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UFRB abre inscrição para alunos regulares do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 28 Setembro 2023 10:44 | Publicado: Segunda, 08 Abril 2024 07:44 | Acessos: 3533

Após a homologação do Resultado Final do Processo Seletivo e sua publicação, a UFRB convoca as candidatas DANIELE NERES FRAGA e JULIANA ARAUJO BRITO MAIA, para realizar a matrícula no Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, referente ao Edital de Seleção n.02/2023.

- Convocação para Matrícula (3ª chamada)

 


- Edital

Inscrição via SIGAA  (02/10 a 05/11/23 - Inscrições Prorrogadas)

- Manual do Candidato (passo-a-passo para inscrição)

- Resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição 

- Resultado do Pedido Isenção Após Interposição de Recurso

- Retificação do Cronograma (Prorrogação das inscrições)

- Homologação das Inscrições

- Homologação das Inscrições - Resultado da análise de Recursos

- Homologação das inscrições após análise de Recursos

- Resultado da Etapa I

- Resultado da análise de recurso - etapa I

- Resultado da Etapa I após análise de recurso

Resultado Preliminar da Etapa II

- Retificação do Resultado Preliminar da Etapa II

- Resultado da Análise de Recurso - Etapa II

- Resultado da Etapa II

- Cronograma da Etapa III

Resultado preliminar etapa III

-Resultado da Análise de Recurso - Etapa III 

- Resultado da Etapa III

- Resultado Parcial do Processo Seletivo

Datas para o procedimento de heteroidentificação

  • Resultado da Homologação da Entrega das fotos e vídeo para o procedimento de heteroidentificação: 16/01/2024
  • Envio das correções das fotos e/ou vídeos para o procedimento de heteroidentificação (prazo para reenvio): 16/01 a 18/01/2024
  • Resultado preliminar dos  Procedimentos de heteroidentificação: 19/01/2024
  • Prazo para Interposição de Recurso ao resultado dos  Procedimentos de heteroidentificação: 19/01 a 21/01/2024
  • Resultado dos  procedimentos de heteroidentificação: 22/01/2024

 

- Resultado do Procedimento de Heteroidentificação

- Resultado Final

 

- Convocação para Matrícula

 

- Autodeclaração de veracidade

 

- Requerimento de matrícula

 

- Convocação para Matrícula (2ª chamada)

 

 

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo para o ingresso de 13 alunos/as regulares no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (PPG-SPNI), no PRIMEIRO semestre acadêmico de 2024.

Podem candidatar-se a ingressar no curso de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena, graduandos (desde que a conclusão ocorra em período anterior à matrícula 2024.1.) na área de saúde ou afins legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), portadores/as de diploma de nível superior na área de saúde ou afins legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), profissionais do Sistema Único de Saúde, profissionais que atuam com comunidades tradicionais e indígenas e profissionais liberais com histórico no tema.

O/A candidato/a deverá acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/ Processos Seletivos Stricto Sensu e selecionar o Processo Seletivo Aluno/a Regular 2024.1 – Edital 02/2023, conforme indicado no Manual do/a candidato/a, disponível no site do programa, a fim de preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos solicitados.

Os/As interessados/as em solicitar isenção da taxa de inscrição no processo seletivo em vigência, para ingresso como Aluno/a Regular no Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB em 2024/1, devem enviar o requerimento e a declaração de hipossuficiência financeira, juntamente com os documentos comprobatórios necessários, ao e-mail do Programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (acesse o requerimento no Anexo I e a declaração no Anexo II do Edital).

 

Etapas do processo seletivo

ETAPA I – ANÁLISE DO ANTEPROJETO – ETAPA ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA

ETAPA II – ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES – ETAPA CLASSIFICATÓRIA

ETAPA III – DEFESA DO ANTEPROJETO DE PESQUISA – ETAPA CLASSIFICATÓRIA

É de inteira responsabilidade do/a candidato/a acompanhar as atualizações do processo seletivo pelo sítio do Programa no endereço https://www.ufrb.edu.br/mprofsaudenein/. 

 

DO OBJETIVO DO CURSO

I - Contribuir para garantir e ampliar o acesso da população negra e indígena residente em áreas urbanas e rurais, em particular nas regiões periféricas dos grandes centros, às ações e aos serviços de saúde;
II - Colaborar para ampliar o acesso da população negra do campo e da floresta, em particular as populações quilombolas e indígenas, às ações e aos serviços de saúde;
III - Criar condições para incluir o tema Combate às Discriminações de Raça, Etnia, Gênero e Orientação Sexual, com destaque para as interseções com a saúde da população negra e a saúde dos povos indígenas, nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social;
IV - Aprimorar a qualidade dos sistemas de informação em saúde, por meio da valorização da inclusão do quesito cor/etnia em todos os instrumentos de coleta de dados adotados pelos serviços públicos, os conveniados ou contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
V - Contribuir para melhorar a qualidade dos sistemas de informação do SUS no que tange à coleta, processamento e análise dos dados desagregados por raça, cor e etnia;
VI - Levar os mestrandos profissionais de saúde a identificar as necessidades de saúde da população negra e indígena do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades;
VII - Capacitar os/as profissionais de saúde para monitorar e avaliar os indicadores e as metas pactuadas para a promoção da saúde da população negra e indígena visando reduzir as iniquidades macrorregionais, regionais, estaduais e municipais;
VIII - Colaborar para incluir as demandas específicas da população negra e indígena nos processos de regulação do sistema de saúde;
IX - Colaborar para construção de instrumentos e indicadores que possam ajudar a monitorar e avaliar as mudanças na cultura institucional, visando à garantia dos princípios antirracistas e não discriminatórios;
X - Fomentar a realização de estudos e pesquisas sobre racismo e saúde da população negra e saúde dos povos indígenas;

 

- Cronograma

ATIVIDADE

DATA/PERÍODO

Prazo para impugnação do edital

28 e 29/09/23

Inscrições via SIGAA – Processos Seletivos

02 a 27/10/23

Datalimiteparasolicitaçãodeisençãodataxadeinscriçãopore-mailaoprograma

02 a 13/10/23

Resultado do pedido de isenção de taxa de inscrição

18/10/23

Datalimiteparainterposiçãoderecursosaoresultadodasolicitaçãoda isenção da taxa de inscrição

19/10/23

Resultadodainterposiçãoderecursosaoresultadodasolicitaçãodaisenção da taxa de inscrição

23/10/23

Datalimiteparadivulgaçãodoresultadodehomologaçãodasinscrições

31/10/23

Datalimiteparainterposiçãodepossíveisrecursosaoresultadodahomologação das inscrições

01/11/23

 

DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA DO CURSO

Políticas e Ações de Saúde

LINHA 1: Epidemiologia, Planejamento, Gestão em Saúde, Racismo Institucional e Iniquidades em Saúde: Desenvolvimento de estudos sobre discriminação institucional; Identificação das iniquidades referentes à saúde da população negra e dos povos indígenas por meio dos dados epidemiológicos, abordando o racismo institucional em todas as suas dimensões (interpessoal e pragmática); Realização de estudos epidemiológicos sobre o processo saúde, doença e os perfis de mortalidade de grupos sociais e seus determinantes socioeconômicos; Morbimortalidade sob o enfoque de gênero, raça/etnia, classe social com vistas a elaboração de propostas para subsidiar políticas; Morbimortalidade por causas externas; Morbimortalidade materna; Morbimortalidade infantil e de jovens com recorte étnico, racial e de gênero; Desenvolvimento de pesquisas que envolvam a Gestão de Políticas Públicas em Gênero, Raça e Etnia; Planejamento, monitoramento e avaliação das políticas de promoção da igualdade e políticas públicas de gênero, raça e etnia; Identificação da participação da população negra e indígena nas instâncias de controle social; Avaliação da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e da Política Nacional de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, dos processos de trabalho, dos programas e ações de combate à discriminação e do financiamento das ações em saúde; Desenvolvimento de estudos que discutam o racismo como determinante social de saúde; Avaliação da cobertura e qualidade do registro do quesito raça/cor nos sistemas de informação em saúde; Interseccionalidades de Gênero, Raça e Etnia, Classe e Sexualidades em Saúde; Racismo no Brasil e seus impactos nas relações sociais e implicações sobre condições de vida, processo de saúde-adoecimento, cuidado e morte da população negra e da população indígena. Doenças e agravos mais prevalentes e incidentes nas populações negras e indígenas. Saúde dos trabalhadores negros e indígenas. Inovação e estratégias de cuidado, tratamento e cura de doenças e agravos prevalentes e incidentes nas populações negra e indígena. Avaliação e análise das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional para a população negra e para os povos indígenas.

LINHA 2: Conhecimentos Tradicionais, Adoecimento, Cuidado, Saberes e Práticas de Saúde e Cura: Realização de estudos sobre o cuidado em saúde e as práticas populares de saúde. Identificação e análise de conhecimentos tradicionais (inovações e criações baseadas na tradição; propriedade dos conhecimentos tradicionais). Identificação e avaliação de estratégias de promoção da saúde e qualidade de vida para a população
negra, indígena e quilombola em espaços promotores de saúde, levando em consideração as práticas culturais, tradicionais e religiosas afro-indígenas; Mapeamento de povos e comunidades tradicionais, em especial os indígenas, remanescentes quilombolas e comunidades de terreiro e de suas ações de saúde. Abordagens decoloniais dos conhecimentos sobre saúde, bem viver, qualidade de vida. Abordagens corporais da saúde (dança, capoeira, músicas, performances). Abordagens sobre práticas terapêuticas, adoecimento e morte de matriz africana e indígena, conhecimentos, saberes, práticas e história da saúde na África e na Diáspora. Conhecimentos, saberes e práticas de saúde afro-indígenas. Análise dos itinerários terapêuticos e das redes de atenção à saúde da população negra e indígena. Medicinas tradicionais, práticas integrativas e complementares da cultura afro-indígena. Impactos do racismo na saúde mental de negros e negras e dos povos indígenas. Práticas terapêuticas e alimentares das comunidades tradicionais negra e indígena. Conhecimentos populares em saúde (parteiras, benzedeiras, erveiras, rezadeiras etc.) e suas práticas de cuidado. Saúde mental da população negra e indígena. Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades tradicionais de matriz africana, comunidades rurais, ribeirinhos, pescadores e marisqueiras, quilombolas, das florestas, dos povos indígenas e das comunidades negras em geral.

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