Campus.
Reinvindicações apresentadas pelas três turmas de estudantes:
- Garantia de acesso de todos os estudantes das três turmas ao curso de Medicina;
- Melhorias na implementação do Projeto Político-Pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
Razões que motivaram o bloqueio do portão, segundo informações das turmas:
- O entendimento das turmas de que a Direção do Centro não apresentou uma resposta definitiva às suas demandas, no encontro ocorrido em 15/04 (sexta-feira).
Esclarecimentos da Direção do CCS:
- A gestão, atenta à dinâmica do Centro, abriu o diálogo e inseriu as demandas dos estudantes na agenda de discussão do CCS quando, no dia 04 de fevereiro, convidou as turmas para uma reunião. Na sequência, realizou-se um primeiro encontro com as turmas no dia 19/02. Nessa oportunidade, representantes da gestão do centro e da administração superior escutaram e receberam por escrito as reivindicações dos estudantes das três turmas. Esse momento representou o tratamento institucional dado à questão - ponto há muito reivindicado pelas turmas. Significou, ainda, a intenção da instituição em dialogar com os estudantes em torno das demandas. Nesse encontro, a Direção se comprometeu em apresentar uma resposta no dia 15 de abril.
- No dia 15 de abril foi realizado o segundo encontro com as três turmas no qual a Direção apresentou: 1) os encaminhamentos realizados desde o primeiro encontro e 2) uma proposta de cronograma com ações a serem realizadas até o posicionamento final do Centro em torno das reivindicações.
No encontro foi destacado pela Direção:
- 2.1. Que a demanda apresentada é complexa e o seu tratamento requer estabelecer outros tantos diálogos, internos e externos, com atores institucionais relevantes – colegiados e representações estudantis de todos os Cursos, segmentos que formam a Comunidade Acadêmica, Administração Superior e o MEC.
- 2.2. Que a complexidade da demanda requer uma análise minuciosa sobre as repercussões institucionais – favoráveis e desfavoráveis – da resposta ao pleito dos estudantes. Destacou-se que se faz necessário produzir informações relevantes à tomada de decisão institucional.
- 2.3. Que o tratamento dado às demandas implica em seguir o necessário rito institucional o que requer tempo para fundamentação da decisão institucional.
No encontro foi destacado pelos estudantes:
- 2.4. Que reconheciam a abertura de diálogo, mas que a Direção não tinha apresentado resposta às demandas (“sim” ou “não”) e que o prazo era bastante extenso para aguardarem.
Assim, a despeito dos encontros e dos encaminhamentos realizados, os estudantes das turmas 2014.1, 2014.2 e 2015.1 do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, em reunião posterior, optaram por uma paralisação do Centro, com bloqueio do acesso ao campus, condicionando o retorno das atividades acadêmicas a uma conversa com o Reitor.
Sobre o encontro de negociação realizado no dia 18/04, informamos que todos os encaminhamentos apresentados pela Direção do CCS, no dia 15 de abril, foram endossados pelo Reitor. Fruto do diálogo, apenas uma modificação foi feita: adiantamento do enceramento do cronograma inicialmente proposto – de 1ª quinzena de julho para 1ª quinzena de junho, antes do recesso de São João.
Atenciosamente,
Direção do Centro de Ciências da Saúde